• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

patinhofeio

[Ajuda] catalogo de fotos on-line

8 mensagens neste tópico

Boas.

Até à data, o que tenho feito no domínio de web sites tem sido muito amador, e estático. Os conhecimentos ficam na base do html e pouco mais.

Agora, por part-time, comecei a fazer fotografia de eventos e pretendia poder criar um site onde pudesse colocar as provas dessas fotos para os convidados escolherem e talvez comprarem.(a compra poderá ser offline, por email. Não quero complicar para o início) Até aqui tudo bem, é fácil.

O problema, é que alguns eventos são privados, e para esses não convém colocar fotos em publico, por isso o site deverá ter uma forma de limitar o acesso aos diversos catálogos/eventos. Já li aqui que provavelmente terei de usar php e sessions, mas fiquei algo confuso. O php julgo ser para fazer a autenticação das pass/user, mas a cena das session não percebi.

Alguém entendido na matéria me pode dar umas luzes do funcionamento do sistema? Tipo diagrama de blocos. :D

Sei VB .NET e assembly, e vou começar amanhã a ver as video-aulas de php de Francisco Noronha para perceber o funcionamento do php. Já copiei o wamp server para fazer testes. Sobre o wamp server, ha melhor forma de instalar que sobre windows?(vou ter uma máquina só para fazer testes com wamp server. Se for preferível outro sistema, evito instalar o Windows como estava a pensar fazer.

Abraço

PS: Já tentei usar as soluções prontas de alguns servidores de alojamento, (copermine, gallery2, 4images_gallery)  mas apenas permitem que eu crie álbuns privados, acessíveis só a registados, mas depois não há forma de restringir entre os registados a cada álbum. A ideia era ter um user/password para cada álbum, e que só o admin pudesse gerir esses users/pass.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ideal seria user/password para cada utilizador.

E cada utilizador tinha os catalogos q poderia ver associados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

patinho

se vais ter uma máquina só para isso aconselho uma distro de linux, por exemplo, openSUSE ou Fedora.

na instalação escolhes o apache, php e mysql

como fotógrafo myself, posso te dar umas dicas para os users.

fazes um trabalho e crias o álbum. junto com um novo álbum, crias um super-utilizador. este pode convidar pessoas para ver esse álbum (ou seja, o user tem um campo onde escreve os mails. o teu programa cria uma password aleatória associada a cada email e envia os convites). voilá, simples, sem trabalho para ti nem para os convidados

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Obrigado pelas respostas até agora dadas.

yoda.pt e bruno1234, o ideal é ter um user/password por álbum. Desta forma, antes de ir fotografar um evento, crio logo o álbum vazio, com um user e uma pass, que durante o evento eu distribuía aos convidados.Desta forma, evitava catalogar emails de convidados e todo o trabalho que isso implicava. Mas como é óbvio, para que funcione assim, tinha que bloquear o acesso a alterações do perfil de membro, para que um qualquer que entrasse não alterasse os dados. Não sei se é a forma mais correcta de fazer isso, mas acho ser a mais prática.

edsousa, eu de linux percebo muito pouco. O que tenho mexido é ubuntu, mas de forma gráfica, que é o mesmo que não perceber nada de linux na mesma. A instalar uma distro linux com esses 3 serviços, evito usar o wamp server, certo?

Amanhã já saco o fedora, para ver se me dou com aquilo.

Usando a autenticação de users, é necessário o uso de sessions?(esta cena das sessions não entra mesmo)

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

patinhofeio, sessions é o que te garante que um user está logado, basicamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Após 2 dias a ver vídeo-aulas, já tou mais feliz. Afinal php não é nada de outro mundo. ;). Embora não saiba muito de C#, acho que os operadores são muito idênticos, e como a estrutura de programação é idêntica entre linguagens, muito do que vi é igual ao VB .NET.

Como nas vídeo-aulas os exemplos são dados com wamp server, optei por essa solução, pelo menos para testes. Depois logo coloco um pc com fedora(ou quem sabe uso logo o server da web)

Voltando ao problema inicial, a minha ideia é algo assim:

-Criar tabela com utilizadores, na qual guarda o id, o nome, o login, a senha, e prev(que vai guardar um certo valor, que explico adiante).

-Criar uma tabela com id, nome do álbum

Sempre que algum user se logue, cria a session, e pelo valor de prev(da 1ª tabela) faz-se o relacionamento à 2ª tabela, permitindo assim o acesso ou não ao álbum. Será isto viável? Permitirá este sistema ter mais que um computador logado com o mesmo user?

Repito que a ideia é os login/pass serem criadas e geridas apenas por mim.

Abraço

PS: Para quem esta a iniciar php, aconselho mesmo o curso de Fernando Noronha. Tem uma forma divertida de falar, mas é muito exclarecedor. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou a ver aí nada q impeça o login de mais q um utilizador com o mesmo user/pass.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora