• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ASA01

Encontro XL de Estudantes de Informática

6 mensagens neste tópico

exlei.png

O Encontro XL de Estudantes de Informática é uma iniciativa conjunta da e2t – Empresa Organizadora da XL Party, LaGE2 - Laboratório de Gestão do Instituto Superior Técnico, NEECT-AAUAV – Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Associação Académica da Universidade de Aveiro e do NEEI – Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Évora. Este evento pretende reunir a comunidade estudantil num ambiente informal propício à partilha de conhecimentos e ao convívio.

O evento terá lugar na Fundição de Oeiras, entre os dias 18 e 20 de Setembro, inserido na vertente de conhecimento da XL Party Oeiras Digital 2009. Será composto por Mesas Redondas, Conferências, Workshops, Demonstrações e Actividades Lúdicas.

A vertente de conhecimento do Encontro irá abordar diversas temáticas relacionadas com a área da informática, entre elas destacamos a Programação de Jogos, o “Cloud Computing”, a Interoperabilidade e a Robótica.

Este evento é de entrada livre e todos os participantes que se inscreverem têm direito a um espaço para acampar. Todo o evento será coberto por wireless e teremos várias iniciativas de modo a dinamizar o evento

Podem realizar a inscrição em www.exlei.net

Segue-se o programa do evento

Dia 18

15h00

*Sessão de Abertura*

15h15

*Conferência A – Cloud Computing*

Miguel Caldas [Microsoft]

16h15

* Conferência B – Interoperabilidade*

[LabInterp U. Évora]

17h30

*Workshop I – Python*

João Neves

Dia 19

14h00

*Conferência C – Computação Ubíqua*

Rui Costa [ubiwhere]

15h00

* Reunião de Espaço Aberto (OST) – O Ensino da Informática*

Facilitador – Artur Ferreira da Silva [iST]

17h00

*Workshop II – XNA*

João Antão [Microsoft]

Dia 20

14h00

*Conferência D – A Ciência dos Videojogos *(título provisório)

Carlos Martinho [iST]

15h00

* Conferência E – Green Computing*

José Eduardo Fonseca [iBM]

16h00

*Conferência F – Imagine Cup*

Vencedores Nacionais do Imagine Cup 2008

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sabem o que é que acho que falta a este tipo de eventos? Uma organização séria onde seja arranjado transportes para todas as universidades/faculdades do país (relevantes ao evento, neste caso, informática) para que todos possam usufruir. Sei que pode ser um bocado complicado fazê-lo, mas também deve ser a maior razão para muita malta não comparecer.

Por exemplo, hoje houve um evento denominado JavaPT09 (não me apetece agora estar a desenvolver) aqui no Minho... Não me admira nada que exista bastantes estudantes por esse país fora que tivessem gostado de cá vir mas não o fizeram porque ficaria longe.

Outra razão é porque também devem ser muito mal divulgados, talvez devido à razão de que o pessoal de longe provavelmente não viria...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas, é muito difícil arranjar autocarros para as principais universidades, isto porque era complicado alugar um autocarro e depois quando chegava a altura havia 3/5 pessoas dentro de um autocarro.

Penso que essa iniciativa devia partir dos núcleos do curso, a maior parte das universidades tem autocarros que podem ser requisitados pelos núcleos, e devem ser estes a garantir o transporte para este tipo de eventos.

O pessoal daqui de Évora éramos para ir ao JavaPT09 mas não fomos por "falta" de tempo, isto porque é difícil convencer o pessoal a ir para justificar um autocarro.

Quanto a divulgação está a ser criado uma estrutura com esse objectivo, de divulgar dentro dos estudantes de informática todos os eventos realizados por universidades.

Para já existe uma mailing-list:

http://neei.uevora.pt/cgi-bin/mailman/listinfo/cpei

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso ainda hoje pensei nisto que o Nazgulled disse.

Por exemplo, vi abocado um cartaz na faculdade sobre uma workshop que houve de produção de jogos e conteúdo multimédia. Eu tinha gostado imenso de ir, mas não cheguei a saber sobre o evento (já foi há uns meses).

Existe uma grande falta de divulgação deste tipo de eventos.

Mesmo este encontro, só tive conhecimento com este post, e já foi mesmo em cima da data do evento...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@ASA01

Eu não estou a dizer para ser os próprios interessados a organizarem o autocarro, mas sim a própria universidade/faculdade. Ou melhor, o departamento de informática e/ou algum núcleo de estudantes responsável pelos cursos relevantes a este tipo de eventos.

E com boa organização isso pode facilmente acontecer sem o autocarro ir vazio. É para isso que existem inscrições e pagamentos adiantados, quem quer inscreve-se e logo se vê se é possível realizar tal viagem. Se no fim não for, devolve-se o guito à malta.

É uma questão de organização de logística.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora