• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

prntScreenMe

42 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: prntScreenMe

Última Versão: 0.1.2a

Site Oficial: -

Licença: -

Líder do Projecto: Ivo "Pereira"

Screenshots:

painelopcoes.jpg

Painel de Opções

Descrição do Projecto: O projecto baseia-se num software que permite tirar printscreens e guardar automaticamente numa pasta (pasta screens dentro da pasta da aplicação) através do atalho Ctrl + Alt + P.

Ao ser realizado o evento de guardar a imagem ir-se-á ouvir o som de uma máquina fotográfica, confirmando o print.

Poder-se-á aceder às opções do prntScreenMe pela trayicon, clicando com o botão direito.

Nova actualização do programa (0.1.2a) - ÚLTIMA:

* A opção "checked saved images" verifica se a pasta está criada ou não

* A qualidade da imagem em Gif pode ser determinada, good quality ou low quality

* A qualidade do jpeg é personalizável

* Após gravar as definições, dá a mensagem de confirmação e fecha de imediato essa janela

* Design alterado

Download Link:

http://www.easy-share.com/1907830155/prntScreenMe0.1.2a.zip

Nova actualização do programa (0.1.1a):

* Verificar se a pasta screens existe, e senão existir, criá-la antes de gravar a screen

* Permitir apenas uma instância do programa

* Possibilidade de escolha onde gravar os prints

* Bug de escolha de formato corrigido

Download (0.1.1.a) - old:

http://www.easy-share.com/1907814609/prntScreenMe0.1.1a.zip

Download (0.1a) - old:

http://www.ziddu.com/download/6533215/prntScreenMe-0.1a.zip.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimentei o programa e parece-me bastante fácil de utilizar, sem erros e bem desenhado. Sugestões:

* Verificar se a pasta screens existe, e senão existir, criá-la antes de gravar a screen

* Opção de personalizar o atalho de teclado (porém pode haver conflitos com outras aplicações)

Uma coisa que me deixou curioso foi a necessidade de reiniciar o programa. Apesar de ser quase instantâneo, é mesmo necessário? Porquê?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom programa de muito fácil utilização.

Só uma sugestão,eu acho devemos poder escolher o caminho onde gravar os print's, esta sugestão  juntamente com as outras do softclean,ficará um programa mais flexível em termos de opções

Continua...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimentei o programa e parece-me bastante fácil de utilizar, sem erros e bem desenhado. Sugestões:

* Opção de personalizar o atalho de teclado (porém pode haver conflitos com outras aplicações)

Uma coisa que me deixou curioso foi a necessidade de reiniciar o programa. Apesar de ser quase instantâneo, é mesmo necessário? Porquê?

Boas, obrigado por teres respondido :)

A primeira ideia irá ser implementada sim.

Na segunda ideia, posso concordar com isso dos conflitos, mas vou ver se consigo fazer algo :)

A terceira foi puro esquecimento meu :D pois normalmente até ponho sempre :P

Em relação à tua questão, sinceramente penso que não seja crucial, mas, tenho umas dúvidas, pois não tenho total certeza se aquela parte está a funcionar, será que poderias mudar a extensão, testar e dizer-me?

Obrigado

Parece-me bem. Que linguagem usaste?

VisualBasic.NET :)

Bom programa de muito fácil utilização.

Só uma sugestão,eu acho devemos poder escolher o caminho onde gravar os print's, esta sugestão  juntamente com as outras do softclean,ficará um programa mais flexível em termos de opções

Continua...

Não é nada que não me tivesse passado pela cabeça :) e vou com certeza implementar. Só deixei assim para que no início não fosse tão confuso :)

Obrigado a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação à tua questão, sinceramente penso que não seja crucial, mas, tenho umas dúvidas, pois não tenho total certeza se aquela parte está a funcionar, será que poderias mudar a extensão, testar e dizer-me?

Nem me lembrei de testar isso. Não funciona aqui, ao reiniciar perde sempre a configuração (grava sempre em JPEG).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem me lembrei de testar isso. Não funciona aqui, ao reiniciar perde sempre a configuração (grava sempre em JPEG).

Okay :D

Penso que já tratei desse bug, para já agora estou a tentar incorporar e corrigir já o máximo. Quando estiver já com estas ideias implementadas, posto nova versão :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que está bem desenhado, porque o funcionamento da aplicação é imediatamente sugerido, não há grandes diferenças para o que estamos habituados (os botões de minimizar e fechar, o botão de confirmação posicionado de forma "standard", por exemplo).

Se bem que o degradé de fundo não gosto muito, mas isso é opinião pessoal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que sugeres mesmo?  :P

Que o interface tenha aspecto de ter sido desenvolvido em Windows para o Windows e não para um sistema operativo alienígena.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que o interface tenha aspecto de ter sido desenvolvido em Windows para o Windows e não para um sistema operativo alienígena.

Hmm, e que sugeres para o melhorar? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Interessante;

Mas estás a aplicar uma licença que é destinada aos software's open source 'GNU/GPL'..

Acho que o ideal seria 'FreeWare'

Continuação :P

Compr.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Interessante;

Mas estás a aplicar uma licença que é destinada aos software's open source 'GNU/GPL'..

Acho que o ideal seria 'FreeWare'

Continuação :P

Compr.

Foi mera distração :) corrigido. e obrigado :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sou perito, mas tanto quanto sei, não há problema nenhum em usar tal licença mesmo sem disponibilizar o código, mas não ponho as minhas mãos no fogo por isso... E acho que "freeware" não é uma licença.

@Sir Pereira

Já fiz as minhas sugestões várias vezes, o que é que falta perceber?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sou perito, mas tanto quanto sei, não há problema nenhum em usar tal licença mesmo sem disponibilizar o código, mas não ponho as minhas mãos no fogo por isso... E acho que "freeware" não é uma licença.

@Sir Pereira

Já fiz as minhas sugestões várias vezes, o que é que falta perceber?

Sim, falaste acerca do design pelo que percebi. Mas sendo assim, o que te estou a perguntar, não é algo que não tenha percebido, é algo que sugiras para o melhorar!

Já percebi o que achas que não está bem, agora gostaria de sugestões de como o melhorar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nova actualização do programa (0.1.1a):

* Possibilidade de escolha onde gravar os prints

* Bug de escolha de formato corrigido

Teclas de atalho, vou tentar com que na próxima versão já estejam.

Abraço :P

Download link:

http://www.easy-share.com/1907814609/prntScreenMe0.1.1a.zip

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu já disse como melhorar, a aplicação simplesmente não encaixa no Windows nem tem nada a ver com uma aplicação feita para o Windows, basta olhar para o seu interface. É só isso que estou a dizer para "corrigir".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu já disse como melhorar, a aplicação simplesmente não encaixa no Windows nem tem nada a ver com uma aplicação feita para o Windows, basta olhar para o seu interface. É só isso que estou a dizer para "corrigir".

Hmm, então achas que ficaria melhor "tentar" fazer um novo design, ou usar o do Windows?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que ainda há umas arestas por limar:

* A opção "checked saved images" não verifica se a pasta está criada ou não

* A qualidade da imagem em Gif é bastante ruim, tenta ver se consegues melhorar

* A qualidade do jpeg é aceitável, na maioria dos casos, mas se conseguires, podes tentar colocar uma barra para definir a qualidade

* Após gravar as definições, poderias dar a mensagem de confirmação e fechar de imediato essa janela

A verificação se a pasta existe ou não deveria ser "a pedido" ou seja, quando o utilizador efectuar alguma acção que necessite de aceder a essa pasta. Se não existisse, mostravas ao utilizador um diálogo para seleccionar a pasta de destino, ou criavas a pasta, e gravavas essa nova definição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

* A opção "checked saved images" não verifica se a pasta está criada ou não

* A qualidade da imagem em Gif é bastante ruim, tenta ver se consegues melhorar

* A qualidade do jpeg é aceitável, na maioria dos casos, mas se conseguires, podes tentar colocar uma barra para definir a qualidade

* Após gravar as definições, poderias dar a mensagem de confirmação e fechar de imediato essa janela

A verificação se a pasta existe ou não deveria ser "a pedido" ou seja, quando o utilizador efectuar alguma acção que necessite de aceder a essa pasta. Se não existisse, mostravas ao utilizador um diálogo para seleccionar a pasta de destino, ou criavas a pasta, e gravavas essa nova definição.

A vermelho está o que já conclui.

Em relação ao que te referiste de alterar qualidade dos formatos, sinceramente não estou a ver como chegar lá utilizando a bibliotexa System.Drawing.Graphics.

Alguém me poderia dar umas luzes por PM ou assim?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso eu também gosto de fugir um bocadinho aos padrões, mas tenho plena consciência que está errado.

É um ponto bastante importante no desenho de uma aplicação, tal como o Nazgulled está a tentar passar.

Não tentemos mudar isso, porque não se tornaram padrões "à toa".

Quanto aos JPG, estou mesmo a terminar uma classe básica de manipulação de imagem que tenciono disponibilizar aberta.

Uma das características é o "encode" em JPG com qualidade à escolha.

Vai olhando para a secção de software livre.

Outra coisa, na terceira edição do concurso de projectos aqui do P@P um dos projectos finalistas focava-se naquilo que a tua aplicação faz. É código aberto, e podes por isso sacar umas ideias, incluíndo "encodes" para JPG de qualidade à escolha.

O projecto é o CaptureIt.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, então achas que ficaria melhor "tentar" fazer um novo design, ou usar o do Windows?

O que eu estou a tentar dizer é para tu fazeres algo assim:

r7redu.jpg

O topo verde é só para representar algum tipo de header gráfico para que a aplicação não fique demasiado vazia visto ainda ser bastante simples. Não gosto muito do header que tens actualmente, mas podias lá por isso, mas só nessa zona.

Mais ou menos como eu fiz nesta aplicação há uns anos atrás:

hashmatch.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso dos padrões é relativo. Para se inovar é preciso fugir aos padrões...senão estávamos sempre no mesmo sitio. Para além disso, acho que um dos objectivos actuais da microsoft é que as pessoas inovem na construção das suas aplicações. Isso vê-se na nova framework WPF (Windows Presentation Foundation), cujo um dos objectivos é fugir ao tradicional design das WinForms e dar mais liberdade na criação de aplicações, mais respectivamente no design das mesmas.

Claro que neste caso, uma vez que o OP está a usar as WinForms supõe-se que siga os padrões das mesmas, embora eu não veja nenhuma obrigação ou necessidade de fazê-lo.

Mas pronto...isto já sai um pouco do assunto do topico.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora