• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

tiago_simoes

Portuguesa OutSystems lança versão gratuita da Agile Platform

55 mensagens neste tópico

A empresa portuguesa OutSystems, onde trabalho, lançou uma versão gratuita da Agile Platform.

Com a Agile Platform Community Edition é possível desenvolver aplicações web de uma maneira completamente inovadora (uma prova disso são os diversos prémios internacionais, como por exemplo os Jolt ou os Codie awards).

Já alguém aqui no fórum experimentou? Não querem experimentar?

Gostava muito de ouvir a vossa opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(uma prova disso são os diversos prémios internacionais, como por exemplo os Jolt ou os Codie awards).

Prémios internacionais não provam nada. ;)

Nunca tinha ouvido falar. Pelo que vi, da página Features, e de ver um vídeo, parece um sistema modularizado para integrar vários sistemas, e fazer soluções customizadas rapidamente.

Não leves a mal mas acho que é "useless" para a maioria da malta que visita o fórum. Parece mais direccionado para soluções empresarias.

Também não achei muito interessante a nível de programação, parece mais focado para "programação" visual, com ligações entre componentes.

Sinceramente, não gosto de soluções que fazem tudo por mim, que nem sei como funcionam internamente. :) Mas parece uma boa tecnologia para produzir aplicações web, com forte uso de bases de dados rapidamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Certo, os prémios podem não contar muito  :-[. Mas por isso mesmo é que também gostava de ouvir a vossa opinião agora que existe uma versão grátis que faz com que a Agile Platform possa não só ser usado em empresas, mas também por qualquer utilizador individual.

Tens razão que é uma plataforma adequada para quem precisa de fazer aplicações web que usem bases de dados e por isso é que achei que talvez por aqui possa haver alguém que queira dar uma vista de olhos mais aprofundada.

Fica o convite e a esperança de que alguém mergulhe um pouco mais e partilhe connosco as suas opiniões. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

A comunidade http://www.netponto.pt, na sua lista de discussão, está a trocar algumas ideias sobre o assunto. Quem sabe não queres/querem fazer uma apresentação sobre o sistema que me parece interessante. Podes contribuir aqui http://groups.google.com/group/netponto/browse_thread/thread/1a5ef4190f10c166

Prémios internacionais não provam nada. :)

Discordo! Se são atribuidos devem-se a algum mérito.

Não leves a mal mas acho que é "useless" para a maioria da malta que visita o fórum. Parece mais direccionado para soluções empresarias.

Atenção que este fórum não tem apenas estudantes e existem vários profissionais que podem ter interesse em experimentar (como o Triton bem sabe) ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo! Se são atribuidos devem-se a algum mérito.

Talvez, mas quando me pedem uma opinião de uma coisa, olho para os aspectos técnicos. Não vou dizer que é bom ou inovador só porque alguém me diz que é. :)

Além disso, nem conheço esses prémios, nem como foram atríbuidos. Logo, os prémios não servem para nada. :)

Atenção que este fórum não tem apenas estudantes e existem vários profissionais que podem ter interesse em experimentar (como o Triton bem sabe) ;)

Daí eu dizer "a maioria". :)

(desculpem o off-topic)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com a Agile Platform Community Edition é possível desenvolver aplicações web de uma maneira completamente inovadora (uma prova disso são os diversos prémios internacionais, como por exemplo os Jolt ou os Codie awards).

Receber prémios é um bom indicador, se forem prémios vindos de instituições reputadas. O que é o caso. Dr Dobbs lidera um conjunto de publicações bastante reputadas, e embora a Software Publishers Association (responsável pelos Codie), não seja pelo menos por mim tão conhecida, os vencedores de anos anteriores são para mim bons indicadores a respeito desse prémio.

Nem tudo o que são prémios devem ser sequer tido em conta, mas alguns devem, por serem de facto atribuídos por entidades idóneas e com base em factores de decisão técnicos relevantes. É importante ter em conta isto.

Prémios por si só não são nada relevantes!

Como Triton diz, é importante conhecer quem atribui os prémios e como.

Prémios nunca devem ser factores de decisão sobre o que usar. Embora sirvam de chamadas de atenção para determinadas soluções, caso sejam atribuídos por entidades reputadas.

Não e não.

Porque não?

Porque é proprietário. E eu não quero nada que seja proprietário independentemente dos seus méritos técnicos. Para mim os méritos técnicos não são o único factor de decisão e para além destes há outros factores igualmente importantes.

De nada me serve ter a melhor solução do mundo, se o autor não me permitir fazer o que eu quero, ou se tiver um preço proibitivo, ou se criar outras restrições à minha operação por dependência de fornecedores, que eu não esteja disposto a aceitar. Seria apenas um elefante branco do género de muitos outros que há por aí.

Para além disso é uma solução virada para tecnologias com as quais eu não trabalho, sql server, .net, java (embora a integração com java e com GNU/Linux nem exista na versão gratuita)...

E aqui só há amadores que nunca vão trabalhar nas áreas de TI de empresas?

Não é pelo menos o meu caso... Tenho trabalhado nas TI de alguns dos maiores grupos empresariais de Portugal e certamente que devem haver mais casos de utilizadores que trabalham em TI de empresas grandes e pequenas.

Utilizadores como eu, podem não ser a maioria, mas isso não tira relevância a tecnologias direccionadas para empresas.

Sinceramente, não gosto de soluções que fazem tudo por mim, que nem sei como funcionam internamente. B) Mas parece uma boa tecnologia para produzir aplicações web, com forte uso de bases de dados rapidamente.

Concordo!

Gosto de saber o que está por baixo pelo menos até um certo nível, e ter a hipótese de escavar mais se achar necessário.

Existem várias aplicações deste estilo. Talvez não tanto orientadas para a parte visual quanto esta, mas ainda assim significativamente orientadas. E a minha opinião quanto a elas é que não são grande coisa:

* os utilizadores "normais" nunca têm formação técnica, nem motivação suficiente para entender minimamente os aspectos base destas aplicações (até mesmo saber criar e interpretar gráficos);

* os utilizadores técnicos ficam sub-aproveitados e espartilhados pelas aplicações;

* estas aplicações ao permitirem alguma modularidade permitem alguma liberdade de escolha, mas é só alguma, ainda assim é incomparável ao controlo técnico que se tem quando não se utiliza este tipo de ferramenta. Quem embora nem sempre seja necessário, ou que não seja necessário a dado momento, é necessário em em outros casos, ou em outro momento no Futuro;

* a qualidade do código gerado por este tipo de aplicações costuma ser muito mau. Seguem-se más práticas em diversos aspectos, tem pouca performance (ou até mesmo pouca capacidade de a melhorar), etc... Não estou a dizer que seja o caso desta aplicação em particular, porque não conheço, mas é o das outras que conheço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Porque não? Porque é proprietário
Gosto de saber o que está por baixo pelo menos até um certo nível, e ter a hipótese de escavar mais se achar necessário.

a qualidade do código gerado por este tipo de aplicações costuma ser muito mau. Seguem-se más práticas em diversos aspectos, tem pouca performance (ou até mesmo pouca capacidade de a melhorar), etc... Não estou a dizer que seja o caso desta aplicação em particular, porque não conheço, mas é o das outras que conheço.

Temos tido muitos arquitectos e programadores experientes bastante cépticos quando abordam a plataforma da primeira vez, eu percebo porque uma das coisas que mais me desmotiva numa solução é o "vendor lock-in" e a incapacidade de extender estas plataformas para funcionalidades mais aprofundadas. Nós ouvimos esses problemas já há alguns anos e tentámos responder, vale a pena ver um video de como código existente pode ser integrado e dar uma vista de olhos a este post sobre o código gerado (e ao documento referênciado)

Basicamente na Agile Platform passas mais tempo a tentar resolver os problemas dos utilizadores do que problemas técnicos. Mas a plataforma não é tudo, se fores bom a programar ficas muito bom em OutSystems (como dizia um tipo programador muito bom que conheço "Com isto eu sou tão produtivo como uma equipa inteira de programadores"), se tiveres menos traquejo em programação aquilo só não te deixa é fazeres tantas asneiras B).

Mas acho que não há nada como experimentar para perceber melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que todo o IDE até esta bem conseguido, mas a forma de licenciamento, NEM PENSAR!!

Seria melhor um preço por ambiente de desenvolvimento em vez de cobrar pelo runtime (segundo entendi...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos comentários.

Só gostava de relembrar que com a Agile Platform Community Edition podem ser criados websites com cerca de 400 visitantes diários ou aplicações departamentais para aproximadamente 100 utilizadores a custo 0.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O simples facto de não cumprir as 4 liberdades da definição de Software Livre, é um factor eliminatório "per-si" na minha avaliação.

O facto de a versão gratuita não correr em GNU/Linux e depender de software de um fabricante específico, é outro factor completamente eliminatório.

A integração de código que vocês anunciam, é com linguagens e plataformas que eu não uso, por diversas razões.

E não, não vou ver um vídeo em que está em flash. Que é um formato que eu boicoto.

A comunity edition até pode permitir isso que dizes.

Mas utilizando Software Livre, não tenho limitações e com esse licenciamento tenho.

Não tenho qualquer boa razão para usar isso. E tenho muitas boas razões para usar o que uso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos comentários.

Só gostava de relembrar que com a Agile Platform Community Edition podem ser criados websites com cerca de 400 visitantes diários ou aplicações departamentais para aproximadamente 100 utilizadores a custo 0.

Visitantes do site incluídos? kiddin :)

Não me parece que isso seja suficiente para cativar as pessoas :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me parece que isso seja suficiente para cativar as pessoas :)

No mundo amador não, já no profissional a realidade é outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faço parte do mundo profissional, sou programador de profissão à 4 anos :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faço parte do mundo profissional, sou programador de profissão à 4 anos :)

Não estou a por isso em causa, mas no mundo empresarial o tempo de desenvolvimento é muito importante e o preço, embora caro por vezes, pode não significar nada, desde que tenha retorno.

Faz parte de um investimento que pode ser facilmente justificado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É? Qual é?

Tenho exercido o cargo de consultor e programador em várias empresas, algumas delas são das maiores do país. E não vejo como é que isso iria agradar essas empresas. Porque não é só o preço que lhes interessa, são também as outras condições todas. E é por isso que por exemplo eles recorrem aos meus serviços para implementar coisas com Software Livre, porque ou não podem por causa das restrições das licenças das alternativas proprietárias, ou porque para não terem essas restrições pagariam preços completamente desproporcionados pelo licenciamento e por uma parafernália de serviços impostos pelo fabricante como parte do negócio que viriam atrelados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É? Qual é?

Porque não é só o preço que lhes interessa, são também as outras condições todas. E é por isso que por exemplo eles recorrem aos meus serviços para implementar coisas com Software Livre, porque ou não podem por causa das restrições das licenças das alternativas proprietárias, ou porque para não terem essas restrições pagariam preços completamente desproporcionados pelo licenciamento e por uma parafernália de serviços impostos pelo fabricante como parte do negócio que viriam atrelados.

Eles recorrem a software livre para tentar ter o maior lucro possível, e não porque oferecem melhor qualidade ou qualidade. Portugal até não é um grande exemplo para software houses e conta-se pelos dedos as que têm realmente qualidade. Tenho assistido desde à vários anos para cá, empresas vulgo conceituadas, a desenvolverem e a apresentarem soluções vergonhosas, quer em ambiente Windows, quer em ambiente web.

Sei que és um defensor incondicional do software livre, e não tenho nada contra, mas as soluções que permitem melhorar a produtividade são bastante procuradas e utilizadas a nível mundial, pois permitem aumentar a competitividade e muitas vezes o sucesso das empresas. Não estou a dizer que produzem melhor software, mas sim mais rapidamente.

Mas isto já é um pouco off-topic, e basta dizer que uma licença de um Visual Studio, por exemplo, não é nada barato e as pessoas assustam-se às vezes com esses preços quando "vivem" no mundo amador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou um bocado como o falco. Se vais basear toda a tua infrastutura num software, ao menos tenta utilizar soluções de software livre. Nunca é bom estar limitado ao que uma determinada empresa te deixa fazer.

Mas tenho bem noção que existem casos que ou 1) não existem alternativas, 2) as alternativas não têm todas as funcionalidades para resolver o problema 3) ficava mais caro optar pela alternativa livre por diversos motivos.

Já agora, Jorge, dúvido que recorram a software livre só para tentar obter o maior lucro possível, até dúvido que muitas vezes essa seja a principal razão de escolha. Tendo mais para a liberdade adicional que tens com software livre, e na maior parte dos casos a qualidade superior das soluções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eles recorrem a software livre para tentar ter o maior lucro possível, e não porque oferecem melhor qualidade ou qualidade.

Em alguns casos sim, mas está longe de ser assim em todos.

Em muitos casos a Liberdade e controlo que tens sobre a plataforma é mais importante que a questão do preço e isso é algo que o Software Livre oferece de forma inigualável. E sim várias das empresas por onde eu passei aproveitam isso quando acham que devem, mas são eles a controlar e não o autor.

Sei que és um defensor incondicional do software livre, e não tenho nada contra, mas as soluções que permitem melhorar a produtividade são bastante procuradas e utilizadas a nível mundial, pois permitem aumentar a competitividade e muitas vezes o sucesso das empresas. Não estou a dizer que produzem melhor software, mas sim mais rapidamente.

Ser, ou não ser, Software Livre, não tem nada a haver com isso. Daí que esse teu paragrafo não faça sentido.

Isso tem a ver com a funcionalidade do software e não com a forma como ele é licenciado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou a por isso em causa, mas no mundo empresarial o tempo de desenvolvimento é muito importante e o preço, embora caro por vezes, pode não significar nada, desde que tenha retorno.

Faz parte de um investimento que pode ser facilmente justificado.

Primeiro, considera-se as vantagens em usar esse software, em detrimento de outros (e neste ponto não tem tanto peso assim ser proprietário ou opensource, tem é de fazer o que é pretendido sem falhas.) Logo depois analisa-se a learning curve, caso seja algo novo, e só no fim se investe numa solução. As empresas têm tanto tempo a perder com o trabalho em sim como com o aprender uma ferramenta. Por vezes, os primeiros a chegar ao mercado são os que acabam por ganhar o maior lucro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, Jorge, dúvido que recorram a software livre só para tentar obter o maior lucro possível, até dúvido que muitas vezes essa seja a principal razão de escolha. Tendo mais para a liberdade adicional que tens com software livre, e na maior parte dos casos a qualidade superior das soluções.

Conheço dezenas de empresas que utilizam mySQL e não SQL Server por ser gratuito. Sinceramente nem sei se eles podem usar como estão a usar, mas que o usam, lá isso usam.

PS: Mas felizmente temos pontos de vista diferentes, agora acho que não devam simplemente criticar o trabalho ou a capacidade do software apresentado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conheço dezenas de empresas que utilizam mySQL e não SQL Server por ser gratuito. Sinceramente nem sei se eles podem usar como estão a usar, mas que o usam, lá isso usam.

Desde que não modifiquem o código fonte do Mysql, e o distribuam de forma proprietária, não deverá haver qualquer problema. A licença até permite bundles, desde que se envie também a licença do MySQL.

Duvido que estejam todos a utilizar MySQL apenas por isso.

Por exemplo, o MySQL tem algumas vantagens em relação ao $ql $erver:

* o MySQL pode correr em outros sistemas operativos e o da m$ não;

* o MySQL tem engines que não existem no da m$;

* o MySQL não tem limites de storage o da m$ tem.

* o MySQL permite armazenar objectos binários maiores que o da m$;

* o MySQL suporta mais tipos de particionamento de tabelas;

* etc...

Claro que também existem coisas que o $ql $erver faz, que o MySQL não...

Ou seja, a escolha tem um impacto técnico relevante. E não se pode escolher apenas pela questão do preço, até porque o $ql $erver também tem uma versão gratuita.

PS: Mas felizmente temos pontos de vista diferentes, agora acho que não devam simplemente criticar o trabalho ou a capacidade do software apresentado.

Não há liberdade de expressão?

Não posso ter uma opinião negativa?

Era o que faltava!!!

Eu e outros demos a nossa opinião e fundamentamos. Ninguém tá aqui a mandar bocas (a não ser tu que mandaste esta).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde que não modifiquem o código fonte do Mysql, e o distribuam de forma proprietária, não deverá haver qualquer problema. A licença até permite bundles, desde que se envie também a licença do MySQL.

Sinceramente não sabia. Obrigado pela informação.

É obvio que não vou falar nas vantagens do SQL sobre o MySQL, isso é para outro local e noutro contexto :)

Não há liberdade de expressão?

Não posso ter uma opinião negativa?

Era o que faltava!!!

Eu e outros demos a nossa opinião e fundamentamos. Ninguém tá aqui a mandar bocas (a não ser tu que mandaste esta).

Mas alguém falo nisso ?

Só disse, e repito, que quase ninguém experimentou ou viu a demonstração, e apenas criticou este tipo de solução.

Existem certamente pessoas interessadas, e só para dar o exemplo, numa comunidade parceira em que este assunto foi mencionado, o interesse foi grande e até está a ser preparada uma apresentação (off-line).

Quem sou eu para questionar o direito à opinião!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Só disse, e repito, que quase ninguém experimentou ou viu a demonstração, e apenas criticou este tipo de solução.

Para criticar com fundamentos, não é preciso isso. Por exemplo eu critiquei o licenciamento, para isso não é preciso experimentar, nem ver demonstrações. Também apontei que o facto de não suportar as plataformas e ferramentas que eu uso e não tenciono deixar de usar, faz com que juntamente com aspecto do licenciamento e plataforma seja inútil para mim.

Para criticar os aspectos que eu critiquei não é preciso experimentar, nem ver demonstrações. E estes aspectos serem negativos, chega para eu não ter interesse.

Quem sou eu para questionar o direito à opinião!

Então não o faças.

Estares a criticar o estarmos a criticar é isso mesmo. Embora me pareça que o que queres fazer é mesmo dizer que não temos direito a opinar, se não tivermos a mesma opinião positiva, ou se não tivermos o mesmo interesse em saber mais sobre esta solução que tu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, na minha opinião, e sou novo nesta framework.

-a nivel RAD, estou impressionado...um site com poucos clicks no studio.

-Quanto ao código gerado, ainda não lhe passei o reflector do .net

-Desempenho(velocidade/ocupação versus release de memória no servidor/Conexões à BD(sqlpool)/queries sobre 1 tera de registos/cache): sem testes.

-Documentação do produto + tutoriais: Muito bom

-Manutenção de versões e publishing:Muito bom, basta 1 click para publish e no control panel dá para manter o versionamento/monitorar actividade/ reports, etc etc.

-A nível do IDE (service studio 5.1), layout, scope, 1 click e TrueChangeTM: Muito bom

-Transações e circuitos criticos: Sem testes.

-Licenças: Para o meu pequeno bolso, pesado  :mad:

Como uso a versão free, não posso testar um ambiente de stress - "peek burst" devido à limitação das 5 sessões em concorrencia.

Linguagens e BDs: ao que percebi (se não me engano) o esforço foi no sentido de java e .NET com sql server. Indo para o ORACLE / mysql seria bem positivo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se efectivamente passarem nisto tudo que referi, tiro o chapeu a eles  :(

Fairwell

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora