• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

psiico

[Resolvido]Subtracção de datas/horas no PHP

8 mensagens neste tópico

Boas comunidade,

Estou com uma dificuldade que é a seguinte, eu tenho duas datas, uma vem da DB outra é a hora actual, eu quero subtrai-las, ou seja, quero pegar na data A tirar a data B e saber quantos segundos restam da subtracção.

Será que alguém me poderá esclarecer esta dúvida?

Agradecido desde já.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende de como tens a data guardada na DB... Se tiveres no formato POSIX time, então é só usar subtracção normal. Senão, a função strtotime deve fazer o que queres. Em qualquer um dos casos, usas a função time() para obter a data actual no formato POSIX, e fazer a subtracção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

arranja forma de convertres isso num unix timestamp (se não estiver já) e depois, como o karva acabou de dizer, é só fazeres subtrações pelo número de segundos em causa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu subtraindo duas unix timestamps nao obtenho outra timestamp referente a uma data? ou tenho mesmo o que quero?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu subtraindo duas unix timestamps nao obtenho outra timestamp referente a uma data? ou tenho mesmo o que quero?

Não, obtens o número de segundos entre uma e outra.

Estilo, se subtraíres 2000 a 2009 obtens 9, que é número de anos entre 2000 e 2009.

Unix timestamp <- número de segundos desde as 0 horas de do dia 1 de janeiro de 1970. É a única coisa que precisas de saber, depois é uma questão de converteres tudo para segundos.

Para converteres para outros formatos, esta função é tudo o que precisas:

http://pt.php.net/manual/en/function.date.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora