Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

ToadsKiller

Iniciar me na Programaçao

Mensagens Recomendadas

ToadsKiller    0
ToadsKiller

Boas amigos,quero me iniciar na programaçao, so que nao tenho quaisquer bases na programaçao, por isso queria pedir que me dissesem o que tenho que aprender e que Linguagem,Agradeço desde ja

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bruno1234    20
bruno1234

Para aprender a programar precisas de começar pelos conceitos q são comuns em todas as linguagens:

- if/else

-ciclos for/while

-arrays

etc...

Tens linguagens em q consegues começar rapidamente a perceber estes conceitos, como java, javascript, C, etc...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lordnins    1
lordnins

e python e desaconselhado?

Na minha opinião deverias começar por C mesmo, pode ser um pouco + difícil que outras inicialmente (ou não) mas saberes C não te trará desvantagens na minha opinião.

Java, C#, JavaScript, Python são todas linguagens orientadas a objectos e penso que para se começar a programar não se deve começar por este tipo de linguagens, primeiro aprender a programar e depois sim partir para aspectos + avançados como orientação a objectos e por ai adiante.

E aprendendo C facilmente vais aprender mais tarde qualquer umas das outras linguagens que mencionei.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

JavaScript e Python não são linguagens totalmente OO ao contrário de Java e C#.

Aconselho o Java e C# porque são linguagens bens estruturadas e maduras, para além de permitir aprender OO tem tudo o resto.

Também sou a favor do C embora não programe C não me fez mal algum aprender, dá para ter uma ideia de como funcionam as coisas a nível de memoria.

Desaconselho linguagens como Python, Ruby( Adoro xD ), etc... porque são linguagem muito flexíveis, tudo é possível de manipular pode-se fazer a mesma coisa de 1001 formas diferentes e pessoalmente acho que começar com algo tão flexível pode ser mau.

Acho que se deve começar com uma linguagem que oriente o programador e não uma linguagem que é orientada por ele como é o caso do Ruby que até permite redefinir operadores como o + e - bem como abrir classes do core e adicionar métodos nossos "o céu é o limite" lol

Para além disso Java e C# não linguagem com grande peso no mercado actual bem como a nível de desenvolvimento sabendo por exemplo Java podes programar para Desktop, Web, Mobile....

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

JavaScript e Python não são linguagens totalmente OO ao contrário de Java e C#.

Porque é que JavaScript não é "totalmente-OO"?

Aconselho o Java e C# porque são linguagens bens estruturadas e maduras, para além de permitir aprender OO tem tudo o resto.

Também sou a favor do C embora não programe C não me fez mal algum aprender, dá para ter uma ideia de como funcionam as coisas a nível de memoria.

JavaScript e Python também são linguagens "maduras".

Acho que se deve começar com uma linguagem que oriente o programador e não uma linguagem que é orientada por ele como é o caso do Ruby que até permite redefinir operadores como o + e - bem como abrir classes do core e adicionar métodos nossos "o céu é o limite" lol

C# também permite isso (operator overloading e extension methods).

O meu conselho é aprenderes com uma linguagem qualquer. O que interessa é mesmo começar a bater código.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bruno1234    20
bruno1234

Javascript tem uma vantagem na aprendizagem, só precisas do notepad e de um browser.

É a maneira mais rápida de começares a fazer uns exemplos.

Depois com o tempo mudas para uma linguagem com compilador e com um IDE q te dê uma ajuda.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

Porque é que JavaScript não é "totalmente-OO"?

Isso é discutível lol eu não acho.

O meu conselho é aprenderes com uma linguagem qualquer. O que interessa é mesmo começar a bater código.

Discordo completamente :S Por algum motivo as linguagens dadas na faculdade por exemplo são escolhidas e não são qualquer uma.

Pá não compares a flexibilidade de C# com Ruby, eu conheço as duas embora goste e use mais Ruby e posso te dizer que Ruby chega a ser assustador xD lol dá para fazer qualquer coisa que te dê na cabeça.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Discordo completamente :S Por algum motivo as linguagens dadas na faculdade por exemplo são escolhidas e não são qualquer uma.

E por alguma razão tens algumas a dar Lisp, outras Scheme, outras Java, outras Python, outras C, outras C++, outras Pascal, é preciso continuar? :hmm:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

E por alguma razão tens algumas a dar Lisp, outras Scheme, outras Java, outras Python, outras C, outras C++, outras Pascal, é preciso continuar? :hmm:

Isso depende o que se quer por exemplo para POO dei Java, para Estruturas de dados dei Java e C para Redes C para IA Prolog, etc... É sempre algo especifico, normalmente a linguagem mais adequada para a aprendizagem e que permite adquirir mais conhecimento.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Quase qualquer coisa dá na verdade. Aspectos como documentação ou facilidade de compilar/correr acabam por ser mais importantes no início do que a linguagem em si.

Javascript tem uma vantagem na aprendizagem, só precisas do notepad e de um browser.

É a maneira mais rápida de começares a fazer uns exemplos.

Neat! está ali tão pertinho a aprendizagem, já nem é preciso instalar nada!

Seja qual for a linguagem que uses, começa por coisas que consigas fazer, estilo programazitos em modo de texto e coisas do estilo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Epa eu acho que por exemplo Python é ainda mais fácil de começar a correr qualquer coisa. Basta instalar o interpretador (mais fácil não podia ser).

Agora JavaScript por exemplo não é mesmo óbvio por onde começar, ainda tens de saber um pouco de HTML básico.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Epa eu acho que por exemplo Python é ainda mais fácil de começar a correr qualquer coisa. Basta instalar o interpretador (mais fácil não podia ser).

Agora JavaScript por exemplo não é mesmo óbvio por onde começar, ainda tens de saber um pouco de HTML básico.

Tecnicamente não tem que saber HTML absolutamente nenhum, js é uma linguagem como qualquer outra. Pode é não haver muita documentação (tutoriais e afins) sobre javascript usado de forma mais genérica, a maior parte incide sobre manipulação de HTML. Nesse aspecto talvez não seja uma boa escolha.

O python na minha opinião tem um pouco o problema de ser uma linguagem um pouco para pessoas que já sabem programar. Por exemplo, na documentação oficial diz logo que "os blocos são definidos por indentação" isso é chinês para um principante.

Dada a distribuição de sintaxes e tipos de sintaxe que por aí andam, uma linguagem com uma sintaxe mais ao estilo do C talvez seja mais aconselhada para o pessoal se ir habituando às tradicionais chavetas, parêntesis e ponto-e-vírgulas. Ou então uma sintaxe minimalista ao máximo estilo LISP (scheme, CL, etc)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Tecnicamente não tem que saber HTML absolutamente nenhum, js é uma linguagem como qualquer outra. Pode é não haver muita documentação (tutoriais e afins) sobre javascript usado de forma mais genérica, a maior parte incide sobre manipulação de HTML. Nesse aspecto talvez não seja uma boa escolha.

Estava-me a referir à implementação de JS nos browsers, já que foi isso que foi recomendado usar.

O python na minha opinião tem um pouco o problema de ser uma linguagem um pouco para pessoas que já sabem programar. Por exemplo, na documentação oficial diz logo que "os blocos são definidos por indentação" isso é chinês para um principante.

Quanto à documentação oficial do Python, é mesmo isso que deve ser. Uma referência simples e directa para a linguagem. Também pode ter "tutorials" para principiantes, mas existem muitos gratuitos pela internet.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds    2
fnds

Quanto à documentação oficial do Python, é mesmo isso que deve ser. Uma referência simples e directa para a linguagem. Também pode ter "tutorials" para principiantes, mas existem muitos gratuitos pela internet.

Exacto! O python brasil tem 3 pdf excelentes em pt! Cobrem o essencial da linguagem (introdução ao python, OO e Tkinter).

Eu recomendo Python (ou similar) para começar, sinceramente, dar C a um iniciante é perti-lhe o cérebro. Para alem de aprender a linguagem tem de aprender a mexer no compilador e no MONTE de erros que facilmente se comentem, e perder horas à procura do erro e no fim era falta de um ";" :/

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
lordnins    1
lordnins

Eu recomendo Python (ou similar) para começar

Penso que python é fácil de aprender mas na minha opinião não deve ser ensinada a quer não sabe nada de programação pois sendo muito flexível pode levar a mau entendimento em certos aspectos e tornar o programador desleixado, em que depois para transitar para outra linguagem será mais difícil.

sinceramente, dar C a um iniciante é perti-lhe o cérebro. Para alem de aprender a linguagem tem de aprender a mexer no compilador e no MONTE de erros que facilmente se comentem, e perder horas à procura do erro e no fim era falta de um ";" :/

No python se não fizeres a indentação correcta não vais ter erros? Eles também fazem parte do processo de aprendizagem.

Se achas que C é "partir-lhe o cérebro" então que comece por Pascal, pois Pascal foi uma linguagem criada especificamente para a aprendizagem de programação.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ziwdon    0
Ziwdon
dar C a um iniciante é perti-lhe o cérebro. Para alem de aprender a linguagem tem de aprender a mexer no compilador e no MONTE de erros que facilmente se comentem, e perder horas à procura do erro e no fim era falta de um ";" :/

É assim que se aprende ;) .

Para além de que fica com umas bases sólidas e essenciais para partir para outra linguagem.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds    2
fnds

É assim que se aprende ;) .

Para além de que fica com umas bases sólidas e essenciais para partir para outra linguagem.

E é assim que se desmotiva o aluno à primeira :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ziwdon    0
Ziwdon

E é assim que se desmotiva o aluno à primeira ;)

Eu não me desmotivei. Pelo contrário...a altura que mais gostei, até agora, no meu percurso de aprendizagem, foi quando tive aulas de C. Mas comecei com Pascal.

Para além disso, o OP pediu uma opinião. E na minha opinião, se quer ter boas bases e saber o que está a fazer deve começar por C...o que não quer dizer que seja caminho único.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
fnds    2
fnds

Tranquilo ;)

Eu só acho que começar por C é um pouco puxado, mas para quem se sente interessado é na boa, agora para "trazer" novos adeptos torna-se mais complicado, penso eu.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

Eu só acho que começar por C é um pouco puxado, mas para quem se sente interessado é na boa, agora para "trazer" novos adeptos torna-se mais complicado, penso eu.

Lá está Java tem o bom dos 2 mundos, APIs para tudo e mais alguma coisa, alguma flexibilidades mas bastante rigidez de código mas não tão complicado como C/C++. Eu pessoalmente foi a primeira linguagem que aprendi e não me arrependo em nada, deu-me bases para quase tudo, depois disso, aprendi C/C++, C#, D, Python, Ruby, PHP, Javascript sem problemas.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Concordo contigo, aproxima-se de C por não ser tipada e do Python por ter Garbage collection.

Java?

Java tem um sistema de tipos estático e forte. Até é mais "tipada" que C, pois nem tem tantas conversões implicitas.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade