• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

yoda

Luso cria buscador que promete revolucionar a internet

24 mensagens neste tópico

Porto, 6 jun (Lusa) - O português Carlos Zamith criou o maior diretório da internet e pretende torná-lo a breve prazo o "melhor de sempre", revelou à Agência Lusa o próprio criador do Mapitol (palavra homófona de map it all).

Na primeira apresentação pública do Mapitol, Carlos Zamith revelou à Lusa os principais objetivos deste projeto, em funcionamento há 18 meses, e afastando-se do conceito de buscador, colocou a sua ideia como a "reinvenção da internet".

"O que este diretório tem de especial é a sua grande dimensão. Enquanto os diretórios que existem têm dezenas de milhares de categorias, nós teremos dezenas de milhões de assuntos", explicou.

Carlos Zamith, que abandonou uma carreira de 20 anos como gestor de empresas e auditor para se dedicar ao Mapitol, afirmou que a ideia surgiu pela necessidade de encontrar mais rapidamente informações relevantes e de forma instintiva, num conceito em árvore e na qual cada tema tem no máximo 26 subtemas e assim sucessivamente.

"Quando queremos encontrar informações específicas temos os motores de busca atuais que fazem esse trabalho de forma muito eficiente. Quando queremos estudar um assunto em profundidade e não sabemos exatamente o que procurar é muito complicado encontrar o que queremos", disse.

A grande diferença do Mapitol, afirma Carlos Zamith, "é a de conseguir ter um robô que percorre a internet autonomamente e, automaticamente, classifica as páginas da internet nessa árvore de assuntos".

"A árvore está construída com uma estrutura tal, que permite que essa classificação seja bastante fidedigna e os resultados sejam praticamente automáticos, sem grande revisão dos editores".

Na opinião de Carlos Zamith, que espera lançar a ideia na rede no primeiro trimestre de 2010, com o objetivo de atingir 100 milhões de page-views por mês, o Mapitol "irá impor-se não como algo que irá tirar espaço ao Google ou outros motores de busca", mas sim como uma "nova ferramenta".

"Se eu quiser estudar um assunto mais a fundo, vou saber que o Mapitol é a melhor solução, pois encontro os melhores sites para esses assuntos, uma comunidade de utilizadores com quem posso entrar em conversações e no qual posso ter acesso aos assuntos organizados. Se não sei exatamente o que pretendo, sou colocado numa árvore de fácil consulta".

A criação de um mapicode, que seja em breve uma "espécie de código ISBN" na Internet, a publicidade contextualizada ao detalhe, assim como o desenho de uma árvore que permitirá aos adultos filtrar a informação consultada pelas crianças, são outras das inovações do Mapitol, que será direcionado a todo o tipo de usuário, embora ainda somente na língua inglesa, nesta primeira fase do projeto.

"O Mapitol utiliza o conceito de Internet colaborativa, já que o utilizador pode participar no produto e melhorá-lo, com as alterações apenas a serem efetuadas quando a comunidade virtual as aprovar. É um sistema muito democrático que, creio, por si só, será bastante apreciado".

Com um investimento de 200 mil euros numa primeira fase e oito editores, o Mapitol quer, por Carlos Zamith, ficar em Portugal, embora a crise e a relação dos empresários lusos com a Internet torne difícil o objectivo.

Zamith admite que o Estado poderá, "pela dimensão do projeto", querer chamá-lo a si.

"Eu tenho lutado bastante para que o projeto fique em Portugal. Não queria que o Mapitol fosse financiado ou vendido a empresas estrangeiras. Tem sido difícil, mas estou a lutar e acredito que vamos conseguir manter o projeto em Portugal".

A segunda fase do projeto implica um investimento de 250 mil euros, num valor total de um milhão e meio a dois milhões, finalizado o Mapitol, nesta altura já com cerca de cinco dezenas de editores e dois programadores.

Fonte : Agencia Lusa

Site : http://mapitol.com/

Reviews disto : o que acham, se serve para alguma coisa, se tem futuro, se valeu o investimento (absurdo a meu ver)

ps: há notícias em pt, mas foi esta a primeira que veio à rede :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião foi um investimento estupido!

Com esse dinheiro contratava uma equipa de programadores e designers acima de profissionais e fazia algo BOM!

Ah, já me esquecia: Quem quiser ter uma fortuna daqui a alguns tempos pode comprar os dominios .net, .org etc do mapitol. Tantos milhões, podiam utilizar uns 100 eurinhos para comprar estes dominios todos não?

cumps :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, já me esquecia: Quem quiser ter uma fortuna daqui a alguns tempos pode comprar os dominios .net, .org etc do mapitol. Tantos milhões, podiam utilizar uns 100 eurinhos para comprar estes dominios todos não?

Realmente não tinha reparado nisso. É uma falha de gestão não cobrir um buraco desses .. Acho que se pode comparar essa questão à questão das patentes :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para um projecto tão português é esquisito não ter a opção de visualizar a página em português.

Quanto ao resto...é esperar para ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui, mais um iluminado?

Duvido que isto chegue longe. É de facto uma ideia aparentemente clara e nova por parte do criador do site, e o interface está tambem ele aparentemente funcional e com bom aspecto. Mas sinceramente, apontar as baterias logo à bruta para ser o maior da internet ou lá o que é. Não é assim que se começa um projecto, tem que se começar por ganhar espaço dentro da dimensão pequena, depois subir.

Este pessoal que que se lembra assim logo de rajada de montar um negócio que ou sucede estrondosamente ou falha ridiculamente esquece-se que a probabilidade da primeira hipótese é diminuta. Isto não é física das nuclear, é bem simples de perceber.

Pessoalmente não estou a pensar voltar ao site, isso é logo um mau indicador. Quando visitei o google pela primeira vez pensei "isto é fixe, vou aqui voltar".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O design (mais concretamente a combinação de cores) está muito mal escolhido para um site deste género. É o que tenho a dizer. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não gostei nada das cores/design. Agora, ele deve ver na bola de cristal para saber que o site se vai tornar em curto prazo o melhor de sempre. E não o achei muito user friendly.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim à primeira vista diria que não passa de uma agregador de serviços de directório.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já disseram acima, a escolha de cores não é das melhores (talvez implementem temas num futuro próximo).

O interface não é intuitivo, e a decisão de "mapear" a internet em pastas é questionável. Não por tentar colocar à disposição das pessoas uma "rede contextual" (que é evidentemente a nova tendência), mas por uma má escolha de analogia: o utilizador médio já se esforça o suficiente para organizar o seu próprio computador, quanto mais aceder um segundo computador quando quer procurar sítios na Internet.

Boa sorte a quem investiu neste projecto, pode ser que consigam fazê-lo sobreviver num dos sectores mais competitivos que existem!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Houve ali um período em Setembro q o Mapitol passou o P@P.

O melhor é investir 100 mil € no fórum  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto... :)

Pergunta a qualquer webmaster português se já ouviu falar do p@p :)

depois pergunta a qualquer pessoal se já ouviu falar no mapitol :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não funciona sem Javascript, para mim já falhou.

Se lermos o blog (http://www.mapitol.com/blog/), o que eles querem é ter uma "spider" que catalogar automaticamente o assunto de cada página (o que é difícil para muitas páginas, como as em Flash) e depois aproveitar os utilizadores para catalogar o resto e escolher as "melhores". Really, quem é que se vai dar ao trabalho de fazer isso? E quantas páginas vão ficar mal catalogadas?

Eles esperam atingir as 100 milhões de page-views por mês. Eu prevejo um máximo de 500 :)

Btw, em termos de interface o http://www.dmoz.org/ é bastante melhor.

Já agora:

50165846.png

?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não funciona sem Javascript, para mim já falhou.

Se lermos o blog (http://www.mapitol.com/blog/), o que eles querem é ter uma "spider" que catalogar automaticamente o assunto de cada página (o que é difícil para muitas páginas, como as em Flash) e depois aproveitar os utilizadores para catalogar o resto e escolher as "melhores". Really, quem é que se vai dar ao trabalho de fazer isso? E quantas páginas vão ficar mal catalogadas?

Eles esperam atingir as 100 milhões de page-views por mês. Eu prevejo um máximo de 500 :)

Btw, em termos de interface o http://www.dmoz.org/ é bastante melhor.

Já agora:

50165846.png

?

Parece-me que temos que mudar o nome do fórum para:

Português-a-programar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora:

50165846.png

?

Onde tiraste essa imagem? :shocking:

O Google Analytics é muito mais fiável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Do Alexa, de onde o fnds tirou o outro gráfico.

O Google Analytics não é um módulo/script que se inclui no site para se obter relatórios? O Alexa é diferente, recolhe dados da Alexa Toolbar, iirc. Claro que o primeiro será sempre mais fiável, mas não se pode obter dados de qualquer site indo ao site do Analytics, só o webmaster é que pode obter os dados do seu site, afaik.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que o primeiro será sempre mais fiável, mas não se pode obter dados de qualquer site indo ao site do Analytics, só o webmaster é que pode obter os dados do seu site, afaik.

Sim, eu sei. Nem disse o contrário, só disse que este era muito mais fiável. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a memória não me falha, depois do BR e de PT, as nossas visitas vêm maioritariamente de PALOPs, USA, Espanha, Alemanha e UK.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Houve ali um período em Setembro q o Mapitol passou o P@P.

que foi o pessoal do p@p a visitar o site quando a noticia saiu, a 13 de setembro  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

que foi o pessoal do p@p a visitar o site quando a noticia saiu, a 13 de setembro  :)

LULZ :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voltando ao tema inicial. Retomando o tópico com o gráfico do tráfego do p@p e do mapitol.

Tal como praticamente toda a gente adivinhava, era muita parra e pouca uva. Teve um bumpzito ali momentaneamente aquando da referencia do site nos media, depois voltou logo ao chão.  Não há poções mágicas nem iluminados. O gráfico deixa bem claro que um site bom conteudo, reputação e conceitudado como um site sério, como é o caso do nosso, é a melhor forma de ter bom tráfego.

Ainda agora lá fui ao site, naquela, de dar o benificio da dúvida e tentar perceber aquilo de novo. O certo é que não está a funcionar bem, e não percebo bem como aquilo funciona. Se não é simples/obvio, está a sentença dada.

Em certa medida é bom, o portuga tem que se mentalizar que o futuro são serviços de qualidade que são resultado de trabalho bem feito, ao invés de tentar faturar milhões com jogadas e afins.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou seja, ele quer fazer da Internet uma espécie de wiki?

Hmmmmm, não. A Internet é o fenómeno que é pela liberdade de conteúdo e pelo chassis leve e muito variado. Embora o sistema dele seja democrático, a internet prolifera num sistema de caos :biggrin:.

Bem, como já alguém disse, muita parra, pouca uva.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora