• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Criar Forum PHPbb (Como?)

38 mensagens neste tópico

Boas ppl.

tenho um forum PHPbb da forumer.com, mas o meu objectivo neste momento é eliminar esse forum e criar um de raíz onde possa alterar o que eu quiser, assim como aqui o forum do P@P.

Gostava de saber o que necessito para poder criar um forum, os meus objectivos iniciais são criar um forum simples nada de mexer em scripts (penso eu, mas se for necessário :P ), já tenho webserver e PHP instalado.

Quem me puder ajudar deixe aqui mensagem e pode ser que este se torne um bom Tópico para o ppl saber criar foruns cool's.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É só sacares a ultima versão do phpBB, extrair, criar uma base de dados no servidor MySQL e lançar o browser para para o index do forum e seguires os passos de instalação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já agora como crio uma base de dados no MySQL :oops: , tou a usar o Netserver aquele que me recomendaste noutro tópico.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma nota, vais alojar um forum no teu PC de casa? Tens que ter atenção á largura de banda, se tiveres muitas visitas no site pode ficar lento, mas mesmo muito lento.

Quanto ao MySQL, instalas o servidor e lanças o phpMyAdmin, aproveita para mudar a password do root e então crias uma nova base de dados que vai ser usada pelo phpBB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem é assim não vou usar o meu pc, mas estou a experimentar para aprender como se faz para depois saber mais ou menos como fazer num servidor.

ja cheguei á parte do PHPmyAdmin, já alterei a pass e tou agora a tentar descubrir o que fazer para criar uma nova base de dados :P.

Quanto á lagura de banda eu já sabia daí ser essa uma das razões por querer por num servidor, agora achar um servidor que aguente o que o Forum vai ter :P .

Só por curiosidade mais ou menos quantos MB ocupa um Forum do tipo o P@P no servidor?.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, então estás num bom caminho, criar uma BD é fácil, assim que entras no phpMyAdmin, tens possibilidade de o fazer, no lado direito tens um campo para escrever o nome da nova BD.

Os ficheiros ocupam muito pouco, a base de dados é que tem tendençia para crescer, para teres uma ideia, a BD do P@P neste momento ocupa 6Mb e pouco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem pensando que eu vou utilizar um servidor com 50 MB vai ocupar num instante :P , já que o ppl não tem dinheiro para servidores infinitos :shock: .

de qualquer forma já criei uma base de dados, dei-lhe um nome e agora o que faço clico no exportar, não ok, bem vou buscar o PHPbb depois ja aqui dou uma vista de olhos.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja agora,as bases de dados usados com php têm que extensao? .sql? tipi,eu posso criar um txt,criar uma tabela com linguagem sql e gravo .sql e já ´´e mysql e dá para php? essa parte não percebo.tipo,dei sql,(tirei a melhor nota da turma ehehehe lol) e vou continuar a dar este ano ainda. mas essa parte do mysql não percebo o que é,qual a diferença,tipo de ficheiros,etc.se alguem explicasse agradecia.

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre usar este host,

Features

- 100MB Webspace

- 300GB Traffic

- FTP

- PHP + MySQL

- no ads!

- absolutely free!

Abraço. :roll:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As bases de dados ficam ao critério do servidor, o PHP não mexe directamente com os ficheiros da base de dados, apenas o servidor MySQL faz isso da forma que ele achar melhor, não interessa para o programador.

A unica coisa que o PHP faz é executar as queries no servidor, os tais SELECT, INSERT, UPDATE, CREATE, etc..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Satanuke tudo bem, mas é que eu agora preciso de saber tenho aqui uma base de dados e tal com o nome Forum de Mu e tal, e agora n sei o que fazer mais, já tenho os ficheiros de PHPbb.

Agora que me falta ???

Exportar n da o botão n deixa :P .

Cumps. Overrun.

PS: haviam de haver uns Tutos na net para fazer Foruns, tornava tudo mais simples para noobs como eu :oops: 8) :twisted: .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum, como é que eu vou explicar, esses ficheiros que falas, os tais .sql. Não são mais do que instruções SQL escritas num ficheiro.

O PHP não necessita de ir buscar ficheiros nenhuns, pode executar os comandos SQL sozinho, o que ele pode fazer é agarrando no exemplo de restaurar um backup, criar a estrutura completa de uma BD, criar tabelas, inserir registos, etc, tudo através de um ficheiro .SQL que tem essas instruções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PS: haviam de haver uns Tutos na net para fazer Foruns, tornava tudo mais simples para noobs como eu :oops: 8) :twisted: .

Tenta ler o ReadMe que vem no pacote do phpBB que sacaste.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O PHP não necessita de ir buscar ficheiros nenhuns.

a base de dados é criada como e com quê?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A base de dados é criada com qualquer aplicação que se consiga ligar ao servidor MySQL e execute o comando "CREATE DATABASE <nome da db>". Neste caso, o phpMyAdmin é a nossa aplicação, mas podia ser outra qualquer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se já criaste a base de dados basta agora correres o index.php... ou então tens de mudar um ficheiro de configuração ou assim. Experimenta correr o index e se não der vai ao manual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Satanuke tudo bem, mas é que eu agora preciso de saber tenho aqui uma base de dados e tal com o nome Forum de Mu e tal, e agora n sei o que fazer mais, já tenho os ficheiros de PHPbb.

Agora que me falta ???

Exportar n da o botão n deixa :P .

Cumps. Overrun.

[offtopic] Jogas Mu ? :P:P:D [/offtopic]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é assim eu criei uma base de dados, mas não fiz mais nada, não criei tabelas nem cliquei no exportarm, porque não dá, so cliquei criar nova base de dados e pus um nome, vou tentar agora experimentar o index.php.

Cumps. and tanks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não tens de meter + nada. o objectivo é o forum criar as tabelas sozinho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
não tens de meter + nada. o objectivo é o forum criar as tabelas sozinho...

Exacto, tu agora tens que correr o index.php e ele vai-te correr o script de instalação que se encarrega de carregar as tabelas e configurar o forum. Depois se não me engano, terás que apagar as pastas "contrib" e "install" mas ele depois avisa-te disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deves ter mudado a estrutura das pastas? Esse ficheiro existe nessa localização? "\www\install\install.php"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora