• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Żubrówka

Diferença entre Programador e Engenheiro

31 mensagens neste tópico

Vivas pessoal!

As minhas perguntas são:

* o que é para vocês um programador?

* o que é para vocês um engenheiro (informático, claro)?

* quais são as diferenças entre eles?

Agradecia que todos dessem a sua resposta, mesmo que repetida, pois estou a recolher opiniões.. é mesmo muito importante para mim..

Cumps,

/Zubr

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um engenheiro é um programador com licenciatura

Piada do dia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deixa de ser uma opinião válida, só gostava que o Google acrescentasse a definição de ambos, de modo a se perceber porque é que na sua visão eles são praticamente iguais...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

* o que é para vocês um programador?

Alguém que escreve programas, sejam eles para computadores ou outros dispositivos.

* o que é para vocês um engenheiro (informático, claro)?

Alguém que sabe mais do que mera programação. Um Engenheiro Informático normalmente tem conhecimentos teóricos de engenharia e sabe resolver o mais variado tipo de problemas.

Normalmente sabe sobre engenharia de software, redes, hardware, sistemas operativos, bases de dados, linguagens de programação, teoria da computação, lógica, computação gráfica, entre outras áreas. Claro que isto depende de cada um, e também existe quem se especialize em determinadas áreas.

A maioria dos engenheiros informáticos trabalham como Engenheiros de Software, isto é, na arte de desenhar, implementar, depurar e manter software. Programação é apenas um bocadinho do que os Eng. de Software estão habilitados a fazer.

* quais são as diferenças entre eles?

Um engenheiro sabe um leque de técnicas que o permitem resolver problemas, entre elas a programação. Este também costuma ter mais conhecimentos teóricos sobre computação e programação.

Bom, pelo menos é isto que penso. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Não deixa de ser uma opinião válida, só gostava que o Google acrescentasse a definição de ambos, de modo a se perceber porque é que na sua visão eles são praticamente iguais...

Nem todas as opiniões, são válidas!

Ter o direito a ter e exprimir opinião, não faz com que a opinião seja válida.

Porque é que achas que é uma opinião válida?

Em primeiro ser programador, ter licenciatura, ter uma licenciatura em engenharia informática e ser engenheiro informático, são coisas distintas.

Podemos ser programadores e não ter licenciatura.

Podemos ter licenciatura (e ser, ou não programadores) e não ter sequer uma licenciatura em engenharia informática.

Ter licenciatura em engenharia informática e ser engenheiro, também não são a mesma coisa.

O que o Triton disse, já demonstra bem algumas das diferenças. Não acho necessário dizer muito mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um programador programa, um engenheiro engenheira.

Má explicação! A minha é melhor :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um engenheiro é um programador com licenciatura

Melhor ainda,

engenheiro é um programador especializado

just kidding

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A explicação dada pelo Triton está certíssima.

Foi a primeira coisa que o meu prof de programação disse no meu primeiro ano na faculdade xD

Um programador normalmente apenas aplica uma linguagem/tecnologia ás suas necessidades é o chamado API User.

Um engenheiro resolve os problemas da forma mais adequada, não se limitando a API existente mas criando as suas próprias.

Como um colega meu uma vez perguntou na aula ao prof de Estruturas de dados "Porque temos de saber implementar e como funcionam estas estruturas de dados se elas já vem implementas no Java?" ao que o prof respondeu "Vocês vem para aqui para serem engenheiros e não programadores, aprendem teoria e conceitos que depois podem aplicar a qualquer linguagem. Não aprendem linguagens de programação mas sim aprendem a programar."

Realmente agora olho para trás e vejo que é a pura verdade, dei Java mas na realidade o que dei foi POO aplicado ao Java, Redes em C, Estruturas de Dados, Bases de Dados, IA, Computação Grafica, sistemas distribuídos... Foi tudo trabalhado com a linguagem X ou Y mas sempre de forma teoria e conceptual que posso agora aplicar como e onde quiser

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é a diferença entre um avançado centro e um jogador de futebol?

A pergunta está avariada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E um licenciado em Ciências da Computação ? (que é o meu caso)

Para mim para já antes de mais nada quero esclareçer que não é por teres uma licenciatura que podes considerar superior a alguém sem licenciatura.

Engenheiro de Informatica, normalmente têm cadeiras de programação mas também de electronica.

Cientista da Computação, têm uma carga de matemática superior aos de Engenharia (´claro que n significa que por terem mais cadeiras de matemática são  melhores programadores mas é obvio que quem têm um raciocinio de matematica quer seja formado ou não

, superior está a frente para desenvolver soluções para problemas ou não se chamassem as maquinas Computers -> Computation Machines ).

Para mim devo dizer que ser engenheiro, programador (self taught), ou Cientista da computação é a mm "#$"#$, para se ser um bom programador é preciso programar, ter bom raciocinio lógico, e pelo menos algum saber de matematica ... e gosto por estar sempre a aprender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui o Sr. forcewill deixou-se levar pela emoção e apesar de ter razão no que diz fugiu á questão colocada  :D :D

No entanto penso ser uma questão de resposta muito simples. Tal como ja foi dito, um programador, licenciado ou não, trabalha numa área especifica da informática que é o desenvolvimento de software. Enquanto que um engenheiro informático, este sim tem a obrigação de ter uma licenciatura, engloba toda a área da informática sem aprofundar nenhuma área em especifico, falando no geral obviamente, cada engenheiro pode-se dedicar a uma área especifica qualquer. Se se dedicar á programação pode mesmo ser considerado programador!

Abraço force!

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"The term programmer can be used to refer to a software developer, software engineer, computer scientist, or software analyst. However, members of these professions typically possess other software engineering skills, beyond programming; for this reason, the term programmer is sometimes considered an insulting or derogatory oversimplification of these other professions. This has sparked much debate amongst developers, analysts, computer scientists, programmers, and outsiders who continue to be puzzled at the subtle differences in these occupations." - Wikipedia

Prontos a diferenca não é nenhuma entre programador e Engenheiro  :cheesygrin:

Craftsould vai mas é trabalhar !  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Forcewill, não são só os auto-didatas e os académicos que aprendem a programar, também há técnicos com formação formal, que também são programadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"The term programmer can be used to refer to a software developer, software engineer, computer scientist, or software analyst. However, members of these professions typically possess other software engineering skills, beyond programming; for this reason, the term programmer is sometimes considered an insulting or derogatory oversimplification of these other professions. This has sparked much debate amongst developers, analysts, computer scientists, programmers, and outsiders who continue to be puzzled at the subtle differences in these occupations." - Wikipedia

Prontos a diferenca não é nenhuma entre programador e Engenheiro  :cheesygrin:

Craftsould vai mas é trabalhar !  ;)

Primeiro lembra-te que só por estar na Wikipedia não significa que seja verdade. E depois se leres o texto com atenção, vês que não é a mesma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que se estão a confundir funções com títulos. Engenheiro Informático é o título dado a quem completa um curso de LEI e programador é aquele que desenvolve/idealiza/arquitecta/concebe software.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Forcewill, não são só os auto-didatas e os académicos que aprendem a programar, também há técnicos com formação formal, que também são programadores.

Exacto eu só estava a referir que entre um académico e um auto-didata o que interessa é o individuo em si e que muitas vezes o facto de ter ou nao ter licenciatura em x ou y é irrelevante e dai o comentário de que o programador é alguem que "brinca com as apis" e que só alguem do ambiente académico é que estuda/sabe o funcionamento de um computador ou algoritmia e estrutras de dados é um preconceito. O individuo em si é que conta. Isto vindo eu de um ambiente académico atenção ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Engenheiro Informático é o título dado a quem completa um curso de LEI

Isso não é um engenheiro, é um licenciado em engenharia. Para seres engenheiro tens que entrar para a ordem dos engenheiros...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não é um engenheiro, é um licenciado em engenharia. Para seres engenheiro tens que entrar para a ordem dos engenheiros...

E para tal, hoje em dia, tens que tirar mestrado.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em algumas Universidades quando acabas a LEI por exemplo, entra-se automaticamente para a Ordem dos Engenheiros.

Enquanto outros tem que fazer exames para entrar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em algumas Universidades quando acabas a LEI por exemplo, entra-se automaticamente para a Ordem dos Engenheiros.

Enquanto outros tem que fazer exames para entrar.

I see...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que essa questão de estar na ordem é relativa, e não era bem essa a dúvida que o utilizador que iniciou o tópico tinha. Sinceramente não estou a ver empresas de informática recusar emprego a alguém por não estar na ordem dos engenheiros, não digo que não tenha acontecido mas acho isso anormal...

Repentindo o que alguns utilizadores disseram, alguém que seja programador pode ser um Engenheiro Informático ou não. Alguém que seja Engenheiro Informático tem obrigatóriamente de ter formação em programação, mas pode não desempenhar/gostar de ser programador. Tenho inúmeros colegas que detestam programar e no entanto são óptimos DBAs, Administradores de Sistemas/Redes, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora