• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

msr

C# forms - cross platform

10 mensagens neste tópico

Olá,

Existe alguma boa alternativa ao Visual C# que permita fazer programas (do tipo "windows forms") que corram independentemente do SO? Pelo menos Win, Linux e Mac.

Encontrei o Mono Project mas ainda nao o experimentei (o IDE para windows pelo que dizem ainda é muito beta... aliás, alfa)

http://mono-project.com/Main_Page

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O C# corre sobre o .net framework.

Tudo o q compilares em .net corre numa plataforma q tenha o .net framework instalado.

Isto na realidade nem smp é assim tão fácil, pelo menos com o Mono consigo correr bem as aplicações consola, mas as aplicações windows n correm tão bem.

De qq maneira se fizeres as dlls o mais separadas possivel da apresentação, consegues fácilmente fazer uma aplicação com um front end próprio p cada sistema.

Como já referiste podes usar em windows o Visual C#, ou Visual Studio. No caso do mono tens o MonoDevelop q até dá para fazer umas aplicações gráficas engraçadas com GTK.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não tens problemas em mudar de linguagem de programação podes sempre usar Java,FoxPro etc.

O Java até tem uma grande vantagem, existem alguns IDE de graça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Se precisa mesmo que o programa corra em todos esses diferentes sistemas operativos, então provavelmente o caminho é Java.

Mas é claro, sempre há a possibilidade de desenvolver em .NET, e depois correr os programas em uma máquina virtual (com Windows) dentro do MAC e/ou do Linux... Depende apenas da capacidade do hardware que você tem, e dos requisitos da sua aplicação.

Cumprimentos,

Caio Proiete

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Explora o Mono, pode servir para o que queres e não precisas de fugir aquilo que já (suponho eu) conheces, .NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mono com o MonoDevelop é bom. Mas usa o Gtk# como toolkit, que a implementação de Winforms em Linux é meio ranhosa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E já agora estão a utilizar Mono+ModoDevelop em que distribuição?

Parece-me que o openSuse é a distro mais acarinhada. Neste momento uso o Ubuntu e pelas pesquisas que fiz é uma carga de trabalhos instalar tudo direitinho no mesmo. Não têm por aí algum tutorial maneirinho por onde se tenham seguido?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho o Ubuntu com o Mono e o MonoDevelop e foi mto simples de instalar.

Está tudo em: Applications -> Add/Remove...

Na pior das hipoteses tens q ir ao Synaptic, o q tb é pacifico.

Estás á vontade para dar uma vista de olhos no mono mm no teu ubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens razão. Já estava instalado até.

Tentei instalar pela consola, com o apt-get mas não consegui nao sei porque, depois no Synaptics é que vi que já estava instalado.

Ainda não tive muito tempo para experimentar, mas... a versão instalada era a 1.0 e pareceu-me ainda um bocado "light" comparando com o visual studio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, o MonoDevelop é mto inferior ao Visual Studio.

Tb n pode haver comparação, um é open source, o outro tem um investimento constante e brutal da microsoft.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora