• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Phear99

Linux Home Server

12 mensagens neste tópico

Quero partir para um novo projecto mas quero fazê-lo em beleza. Tenho em casa um Pentium S 133 Mhz, que o maior disco que viu na vida foi um de 2,5 GB e o melhor SO foi o Win98, que mesmo assim só entrou de empurrão  :thumbsup:

Agora quero reciclar esse mono, decidi transformá-lo num home server e quero saber se alguém me pode aconselhar. Preciso de decidir que SO usar (só decidi que quero linux).

Tem de ser um SO pequeno, que consiga trabalhar com poucos recursos (aquele processador não anda depressa). Quero que seja um NAS (vou-lhe meter um ou mais discos melhores, obviamente), mas queria que fosse ainda um servidor Apache, MySQL e PHP (logo o freeNAS não serve para o que eu quero). Estou neste momento a fazer download do freeBSD (não é linux mas é UNIX), mas se alguém tiver uma distribuição que sirva melhor os meus propósitos por favor partilhem essa informação. A ausência de GUI não me incomoda de forma alguma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A parte do apache, mysql e php recomendo o LAMP.

É uma solução p linux q tem precisamente apache, mysql e php. Dá uma olhadela pelo site, pode ser q tenha umas dicas sobre montar aquilo num sistema leve em linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A parte do apache, mysql e php recomendo o LAMP.

É uma solução p linux q tem precisamente apache, mysql e php. Dá uma olhadela pelo site, pode ser q tenha umas dicas sobre montar aquilo num sistema leve em linux.

Já o tenho montado no ubuntu e a funcionar correctamente. A minha dúvida não é essa. Eu quero é saber qual a melhor distribuição linux para o meu caso. Tem de funcionar com poucos recursos, ocupar pouco espaço, ser capaz de efectuar os serviços de um NAS, e ser um servidor com os referidos serviços do LAMPP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Recomendo Arch ou Gentoo.

Se queres optimizar a máquina ao máximo, Gentoo, sem dúvida mas isso implica ler bastante a documentação para afinar a máquina como deve ser e exige um pouco de manutenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres optimizar a máquina ao máximo, Gentoo, sem dúvida mas isso implica ler bastante a documentação para afinar a máquina como deve ser e exige um pouco de manutenção.

Como assim um pouco de manutenção? Manipulação do hardware?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esquece o gentoo. Esse processador é demasiado lento. A não ser que queiras estar horas e horas e muitas horas a compilar coisas... É preferível arch. Eu mesmo com um P IV 1.5 Ghz achei gentoo demasiado demorado nas compilações e afins portanto nesse pc deve ser um tédio até teres isso pronto, fora as actualizações que queiras vir a fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo o site do arch, o processador é demasiado antigo. Tem de ser geração i686 ou mais recente. Eles recomendam Pentium II ou superior. Preciso de uma coisa mais leve  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esquece o gentoo. Esse processador é demasiado lento. A não ser que queiras estar horas e horas e muitas horas a compilar coisas... É preferível arch. Eu mesmo com um P IV 1.5 Ghz achei gentoo demasiado demorado nas compilações e afins portanto nesse pc deve ser um tédio até teres isso pronto, fora as actualizações que queiras vir a fazer.

Tendo em conta que é para ser um servidor onde o Phear99 disse que nem precisava de interface, não o estou a ver a instalar grandes pacotes que precisem de bastante tempo para compilar. E além do mais, será uma cena única que faz uma vez, configura uma vez e fica a correr. Depois é uma questão de actualizar a máquina... Pode ser lento nestas circunstâncias mas talvez não faça muita diferença se for de vez em quando...

Respondendo à tua pergunta Phear99, não, não me referia a manutenção de hardware. Mas aquilo é uma distro que se queres tê-la mesmo optimizada, dá trabalho. Tens montes de pormenores para configurar, só isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gosto do Debian, mas se gostas de experimentar porque não um *BSD, como o FreeBSD ou o OpenBSD? Segundo algumas pessoas são mais seguros e menos bloated que o Linux.

Pode sempre fazer cross compiling (foi o que eu fiz para instalar o LinuxFromScratch num P3), mas não sei se é fácil de fazê-lo em Gentoo ou não.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe uma Distribuição específica para NAS tal como o FreeNAS, é o OpenFiler, este último baseado em linux enquanto freeNas baseado em BSD, mas penso que com essa máquina não será fácil arranjar alguma coisa que se porte bem, penso que openfiler tem requisitos minimos superiores ao freeNas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora