• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

elcsat

ler ficheiros aleatorios de directorio

8 mensagens neste tópico

ola, queria apenas ler um ficheiro de um directorio de forma aleatoria e nao ta a ler todos, porque se for ler todos eu sei fazer isso

conheço a classe # dir

e funçoes:

# closedir

# opendir

# readdir

# rewinddir

# scandir

eu queria ler apenas um ficheiro de forma aleatoria é possivel.

cumps

:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

Fazes a lista das pastas para um array e usas o array_shift para "baralhar o deck", e no fim escolhes a 1ª da lista para abrir..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então fazes a lista de ficheiros para um array e com a função mt_srand escolhes uma chave de array à sorte e obténs um nome de um ficheiro, o qual podes abrir. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja resolvi isso fica uma soluçao muito pesada para o que pretendo fazer.

obrigado.

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não queres indicar a solução que usaste elcsat? Fiquei curioso, porque pensava que a maneira que o Scorch tinha indicado era a mais leve e simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que desenvolvi é para um sistema de destaques.

e eu ao acrescentar o destaque, é criado um ficheiro estatico que é guardado no disco.

e em vez de andar a tentar ler aleatoriamente 20 destaques e terem que ser confirmados e verificados.

faço um select distinct id from minha_tabela wehere nat IN ('2','3','6','8',... isto permite eu saber os id a chamar e depois faço um include da cada ficheiro com aquele id se existir.

acho que é melhor usar um comando mysql do que andar a fazer pesquisas e mais pesquisas no disco

agradeço pelas ajudas.

cumps  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

elcsat,

Se nos tivesses indicado que esses ficheiros estavam listados na base de dados, certamente as respostas que receberias seriam outras mais adequadas :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os daods tao em base de dados, mas no disco existe um estatico desses ficheiros dos quais eu pretendo carregar.

faço um select a chave e depois carrego essa chave para a pagina.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora