• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vasco16

Que tipo de BD usar..

9 mensagens neste tópico

Boas pessoal, tenho uma duvida que é a seguinte:

Tenho de fazer uma aplicação em VB.net mas esta aplicação tem de guardar dados, até aqui tudo bem.

O problema é que esta aplicação vai ser usada numa especie de rede, ou seja a empresa tem 4 postos de trabalho (em localidades diferentes) e a susposta BD vai ficar num servidor num desses postos de trabalho.

Gostava de saber qual seria a melhor Base de dados para guardar os dados que vao ser registados na aplicação VB.NET, estou um pouco mais á vontade com VB.net e access mas tenho ideia que acho que nao dá para trabalhar em 4 lugares diferentes, acho que se a BD estiver aberta uma vez a outra que tentarem entrar ja nao vai dar.

Quem diz Base de dados, acho que um simples ficheiro txt tambem resolviria o problema.

Que me dizem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que deve pensar em usar outro tipo de base de dados, nomeadamente SQL, embora também possas fazer isso usando o Access.

O SQL oferece uma melhor segurança, performance e estabilidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que deve pensar em usar outro tipo de base de dados, nomeadamente SQL, embora também possas fazer isso usando o Access.

O SQL oferece uma melhor segurança, performance e estabilidade.

Como ainda nunca usei SQL como BD só como instruções acho que vou optar por esta via, é necessário programas externos? é que a empresa nao está disposta a dispensar fundos. No caso no access sempre têm as licenças do office.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes utilizar o SQL Express (que é gratuito)

Mas é como te disse, se a informação não for critica, podes também utilizar o Access.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes utilizar o SQL Express (que é gratuito)

Mas é como te disse, se não for muita informação, podes também utilizar o Access.

Depende do que tu chamas muita informação.. esta aplicação vai ter certa de 4 a 5 registos diários. O meu problema, neste caso duvida é se não vou ter problemas em ter a base de dados no servidor e funcionar em todos os "clientes (interface vb)".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

4 ou 5 registos diários não é nada! :thumbsup:

Mas em relação à tua dúvida a resposta é não. Podes ter até 255 utilizadores em simultâneo a manipular dados sem qualquer problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

4 ou 5 registos diários não é nada! :thumbsup:

Mas em relação à tua dúvida a resposta é não. Podes ter até 255 utilizadores em simultâneo a manipular dados sem qualquer problema.

Ok, muito obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião o MySQL é uma excelente alternativa ao SQL Express. O MySQL também tem dll's para vb.net, é bastante bom a funcionar em rede e bastante rápido. Além disso a instalação no servidor é bastante simples e a possibilidade de instalar o MySQL como serviço é sempre bem vinda.

Além disso pode ser sempre usada uma base de dados de um alojamento web, permitindo o acesso fora da rede da empresa.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Oracle tb tem uma versão express, ainda n conheço ao certo as limitações pq só há pouco tempo comecei a mexer em bds oracle.

No entanto vale smp a pena dar tb uma vista de olhos pela solução gratuita da oracle.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora