• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

resinba

Python para crianças (e não só)

31 mensagens neste tópico

Boas a todos.

Abri este tópico porque tenho andado na net há procura de informação sobre programação para pessoal que esteja a entrar na pré-adolescência, pois tenho cá em casa um rebento de 11 anos que tem passado as ferias agarrado ao portátil, e como tal tenho estado a alicia-lo a entrar no mundo da programação, situação que veio a acontecer. O problema estava em arranjar algo que desse para ele, depois de muito navegar na net achei isto:

http://www.briggs.net.nz/log/writing/snake-wrangling-for-kids/

Como a minha criança não está muito há vontade com o inglês propus-lhe fazer a tradução do dito livro.

os 10 capítulos já estão traduzidos faltando-me traduzir os apêndices, tarefa que já começei.

Agora gostaria de saber se há pessoal interessado em ler o livro para corrigir possíveis arestas vivas que lá (de certeza) existam. Em caso afirmativo onde disponibilizo a informação?

Posso informar, que para quem se esteja a iniciar no mundo da programação, e mais precisamente no Python, não está nada mau, até pelo contrario.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tenho a dizer mais duas coisas, o documento está feito em OpenOffice, espero que não seja problema, se for eu converto, onde disponibilizo o texto, esse é o problema!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tenho a dizer mais duas coisas, o documento está feito em OpenOffice, espero que não seja problema, se for eu converto, onde disponibilizo o texto, esse é o problema!

Manda vir, mas não esperes que leia isto em dois dias :thumbsup:

Podes colocar aqui o link para o livro, depois de revisto acho que o podias enviar para os autores originais para o colocarem no Google Code.

Também queria um pai que me incentivasse para programar :down:

Lol.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também queria um pai que me incentivasse para programar :down:

O teu diz-te: "Vai mas é acartar baldes!" ? :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui fica o link para o box.net.

http://www.box.net/shared/vig2rhxe64

Digam depois se conseguem sacar, e depois, façam lá uma leitura no dito livro.

Falta-me mais duas partes, esta é a python1 (que engloba os 10 capítulos), depois virá o python3 (que engloba os apêndices, e toda aparte final do livro), por fim virá o python2 (que engloba a capa e o índice).

Sem mais, fico há espera de um 'feedback' de preferência construtivo.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só ainda dei uma olhadela na diagonal ( mas fica já aqui a correcção, na página 15 acho que "sting" está mal escrito, não seria "string" )....

Ainda não li com atenção, mas pareceu bem esclarecedor....

cumps  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não colocas isso no Google Docs? É mais fácil de ler e de editares :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não deixar no formato original (LaTeX) e pegar nisso a partir daí? O output será bastante melhor, e é mais fácil de editar :thumbsup:

Gostei da iniciativa, se for precisa ajuda, estou disposto a dá-la :)

Uma coisa: "Nem todas as cobras te iram apertar" <-- "irão". Convém passar aí uma correcçãozita.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, tirando alguns erros, está bem. E existem ali noções que são apresentadas logo no início que acho que são demasiado complexas para serem apresentadas a quem começou a aprender a programar e ainda por cima, não tem grandes conhecimentos. :)

EDIT

E já agora, existe uma versão em brasileiro... Agora o que acham que é mais fácil? Traduzir inglês ou brasileiro? :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem erros devem haver até bastantes, pois faço as conversões quando  venho no comboio, e assim é 1:45 sempre a dar, depois passo o corrector e está a andar. Por isso pedi ao pessoal para dar uma vista de olhos, às "broncas" que deve ter. Desculpem o trabalho mas chega uma altura que não tenho paciência para mais. A passagem em relação ao original está a quase há palavra.

A tradução em brasileiro era para estar pronta dentro  de duas semanas. pois estive no  decorrer desta semana a falar com a pessoa  que esteve a fazer a tradução. Por isso é que tenho estado eu fazer a tradução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:)

De qualquer modo, penso que seria mais vantajoso deixarmos o projecto na linguagem que estava, ou seja, em LaTeX. É só uma opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:thumbsup:

De qualquer modo, penso que seria mais vantajoso deixarmos o projecto na linguagem que estava, ou seja, em LaTeX. É só uma opinião.

x2

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma duvida, o que é LaTeX???

É um conjunto de macros para o TeX, que é um programa da área da tipografia.

É uma linguagem de markup de documentos, basicamente. (Vê na wiki para saberes mais)

Como o swfk original já se encontra neste formato, penso que será mais fácil manter o formato e fazer apenas a tradução.

Mesmo que o formato original não fosse este, LaTeX é sempre melhor do que fazer um documento deste tamanho em Office ou outros que tais.

Dá uma olhadela no software, e depois diz o que achas resinba :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O melhor mesmo provavelmente é o TeXLive (que traz tudo e mais alguma coisa (full-install de quase 2GB)) mas quando estava no windows cheguei a usar o MikTeX e não tive problemas.

Qualquer uma deve chegar... Mas pode demorar algum tempo até te habituares a isso :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem eu tentei a serio que tentei. a unica versão do TeX que consegui por a funcionar foi no Ubuntu. neste caso foi o Texmaker.

a versão Tex do livro não achei... estou a começar a esmurecer.

Vou-me manter com o openoffice.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Resinba,

O autor está a alojar o livro no Google Code, por isso podes o código fonte em LaTeX.

No ubuntu penso que seria apt-get install texlive (e provavelmente serias confrontado com uma lista de pacotes). De qualquer modo, desde que o projecto continue, tudo bem :thumbsup:

Se tiveres algum problema ou quiseres ajuda para ver isso do LaTeX, diz qualquer coisa (ou aparece no IRC).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá quanto ao latex desisti. Tenho muito em que pensar... e pelo menos por agora não me compensa trabalhar nessa coisa... o que posso dizer é que de momento tenho  a tradução pronta só me falta limar umas arestas... mas isso tem a ver com a paginação, mas primeiro tem que avançar a correcção.

Dentro de pouco  tempo vou postar o livro e se alguém o quiser por em latex (ser for possível) é a varrer, e não se esqueçam de mim

Bem aqui fica uma alteração... em baixo está o link do livro, falta acertar as paginas e pouco mais.

http://www.box.net/shared/dsy114vuoq

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora