• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fnds

Votação - Concurso Projectos de Programação - 4ª Edição

Votem nos vossos projectos preferidos!   75 membros votaram

1. 1. Votem nos vossos projectos preferidos!

• QATDB - Query-Able Text DataBase
      0
    • MovieArch
      0
    • TweetaPorSMS.com
      0
    • RCG Contas
      0

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

31 mensagens neste tópico

Concurso de Projectos de Programação P@P

4ª Edição - Software Proprietário

Aqui fica a lista dos 4 finalistas da 4ª edição do nosso concurso de projectos de programação

(Clica no nome do projecto para ver o tópico de apresentação do projecto no fórum.)

QATDB - Query-Able Text DataBase

Nome do responsável: Sérgio Ribeiro (ribeiro55)

Descrição: A biblioteca QATDB é um motor de armazenamento para as operações básicas que utiliza ficheiros de texto.

Funciona sobre a filosofia Tabelas<>Colunas e as consultas são feitas com Query Language (QATLANG) semelhantes a SQL.

Está capaz de devolver dados em 4 tipos de dados distintos, incluíndo DataTable para utilização directa em DataSources.

As bases de dados são ficheiros, facilmente transportáveis, encriptados e protegidos por user/pass.

O motor é suficientemente rápido para operações básicas. Está capaz de executar para cima de 1400 instrucções por segundo

Suporta parâmetros, semelhantes aos parâmetros de SQL.

Suporta scripts, escritos numa síntaxe própria (QATScript).

Sem necessidade de estipular datatypes. Detecta automáticamente números e datas, e opera com eles.

Motor de base de dados ideal para pequenas aplicações .NET cujas necessidades de armazenamento sejam mínimas ou ligeiramente volumosas.

Não precisa de nada instalado. Apenas, no projecto, uma referência à biblioteca.

Linguagem utilizada: VB.NET

Sistema Operativo Alvo: Windows

Dependências e/ou instruções adicionais: .NET Framework 3.5

[ Download ]

MovieArch

Nome do responsável: Andre Filipe Silva Ferreira (drake101)

Descrição: MovieArch é um organizador de filmes pessoal, podendo descarregar a informação referente a cada filme através do site IMDB.com, assim como o poster através do Google.com, ver o trailer através do youtube.com e até fazer o download da legenda correspondente.

Linguagem utilizada: VB.Net/C#

Sistema Operativo Alvo: Windows

[ Download ]

TweetaPorSMS.com

Nome do responsável: Cristóvão Morgado

Descrição: Gateway SMS / Twitter

Este software permite a um utilizador que se registe via web site, enviar os seus tweets pelo seu telemóvel enviando SMS para os números

disponíbilizados.

É composto por uma aplicação Web onde os utilizadores se registam e um aplication server que gere a recepção/Envio dos SMS, interacção com o Twitter via REST e sincronização dos Utilizadores do site via WS-SOAP

Permite ainda receber no telemóvel os tweets de quem seguimos, menções e mensagens directas.

Linguagem utilizada: C# / Javascript / CSS / HTML / ASP.NET MVC / T-SQL

Sistema Operativo Alvo: Windows 2003 Server + IIS 6 no Web Server e Windows 7 No Aplication Server

Dependências e/ou instruções adicionais: SQL 2008 Express + .NET 3.5SP1

[ WebApp ]

RCG Contas

Nome do responsável: Rui Carlos Gonçalves

Descrição: Descrição do projecto: Aplicação que procura facilitar a emissão de recibos/facturas. Essencialmente permite introduzir uma lista de produtos adquiridos em determinadas datas, e calcula os totais de cada dia, e os totais de cada produto. Uma simples folha de cálculo permitiria fazer o mesmo, mas esta aplicação tem a vantagem de mover o cursor automaticamente entre os vários campos de dados, de modo a tornar mais rápida a introdução de dados.

Linguagem utilizada: Java

Sistema Operativo Alvo: Java Runtime Environment (JRE) 5.0 (ou superior)

Dependências e/ou instruções adicionais: Java Runtime Environment (JRE) 5.0 (ou superior)

[ Download ]

Votem nos vossos preferidos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção: só foram escolhidos 4 trabalhos, e não 5, porque os outros projectos apresentados não cumpriam o regulamento ou não tinham qualidade minima para o concurso.

De acordo com o regulamento do concurso, a organização decidiu não os incluir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Votei no QATDB porque é muito útil, para utilizar-mos em pequenos projectos que necessitem de uma base de dados, mas que um dos principais objectivos do programa é correr em todos os computadores com Windows e a .NET Framework.

Votei também no MovieArch que é muito útil, apesar de eu não ter muitos vídeos no computador. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Votei no tweetaporsms :)

embora não seja grande utilizador do twitter gostei do projecto :thumbsup:

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, vamos lá a umas pequenas análises:

QATDB

Já tinha utilizado o QATDB e acompanhei uma pequena "fatia" do seu progresso. Não testei todas as suas funcionalidades, mas gostei bastante da simplicidade de utilização: basta adicionar a referência à biblioteca. De resto, cumpre bem o seu papel, e já o utilizei para uma pequena aplicação, que entretanto ficou parada.

Fiquei contente por ver uma evolução notável da aplicação: nas primeiras versões tinha um pequeno programa, no entanto bastante sólido, em que podia fazer as minhas tarefas; hoje, vejo um programa que me permite fazer não só as minhas tarefas, mas também permite automatizá-las, a título de exemplo, QAT Script, criação facilitada de tabelas, etc. Concluindo: uma aplicação que faz o que promete de forma fácil e rápida, e praticamente com configuração zero (sem necessidade de configurar aqui e  acolá).

MovieArch

Acompanhei também um pouco do desenvolvimento desta aplicação. Também notei bastantes alterações e melhorias no MovieArch desde as primeiras versões. Também não sou grande fã de ter filmes no PC, (até porque o disco não dá para muito) mas não me impediu de testar a aplicação.

A adição de filmes é intuitiva, e a integração do IMDB/Google permite automatizar as tarefas de ir buscar as capas e informações dos filmes. A navegação por capas de filmes também está muito boa. É ainda possível manter registo dos filmes vistos ou não vistos, e o sistema de procura está de parabéns: funciona com o principio "find as you type" e permite procurar não só nos títulos de filmes, mas como noutros campos.

A única coisa que não gostei foi da interface, por não ser fã de cores escuras, embora isso seja pessoal. Não cheguei a testar o sistema de skins, nem o download das legendas, mas são bastante promissores. Não sei como anda o "mercado" de aplicações deste género, mas se me pedissem uma aplicação com este fim, o MovieArch seria uma recomendação certamente.

TweetaPorSMS.com

Confesso que não gosto do Twitter (acho que é uma aplicação (o Twitter em si) muito mal aproveitada), mas ainda assim resolvi testar com uma conta que tenho, quando me deu na cabeça testar o serviço.

Registei-me no serviço de modo simples, e recebi um mail de confirmação quase instantaneamente. O serviço funciona bem no envio de tweets. Inicialmente fiquei um pouco confuso ao tentar receber algumas respostas, mas após contacto com o autor, percebi que era necessário activar os tarifários (o qual não consegui testar porque não tinha nenhum).

A nível de interacção com o utilizador, o website tem um design agradável, moderno e intuitivo. O painel de configuração está simples, arriscaria dizer que até demasiado: poderiam ser adicionadas algumas informações/estatísticas, como número de tweets enviados, recomendar a amigos, etc. Adicionalmente, poderia ser possível activar/desactivar a mensagem promocional dos serviço no painel de configuração.

Sem muito mais a dizer, é uma aplicação que deve ter dado trabalho, e sobretudo manutenção. Só para finalizar, agradeço ao TheSaintr (Cristovão Morgado) pela ajuda dada ao esclarecer-me melhor do modo de funcionamento do serviço.

RCG Contas

É uma aplicação simples. Adicionei alguns produtos sem dificuldades, e guardei o ficheiro. Como seria de esperar, a listagem de produtos comprados também aparece correctamente. A funcionalidade de imprimir também está interessante. Sugestões: adicionar possibilidade de descontos e taxas (IVA, etc), não permitir a introdução de 0 produtos (pelo menos na minha opinião, não faz sentido) e agrupar produtos iguais (ex: compramos 3 'laranjas', quando formos adicionar mais tarde 'laranjas', essa nova quantidade podia ser "agrupada" com a entrada já existente na lista).

Resumindo: uma aplicação bastante simples e útil para pequenas vendas.

Quanto a votos: votei no QATDB e no MovieArch. Este mês embora tivéssemos menos aplicações que o habitual, foi difícil escolher os votos. A todos, obrigado pela vossa participação no concurso, e continuem a desenvolver bom software com o apresentado por vós neste concurso. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol 2 pessoas com ambas 1 msgs( a sua 1a msg) votaram no mesmo e ate puseram um smile. what are the odds? :D

edit: ja agora deixo aqui um artigo elucidativo:

Artigo VII

(Júri)

Após entrega dos trabalhos, estes serão submetidos a uma pré-selecção interna, na qual participarão os membros

do staff da comunidade portugal-a-programar.org (i.e. administradores, moderadores, e líderes de equipas). Desta

selecção sairão 5 projectos, que serão então submetidos a uma votação pública, acessível a todo e qualquer

membro registado da comunidade, desde que tenha um mínimo de 20 mensagens no fórum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol 2 pessoas com ambas 1 msgs( a sua 1a msg) votaram no mesmo e ate puseram um smile. what are the odds? :D

edit: ja agora deixo aqui um artigo elucidativo:

Artigo VII

(Júri)

Após entrega dos trabalhos, estes serão submetidos a uma pré-selecção interna, na qual participarão os membros

do staff da comunidade portugal-a-programar.org (i.e. administradores, moderadores, e líderes de equipas). Desta

selecção sairão 5 projectos, que serão então submetidos a uma votação pública, acessível a todo e qualquer

membro registado da comunidade, desde que tenha um mínimo de 20 mensagens no fórum.

Calma ... isso é resolvido antes da votação acabar :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, é verdade, no regulamento está isso bem explicito, mas a votação não pode (penso eu) restringir os votos. Tal como o jpaulino disse, a situação irá verificar-se no final da votação, após encerramento da mesma.

Por favor, leiam o regulamento do concurso antes de votar, pois há alguns pontos (como o de ter 20 mensagens no mínimo) que devem ser respeitados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vá, vá... ao menos tentaram. Até foram ao detalhe de um misspell.

Não te preocupes que a malta por detrás do forum já provou por mais que uma vez que não anda a brincar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por favor, queiram aguardar enquanto se trata da situação dos votos que não cumprem o regulamento. Embora a votação final já tenha saído, temos de averiguar a situação. Mais tarde, será anunciado oficialmente o nosso vencedor! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os nossos parabéns para o ribeiro55, grande vencedor desta edição do concurso, com a aplicação QATDB!

A todos os que participaram, obrigado pelo esforço e continuem a desenvolver os vosso projectos! ;) Não se esqueçam que irá decorrer o concurso de software livre, esperamos boas participações por lá. Estejam atentos ao calendário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que importa é a iniciativa, o espírito e o enriquecimento da comunidade.

Quem ganhou ou perdeu é secundário...

De qualquer maneira, muito obrigado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.