• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

whee_man

Level shifing - IC

3 mensagens neste tópico

Boas,

Tenho uma dspic30f e queria fazer a aquisição do sinal de rede eléctrica (tensão e frequência até ao 40º harmónico - 2000kHz).

Tenho um equipamento me dá uma representação do sinal  da rede entre +/-10V, e o que eu precisava de circuito integrado ou de um circuito o mais simples possível, que me convertesse o sinal dado para 0V a +5V para aquisição com o adc da dspic.

Cumprimentos

AP

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas whee_man

Tens aí um certo problema, queres simplicidade, e os teus objectivos não são propriamente fáceis. Pois se tivesses um sinal positivo um "regulador de tensão" chegava-te perfeitamente, mas tens um equipamento que te dá tensão negativa também.Podes tentar utilizar dois reguladores de tensão, um que te limite a tensão negativa a -5V e outro que te limite a tensão positiva a +5V. Mas mesmo assim continuas com o mesmo problema, terias de fazer com o nível médio do sinal se situa-se nos 2.5V (introduzindo uma tensão DC) e fazendo com que a sua amplitude máxima de variação seja de 2.5V. Não existem soluções mágicas e simples...como a maior parte das pessoas procura......infelizmente.....

A aquisição utilizando o dspic30f até é interessante de fazer....

Eu se tivesse mais tempo debruçava-me mais especificamente na resolução deste problema, vai postando as tuas evoluções pode ser que surja alguma ajuda.

Sem mais,

Pessanha24

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso estar a dizer uma grande galinhada, mas aqui vai.

Na realidade tens um diferencial de tensão de 20V (10-(-10)=20) com um divisor de tensão simples, consegues passar para um diferencial de tensão de 5V, o seja o teu sinal passaria a varia entre os -2,5V e +2,5V. Ou entre 0V e 5V, é uma questão de referência, se referenciais aos 0V mas se medires nos terminais (se poderes).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora