• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cheires

Apache2 character encoding

4 mensagens neste tópico

Olá a todos, tenho um servidor Apache2 onde tenho um problema que por mais que tente não consido resolver.

Escrevo o ficheiro index.html com acentos usando o charset ISO-8859-1.

Mas quando vou abrir esse index num browser, aparece sempre os caracteres com acentos com aqueles caracteres marados.

Se o browser estiver a usar o CharSet ISO-8859-1 e se mudar para UTF-8 aparece tudo normal. E vice versa.

No apache2 estou a usar o defaultcharset ISO-8859-1.

Alguém sabe como resolver este problema?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vê qual é o encoding que estás a usar no ficheiro index.html, atenção que me estou a referir ao encoding do ficheiro físico e não ao que o o Apache despacha para o browser.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei ao certo, mas acho que estou a usar o ISO-8859-1, pois acedo por ssh à maquina do servidor. os index.html são sempre cirados por ssh.

Mas ao editar os indexes os acentos aparecem bem apenas no browser é que aparecem erros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não sabes, o primeiro passo é garantir que os ficheiros estão no encoding correcto.

O acesso por ssh nada tem a ver com isso. Usa um editor que te permita ver o encoding do ficheiro e se detectares que o mesmo não está correcto converte-o. Tipicamente os editores que permitem ver o encoding também suportam a conversão entre encodings.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora