• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Definições de uma aplicação

16 mensagens neste tópico

Boas pessoal a muito que ando curioso de como criar uma janela de defiiçoes nas minhas aplicações, por exemplo se eu quiser definir a a taxa de iva na minha aplicação como posso fazer? alguem sabe um tuturial para começar? 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma janela de definições?

Adicionas simplesmente outro form, a servir de "janela de definições" onde é possível afectar "variáveis de níveis globais" (como por exemplo as My.Settings).

E aí tens as definições da aplicação...

Ou referes-te a outra coisa ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas por exemplo, uma variavel so é definida em runtime correcto, eu queria algo que ficasse gravado, entendes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas por exemplo, uma variavel so é definida em runtime correcto, eu queria algo que ficasse gravado, entendes?

My.Settings permite gravar variáveis num ficheiro XML de uma forma simples. Depois, podes utilizar como quiseres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

My.Settings permite gravar variáveis num ficheiro XML de uma forma simples. Depois, podes utilizar como quiseres.

Ja tive a tentar por intuição mas nao consegui podes indicarme um toturial?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal ao tentar criar as tais definições, derepente comçei a ter este cenario

Error	1	'Settings' is ambiguous between declarations in Modules 'Gestão_de_Alugueres.My.MySettingsProperty' and 'Gestão_de_Alugueres.My.MySettingsProperty'.	C:\Users\Luis\Documents\Visual Studio 2008\Projects\Gestão de Alugueres\Gestão de Alugueres\Marcações.vb	31	55	Gestão de Alugueres

E como este tenho mais 30 e tal erros :S como resolvo isto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok tudo resolvido ;)

Obrigado a todos, o link do codeproject foi muito util :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou ver, entretanto surgio um problema no formulario de definiçoes estou a colocar isto

Private Sub definicoes_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        CheckBox_AvisosSIMnao.CheckState = My.Settings.Marcacoes_avisos_sim_nao.ToString
        NumericUpDown1.Value = My.Settings.Marcacoes_Contagem.ToString
    End Sub

para resgatar os valores que as variaveis tem, mas nao funciona qual e o problema, mas se eu as editar esta a funcionar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente ainda somos meros humanos que só usamos uma percentagem bastante pequena do cérebro, impossibilitando a prática de adivinhar os problemas sem nos apresentarem uma mensagem de erro. Frases como "não funciona qual é o problema", não ajudam em nada à resolução do mesmo.

Mas talvez uma leitura atenta à mensagem de erro te faça perceber onde está o mesmo. E eu, como mera criatura alienígena, posso te dizer que estás a tentar usar um método como se fosse um tipo. Que suponho que seja praticamente o que a mensagem de erro te dirá.

Agora puxa um bocadinho pelo teu cérebro porque julgo que acabei de te dar a resposta.

Mas também existe a possibilidade de eu estar redondamente errado... We're only human, right?

Já agora, não faço ideia o que estou para aqui a dizer  :idiot2:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A menos que tenhas o Option Strict ON, a borrada seria automáticamente convertida se:

[*]My.Settings.Marcacoes_avisos_sim_nao contiver o valor "1" ou "0"

[*]My.Settings.Marcacoes_Contagem contiver uma string de onde se possa sacar um número

As settings têm datatypes e como tal deverias usá-los.

O para a checkbox deveria ser Boolean (e deverias usar "Checked". O State apanha de uma Enum que por acaso (ou de propósito) coincide 1 para checked e 0 para unchecked)

E para o numericupdown deveria ser Decimal, ou um tipo numérico qualquer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MAs eu uso esses tais datatypes, neste caso boolean para a variavel da checkbox e integer para numericupdown....

edit: alterando de checkstate para checked resolveu ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então para que os passas para string?

Continuas a não ser específico em relação ao erro que te é devolvido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então para que os passas para string?

Continuas a não ser específico em relação ao erro que te é devolvido.

Não me era devolvido erro nenhum simplesmente ele nao carregava os controlos, mas o problema era mesmo o checkstate, alterando para checked resolveu os dois problemas, porque como na primeira linha nao estava bem ele nao fazia a segunda. ta o problema resolvido

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora