• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

phyxsius

controlo de aquario ajuda

6 mensagens neste tópico

Controlo de aquário:

Material necessário:

Bomba de entrada

Bomba de saída

Sensor de nível de agua.

Válvula solenóide

Bomba de Ar

Ozonizador

Updates prováveis

Ventoinhas

Termostato

Sensor de temperatura

Sonda de PH

Sonda ORP

Iluminação 1

Iluminação 2

(iluminação para já esta a funcionar com temporizadores de 220V)

Ideia Básica:

Ideia é controlar o as trocas de agua do aquário automaticamente (diariamente retirar cerca de 2 litros de agua e repor assim).

Durante a noite fechar a válvula solenóide, para parar a injecção de Co2 e ligar a bomba de ar para melhor oxigenação.

Durante cerca de 2 horas por dia ligar o ozonizador.

Updates:

Sonda de Ph devera controlar a injecção de Co2 através da activação/desactivação da válvula solenóide .

Sonda de ORP devera controlar a activação do ozonizador mediante os dados lidos na sonda.

Termostato devera controlar a temperatura do aquário através da activação/desactivação das ventoinhas.

Problemas:

Aquisição do autómato, tenho formação da OMRON mas já lá vão 5 anos.

Problemas na escolha de sensores de nível de agua, estou fora do assunto tenho pouco conhecimento sobre sensores.

Dados Obtidos ate agora

Material da OMRON:

Gostaria de obter informações (disponibilidade/preço) sobre: PLC ZEN V2 mais precisamente:

ZEN Kit:

ZEN-10C1AR-A-V2    -  ZEN-KIT02EV4.1  -  224,00 € + IVA

ZEN-10C1DR-D-V2    -            //

CPU Units:

ZEN-20C1AR-A-V2  -  153,00 € + IVA

ZEN-20C1DR-D-V2  -    153,00 € + IVA

Expansion I/O Units

ZEN-8E1AR  -  62,00 € + IVA     

ZEN-8E1DR  -  62,00 € + IVA

Power Supply

ZEN-PA03024  - 68,00 € + IVA

Support Software

Connecting Cable  - ZEN-CIF01 -  77,00 € + IVA

Material Siemens:

Ainda não tenho nada de preços para comparar a OMRON.

Que ideias e ajudas me poderiam dar neste projecto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tentei programar 1 vez o ZEN e desisti, programava diáriamente LOGO da Siemens (é o equivalente ao ZEN) e não consegui fazer o mesmo que fazia nos Logo.

Não conheço as ref. da Omrom e os preços apresentados parecem-me caros (quando comparados com Siemens) mas um preço só é útil quando associado a um desconto.

Como não estou muito familiarizado com as ref. Omrom (e não estou muito interessado em aprofundar os conhecimento), se disseres especificamente o nº e tipo de entradas e saídas é mais fácil ajudar.

Se quiseres escolher o autómato podes fazer download do catálogo ST70 (automação) em http://www.automation.siemens.com/infocenter/order_form.aspx?nodeKey=key_517071〈=en

Relativamente aos sensores de nível de água, tenho usado varetas simples imersas em água, ligo os 24V directamente à bobina de um relé do outro lado ligo a uma vareta imersa em água, noutra vareta (desnivelada) ligo os 0V. Funciona maravilhosamente. Também é possível (e tenho feito muitas vezes (99% das vezes)) fazer isto sem o relé de interface, ligando a vareta directamente à entrada do Logo, mas depende do sistema e da instalação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconcelho um CPU 224 da Siemens para isso...

Visto que há alguma complexidade no sistema. Tem um bom desempenho mas é um pouco mais caro..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado pessoal,

é exactamente isto que pretendo é ideias e discussão sobre preço de materiais, pelo que li tambem noutros locais realmente o LOGO é mais acessível a nível de preços e não parece ser muito difícil de programar, tenho de arranjar mais 1 pouco de tempo para melhora aprofundar ambos os sistemas.

Mesmo o nivel de agua nao preciso de saber ao certo qual é, so preciso que a agua pare antes de deitar fora do aqua. 

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Inclusive com o Logo 12/24Rc tens a possibilidade de usar duas entradas digitais como analogicas de 0-10V, digo isto por causa das tuas sondas de ph e ozono..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...

Mesmo o nivel de agua nao preciso de saber ao certo qual é, so preciso que a agua pare antes de deitar fora do aqua. 

...

Para isso o método que te dei serve perfeitamente, podes usar por exemplo varão roscado comprado no Max-Mat (ou assim) e uma fêmeas para ligar os fios (e fixar), cortas 2 varões com 2 medidas diferentes ou fixas com alturas diferentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora