• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Google

Desabilitar selecção de texto

29 mensagens neste tópico

Boas :thumbsup:

Como faço para não permitir que o utilizador não consiga seleccionar o texto da página? ou apenas de uma determinada Div?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas queres fazer isso com css?

Sinceramente eu pelo menos não conheço nenhum atributo CSS que permita fazer isso  :hmm:

Mas caso querias fazer mesmo fazer isso com CSS tens esta hipótese:

<HTML>
<HEAD>
<style type="text/css">
.disabled
{
background-color: #CCC;     //neste local podes colocar todas as tuas definições de disabled
}
</style>
</HEAD>
<BODY>
<input type="text" value="Enabled">
<br>
<input type="text" disabled class="disabled" value="Disabled">
<p/>
<textarea disabled class="disabled">This is the content of a textarea</textarea>
</BODY>
</HTML> 

com html deverias fazer assim:

<INPUT disabled name="fred" value="stone">

ou então

<input type="text" readyonly="readyonly" />

Para mais info's : www.w3.org - Disabled

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bom dia

Com CSS não estou a ver forma de o fazer mas com JS (JavaScript) dá para fazer isso, aliás penso que será a unica forma de o fazer.

há uns tempos fiz este, não a teste a fundo mas tenho ideia que funcionava :thumbsup:

/* funções para anular selecção de texto*/

function anula_select(selecc) {
selecc.onselectstart=new Function ("return false");
}
/* fim de funções para anular selecção de texto*/

Depois no div que queres anular a selecção de texto colocas a chamada.

<div id="nomedodiv" onmousedown="anula_select(this);">qualquercoisa</div>

como te disse testa  aver se com isto dá :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bom dia

Com CSS não estou a ver forma de o fazer mas com JS (JavaScript) dá para fazer isso, aliás penso que será a unica forma de o fazer.

há uns tempos fiz este, não a teste a fundo mas tenho ideia que funcionava :thumbsup:

/* funções para anular selecção de texto*/

function anula_select(selecc) {
selecc.onselectstart=new Function ("return false");
}
/* fim de funções para anular selecção de texto*/

Depois no div que queres anular a selecção de texto colocas a chamada.

<div id="nomedodiv" onmousedown="anula_select(this);">qualquercoisa</div>

como te disse testa  aver se com isto dá :)

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim funciona :D mas eu para melhorar (penso eu :( ) alterei para que o cursor ficasse normal ao passar por cima do texto :)

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como assim ficasse normal?

a não ser que tenhas links ou que por css atribuas uma configuração diferente a esse DIV, o cursor tem de estar normal :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Façam em js, que é para quem como eu usa no-script, ou tem js desactivado passar por isso como se não estivesse aí.

Esse tipo de coisas são inúteis, dar-lhes a volta é simples. E se é preciso fazer uma coisa dessas é porque algo está errado no vosso conceito do site.

Ver e não tocar, não é para a web.

Já pensaste que a pessoa pode simplesmente abrir um editor de texto e copiar isso? Ou usar algo que faça reconhecimento de caracteres e copie para outro lado?

Sugiro que re-penses bem o site...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Façam em js, que é para quem como eu usa no-script, ou tem js desactivado passar por isso como se não estivesse aí.

Esse tipo de coisas são inúteis, dar-lhes a volta é simples. E se é preciso fazer uma coisa dessas é porque algo está errado no vosso conceito do site.

Ver e não tocar, não é para a web.

Já pensaste que a pessoa pode simplesmente abrir um editor de texto e copiar isso? Ou usar algo que faça reconhecimento de caracteres e copie para outro lado?

Sugiro que re-penses bem o site...

Não estás a ver bem a situação :(

É para aplicar numa DIV com texto que ficará sobre uma imagem.

É um slideshow dinâmico que apresenta os softwares mais descarregados :D

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
É para aplicar numa DIV com texto que ficará sobre uma imagem.

Fazer com que as coisa fiquem umas sobre as outras, faz-se com z-index em css. Usar Javascript para isso é no mínimo despropositado.

Mas tentar impedir que se copie é tempo desperdiçado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é para impedir. é mais para parecer que faz parte da imagem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é para impedir. é mais para parecer que faz parte da imagem

Não tendo nada contra a intenção de desabilitar a selecção de texto, se quiseres fazer isso, o melhor seria criar imagens já com o texto. Photoshop ou Fireworks, é fácil. Acho que é a solução mais fácil de todas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que o Google quer alcançar, ao que me parece, é simples : quando se têm slideshows com textos por cima, por vezes acontece passar o rato e aquilo ficar a azul (selected), o que é deveras chato. Desabilitar a selecção de texto é uma boa alternativa a isso.

@Melvins

Imagens torna o site mais pesado, e se se tratar de algo que tenha de ser dinâmico, não compensa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
@Melvins

Imagens torna o site mais pesado, e se se tratar de algo que tenha de ser dinâmico, não compensa.

Mas o texto está por cima da imagem, logo está a usar imagens... em certos formatos, até pode ficar ligeiramente mais pesado com texto, mas a diferença é mínima.

Isto se percebi qual é o objectivo do "Google"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se se tratar de um slideshow, duvido que o texto esteja por baixo da imagem, e caso esteja, não fazia sentido o "select" do mesmo ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Servirá para um slidshow dinâmico na página inicial com os softwares em destaque.

As imagens são carregadas a partir do painel de administração. Para não ter também de modificar as imagens cada vez que quisesse alterar, pensei nesta forma. Tal como o yoda.pt disse. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O que o Google quer alcançar, ao que me parece, é simples : quando se têm slideshows com textos por cima, por vezes acontece passar o rato e aquilo ficar a azul (selected), o que é deveras chato. Desabilitar a selecção de texto é uma boa alternativa a isso.

Desabilitar a selecção de texto para isso é um erro. E usar javascript, não vai resolver muito, pois facilmente as pessoas podem estar a utilizar coisas como a extensão para Firefox no-script.

Isso é uma funcionalidade de acessibilidade e usabilidade. Desligar esse tipo de funcionalidades, é má prática!

Por exemplo pode ajudar em casos em que falte contraste entre a imagem e o texto. E essa necessidade de contraste, não vai afectar apenas pessoas com problemas em diferenciar cores e com outros problemas de visão, mas também pode afectar facilmente as pessoas sem problemas de visão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se se tratar de um slideshow, duvido que o texto esteja por baixo da imagem, e caso esteja, não fazia sentido o "select" do mesmo ..

"Yoda.pt", mas eu não falei no texto por baixo da imagem, falei por cima.

Mas gostava de perceber a vossa perspectiva. Aquilo que o "Google" disse era aquilo que pensava: tinha algo a fazer um certo número de imagens rodar em slideshow. A diferença seria que em vez de colocar o slideshow com imagens e texto por cima, a minha sugestão era colocar o texto logo nas imagens que vão rodar. A maior parte do peso já lá está e ainda tem a vantagem de poder colocar anti-alias, efeitos, sombras, o que quiser. Daí que não ainda não tenha percebido a questão do peso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, faço o que eu quiser. Se ficar uma porcaria, é porque fiz porcaria. simples!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é uma funcionalidade de acessibilidade e usabilidade. Desligar esse tipo de funcionalidades, é má prática!

Por exemplo pode ajudar em casos em que falte contraste entre a imagem e o texto. E essa necessidade de contraste, não vai afectar apenas pessoas com problemas em diferenciar cores e com outros problemas de visão, mas também pode afectar facilmente as pessoas sem problemas de visão.

A necessidade de contraste combate-se de outras formas sem ter de evitar desabilitar o texto, como por exemplo por uma layer que permita ter o texto por cima numa cor que seja sempre visível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A necessidade de contraste combate-se de outras formas sem ter de evitar desabilitar o texto, como por exemplo por uma layer que permita ter o texto por cima numa cor que seja sempre visível.

É uma possibilidade... Mas desactivar a selecção de texto por razões meramente estéticas (e mesmo nesse campo, razões menores) não tem só esse efeito, por exemplo quebra a usabilidade se o utilizador quiser de facto copiar o texto e até podem não ser só estes...

A mim parece-me que não há vantagens suficientes, nem com força suficiente, e o trabalho que se vai ter com workarrounds para compensar efeitos negativos de usabilidade e acessibilidade, certamente faz com que não compense desactivar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O trabalho que se tem nunca deve ser um argumento contra um objectivo, isso é coisa de preguiçosos :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O trabalho que se tem nunca deve ser um argumento contra um objectivo, isso é coisa de preguiçosos

Claro que deve!

Faz parte da gestão do processo de engenharia.

Deve-se ter trabalho com as coisas que valem realmente a pena, não compensar os efeitos negativos coisas que não deveriam ter feitas por não serem suficientemente vantajosas. Não é ser preguiçoso, é ser inteligente na gestão do esforço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Google, podes sempre colocar um DIV transparente e sobre o texto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora