• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Partidos e movimentos Piratas

20 mensagens neste tópico

Isto é um pequeno orgulho afixar isto aqui no nosso Portugal-a-programar que é grande exemplos dos benifícios da partilha conhecimento.

Com origem enquanto estrutura organizada na suécia, os partidos e movimentos piratas começam a brotar por todo o mundo que nem papoilas na primavera, com particular incidência nos países ditos 'ocidentais'.

Andei a visitar os sites de vários partidos assim como do movimento agregador internacional e de facto estão a fazer-se avanços a uma passada bem firme e segura. Os sites no geral estão bem cuidados e dão uma imagem bem séria ao movimento.

Os rumores, mitos e boatos vão sendo esmagados e o movimento vai-se desenvencilhando-se de rótulos idiotas como são: mais uma cabada de [comunas|ecologistas|estudantes bebedos|pessoal da passa|contrabandistas].

A suécia é o país líder neste momento deste novo movimento tendo já eleito dois deputados para o parlamento europeu. Seguem-lhe os passos outros países como a alemanha, itália, estados unidos, e outros já com partidos formados.

Portugal, como muitos outros países, ainda não tem um partido pirata oficialmente formado, mas pelo que li hoje no site do movimento apra a sua formação, as coisas parecem estar bem encaminhadas nesse sentido.

Fazendo agora a minha análise e centrando-me no partido pirata português, devo dizer que fiquei com óptima impressão daquilo que li. Existe já um fórum bem movimentado, e alguns documentos bem informativos. O manifesto, ainda em redacção, é em grande parte adaptado do do partido pirata brasileiro, mas está bem escrito e vai directo ao assunto.

Penso que fizeram um bom trabalho na medida em que a missão é exposta de forma bem clara e os objectivos bem definidos, isto é a chave para bons avanços sociais.

Podem visitar o wiki e ler um pouco sobre o que o partido pirata português pretende ser. Os fóruns ambem têm interessantes e importantes discussões em curso.

O blog é que na minha opinião está um pouco à imagem do típico blog portuga de encher chouriços.

Links:

website: http://partidopirata.co.cc/

wiki: http://pt.partidopirata.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal

forum: http://partidopirata.co.cc/forum/

E vocês, qual a vossa opinião àcerca disto tudo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é óptima :)

A comunidade parece estar a crescer :) e a ganhar apoiantes, mas na vossa opinião, pensam que vai longe? quer dizer, se acham que algum dia isto vai tudo passar a ser oficial em portugal?? :)

É que os actuais partidos as unicas coisas boas (e são poucas) relacionadas com informática e tecnologia, é simplesmente para agradar o povo tecnológico :thumbsup: e para ganharem votos/apoiantes

Isto seria Revolução :)

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu acho muito bem... e sempre bom ter la povo jovem que pensa como nos. e isso e uma mais valia... força ai .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas como um dos fundadores do movimento, venho em 1º lugar agradecer ao pedrotuga por nos divulgar colocando um post aqui no portugal a programar. Em 2º lugar aproveito para lançar o repto para se juntarem a nós registando-se no nosso fórum e participando activamente no mesmo, pois nós não queremos ser como os outros partidos que só alguns podem participar, queremos que todos participem e dêem ideias e opiniões para construirmos um partido que represente todos.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Resumidamente, quais os 'cavalos de batalha' do partido pirata?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O nosso movimento tem 4 bandeiras, são elas:

* O direito ao anonimato: Este direito tem de ser aceite e consagrado como um direito essencial do ser humano que não pode ser quebrado em circunstância alguma sem uma ordem judicial baseada em provas que demonstrem uma necessidade real para tal. Sem anonimato não existe real liberdade de expressão e esta é essencial para uma verdadeira democracia. Estão em causa todos os pilares da nossa sociedade.

* A legalização da partilha de ficheiros para fins não comerciais: Dito de outra forma, erradicação dos direitos de autor desde que para fins pessoais. Não se pode lutar contra a evolução da tecnologia. Existem inúmeros casos de tentativas falhadas na nossa história. E sem quebrar o direito à privacidade dos cidadãos, não é possível controlar o fenómeno da partilha de ficheiros. Como tal não se devem gastar recursos preciosos do estado numa caça que está condenada à partida. Ao mesmo tempo é dever do governo representar o povo e o povo mostra cada vez mais a sua vontade de forma inequívoca a sua vontade de participar nesta actividade. Criminalizar milhões de pessoas não é de todo uma opção viável.

* Uma redução drástica dos direitos direitos de autor para fins comerciais: Este conceito garante um monopólio sobre um determinado produto ao seu criador. Tal protecção não existe para mais nenhum produto e é prejudicial para a inovação e progresso que, desde que o homem cria, dependem das criações anteriores, construindo em cima delas. Os monopólios actuais que tentam fortificar cada vez mais o cerco começam a bloquear cada vez mais essa evolução e têm perigosas consequências a vários níveis da sociedade, começando pelo óbvio da cultura mas estendendo-se à educação e saúde. Tudo isto a um preço bastante elevado da liberdade do público e em nome do lucro de alguns. Compreendemos no entanto que algumas pessoas precisarão de um incentivo económico para continuarem a criar, pelo que aceitamos o compromisso de manter o monopólio comercial sobre a sua criação durante um período de alguns curtos anos.

* A abolição do sistema de patentes: Pelas mesmas razões acima indicadas e para a redução dos direitos de autor para fins comerciais. O sistema de patentes tem sido especialmente prejudicial a todos os níveis da sociedade existindo milhões de pessoas a morrer por não terem acesso à medicina necessária. Perguntamos que sociedade é esta que permite que os lucros de uns se sobreponham à vida de tantos. Quantas inovações revolucionárias com o potencial para alterar as nossas vidas para melhor não se encontram esquecidas e fechadas num arquivo de patentes, proibidas de serem utilizadas por qualquer outra pessoa, simplesmente porque o inventor nunca as conseguiu comercializar. O sistema de patentes é também especialmente prejudicial à economia desincentivando novas empresas inovadoras e bloqueando-as do mercado através de mecanismos de aglomerados de patentes que as empresas já estabelecidas utilizam para controlar todo o mercado. Ora, um sistema que pretende incentivar a inovação e, como pode ser observado, alcança exactamente o contrário, só pode ser considerado um sistema falhado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja tou registado no forum do PPP a alguns tempos... gostava muito que o partido fosse oficialmente formado para me tornar militante :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

* A abolição do sistema de patentes: Pelas mesmas razões acima indicadas e para a redução dos direitos de autor para fins comerciais. O sistema de patentes tem sido especialmente prejudicial a todos os níveis da sociedade existindo milhões de pessoas a morrer por não terem acesso à medicina necessária. ........

Quanto a este assunto das pantentes deixo um documentario muito interessante:

A Verdade sobre a Gripe A (H1N1)

http://www.youtube.com/watch?v=lApMtJBv0V8&feature=player_embedded

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho bem que se formem esses movimentos porque ajudam a defender os consumidores.

Esses partidos podem ajudar na luta contra os abusos nos prços de certos conteudos, nomeadamente mu´sica.

Não k esteja contra os diritos de autor, ms certas editoras por vezes abusam nos preços.

Com direitos de autor tambem me refiro a patentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem a pergunta, mas fora a questão das patentes/direitos de autor e afins (que é uma questão relevante, não discuto isso), que tipo de posições defende este tipo de movimentos/partidos? Estou a falar relativamente à economia, justiça, educação, saúde, etc? Ou simplesmente restringem-se a um assunto apenas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

esquiso, não, se fores ao fórum do 3P, eles estão a definir as suas posições em relação aos outros assuntos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto vale a aposta, que daqui a uns tempos, proibem a utilização de certos termos nos nomes dos partidos políticos ?

Pirata, não vai durar mto tempo... Andamos em época de 'abafanços'..... Se falta a luz no parlamento, aquilo é que é 'afabar' às escuras! xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

esquiso, não, se fores ao fórum do 3P, eles estão a definir as suas posições em relação aos outros assuntos.

Sim? Isso parece-me que pode fazê-los perder apoio, visto que mantendo-se neutro em relação ao resto poderiam ser apoiados por pessoas da esquerda à direita.

O Partido Pirata original não defende mais nada:

The Pirate Party wants to fundamentally reform copyright law, get rid of the patent system, and ensure that citizens' rights to privacy are respected. With this agenda, and only this, we are making a bid for representation in the European and Swedish parliaments.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo.

A ideia destes partidos não é chegarem à presidência mas sim defender os interesses das pessoas que neles votaram, portanto não têm necessariamente que defender posições em todas as matérias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo.

A ideia destes partidos não é chegarem à presidência mas sim defender os interesses das pessoas que neles votaram, portanto não têm necessariamente que defender posições em todas as matérias.

Nem mais.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim sendo, não vão ter votos quase nenhuns, pois à maioria dos portugueses o que é que lhes interessa se o Office pode ser usado gratuitamente em casa. E sem votos, não há deputados no parlamento. E sem deputados no parlamento, têm tanto poder no parlamento como eu. É só a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim.... o office pode ser usado gratuitamente em casa.... ilegalmente....

mais uns tempos e não podes sacar mp3 da net, nem software nem nada.... não te esqueças q o governo e a união europeia estão a apertar com o sharing, não te esqueças que cada vez existe mais o conceito de big brother na nossa sociedade, não te esqueças q se desenvolves alguma cena que ate pode ser inocente e essa for patenteada sem saberes podem cair em cima de ti a pedir uma indemnização... são tudo coisas simples que eu acho mt importante haver um movimento / partido que possa apresentar esses problemas/soluções na assembleia da republica...

ao fim ao cabo... acaba por ser o partido geek/tech/hacker e isso agrada-me..

PPP faz falta!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim sendo, não vão ter votos quase nenhuns, pois à maioria dos portugueses o que é que lhes interessa se o Office pode ser usado gratuitamente em casa. E sem votos, não há deputados no parlamento. E sem deputados no parlamento, têm tanto poder no parlamento como eu. É só a minha opinião.

O Partido Pirata deve informar as pessoas sobre os assuntos específicos sobre os quais defende uma posição. Se as pessoas, mesmo depois de informadas, não estão interessadas, não há muito a fazer. Arranjar outras "causas" para estrategicamente passar as que lhes interessam é errado.

Para demagogia e populismo já temos partidos que cheguem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que a adesão a este partido vai ter uma tendencia a crescer com a evolução....

Cada vez mais estamos numa sociedade "online" onde o q interessa ao utilizador é o acesso a livre a tudo...

Estou muito interessado em saber qual vai ser o resultado do manifesto que eles estão a elaborar. Se conseguirem algo bem elaborado qualquer pessoa mais ou menos culta vai gostar do que lê e isso é sempre um incentivo... se no estrangeiro conseguem.... porq não conseguimos tambem.

Embora seja um fenomeno muito muito recente ja deu frutos... logo nas primeiras eleições europeias conseguiram meter la um deputado no parlamento europeu.

É preciso é lutar :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora