• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rbfigueira

TI-84 plus: Ajuda a calcular gráfico

14 mensagens neste tópico

Boas,

Necessito de criar 3 gráficos usando a minha TI-84 plus silver

Usando as funções y=x^3 and y=3^x  nos domínios [0,5] ; [0,10] ; [0,15]

Precisso de criar um gráfico com ambas as funções para cada um dos dominios mencionados. (total são 3 gráficos)

Alguém me pode dar os passos a fazer na TI-84 plus silver ?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Carregas na tecla superior esquerda (Y=) e introduzes à frente de Y1=X^3  e à frente de Y2=3^X

Depois carregas na tecla WINDOW e defines Xmin e Xmax como sendo (0,5) e carregas em GRAPH para gerar o gráfico. Provavelmente tens que ajustar também os valores de Ymin e Ymax, neste caso dado que as funções são estritamente crescentes basta-te calcular os valores nos extremos, ou seja, 0^3=0, 3^0=1, 5^3=125, 3^5=243, portanto podes definir Ymin=0, Ymax=243.

Basta-te repetir para [0,10] e [0,15]. Como para x>3, tens 3^x > x^3 basta-te introduzir 0 para Ymin e 3^10, 3^15 para Ymax, nos intervalos [0,10] e [0,15] respectivamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas Pedro,

Eu já tinha chegado à parte do (Y=) agora o problema era como fazer para colocar nos dominios [0,5] ; [0,10] ; [0,15].

Pelos vistos a tecla WINDOW (Xmin e Xmax) é a solução. Obrigado pelo detalhe do cálculo como obter os valores ;D

Muito obrigado pela ajuda!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

eu tenho uma calculadora gráfica texas TI-84 plus e não consigo fazer 2 gráficos em simultâneo. não sei se é a calculadora que está mal configurada ou se sou eu que não encontro a tecla certa, mas o que é facto é que eu não sei como fazer 2 gráficos. eu escrevo no Y1= 3X (por exemplo) e valido a função. Depois pressiono enter para escrever a segunda, Y2= 9 (por exemplo) e o ícone preto que me diz que a função está seleccionada salta para a função de baixo e não fica também no de cima.

Por favor, ajudem-me!! Obrigada!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não consigo perceber o que estás a dizer. Validas a função? Basta-te escrever 3X à frente do Y1= não precisas de validar nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas Pedro,

Tentei fazer os gráficos, mas penso que é necessário fazer mais afinações.

Ao definir os Ymin=0, Ymax=243 os gráficos não ficam iguais aos que deveria obter.

Anexo imagem do que deveria obter:

3814987231_e97cf6281a.jpg

Se tentares na tua máquina com esse Ymax não terás esse resultado.

Consegui fazer o primeiro, às tentativas, colocando:

Xmin=0

Xmax=5

xscl=1

Ymin=0

Ymax= 15

Yscl=1

Xres=1

A questão é que necessito de perceber como obter isso correctamente. Neste caso até tenho o resultado gráfico em papel mas não tenho os passos para obter.

Podes ajudar-me novamente ?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Evidentemente que não obténs esse resultado. Os gráficos que aí aparecem foram obtidos com outras windows.

Eu limitei-me a explicar-te como é que calcularia os limites para X e Y por forma a ver os gráficos completos na janela para os domínios indicados. Como podes ver, se pretendes obter os gráficos para [0,5] não faz sentido que eles estejam cortados para valores maiores que 2,5 (que é o se vê na primeira janela).

Não percebo qual é o objectivo de copiar de forma exacta o que vês no manual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi Pedro,

Estou apenas a tentar perceber/entender o porquê... poderia existir mais alguma afinação a fazer.

Vou seguir o teu raciocínio, que faz todo o sentido ;D

Obrigado mais uma vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tambem tenho esse problema!!! conseguiste resolve lo? se sim como?? URGENTE!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tambem tenho esse problema!!! conseguiste resolve lo? se sim como?? URGENTE!!

Exactamente que problema?

• Introduzir domínios (e/ou contradomínios)?
  • Quando introduzes a segunda função, a primeira deixa de estar seleccionada?
  • Queres ver exactamente o que está no teu manual?
  • Não sabes como introduzir funções, ou como regular a janela?
  • Outro?

Cumpz. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Tal como a questão acima colocada, eu tambem não consigo visualizar dois graficos em simultâneo, na calculadora gráfica texas TI-84 plus. Coloco as duas funções, por expl. em Y1=x e Y2= 9. só consigo ver a primeira. Tenho os limites definidos.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigada!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Tal como a questão acima colocada, eu tambem não consigo visualizar dois graficos em simultâneo, na calculadora gráfica texas TI-84 plus. Coloco as duas funções, por expl. em Y1=x e Y2= 9. só consigo ver a primeira. Tenho os limites definidos.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigada!!

Quais as definições de janela que tens?

Tens as duas funções activadas? Ou só consegues activar uma de cada vez, e não mais em simultâneo?

(Um mero) exemplo de uma definição de janela:

Xmin = -5

Xmax = 15

Xscl = 1

Ymin = -2

Ymax = 12

Yscl = 1

Cumpz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

eu tenho uma calculadora gráfica texas TI-84 plus e não consigo fazer 2 gráficos em simultâneo. não sei se é a calculadora que está mal configurada ou se sou eu que não encontro a tecla certa, mas o que é facto é que eu não sei como fazer 2 gráficos. eu escrevo no Y1= 3X (por exemplo) e valido a função. Depois pressiono enter para escrever a segunda, Y2= 9 (por exemplo) e o ícone preto que me diz que a função está seleccionada salta para a função de baixo e não fica também no de cima.

Por favor, ajudem-me!! Obrigada!!

Liga a máquina ao pc e actualiza o Os para a nova versão, ou entao simplesmente faz mem -> reset -> all ram

Mas atençao porque se tiveres programas, sao apagados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um bump formidável. :D  O problema tem 2 anos de existência, see?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora