• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

OldCoder

Conceitos abandonados no próximo standard de C++

5 mensagens neste tópico

É verdade: para quem ainda não sabia, o C++0x já não vai incluir os inovadores e promissores conceitos (para quem não está familiarizado, há uns quantos vídeos da Google sobre conceitos

.)

Detalhes para os motivos por trás da desistência da comissão do C++ standard podem ser encontrados nesta entrevista a Bjarne Stroustrup. O argumento mais forte para esta desistência é o da complexidade. Com o qual até concordo.

No entanto, os incrementos à STL (finalmente, um standard para multithreading) e outras funcionalidades novas tais como a sintaxe unificada para listas e construtores e a semântica de movimento, permanecem!

Acham que o abandono de conceitos foi uma medida sensata?

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É difícil responder se foi sensata sem conhecer o estado exacto da implementação. Se estavam realmente a ter problemas em implementar, como o Stroustrup disse, então acho que fizeram bem em removê-los do standard.

Não conhecia essa parte da proposta do C++0x, mas pelo que vi era algo bastante bem vindo, na linha dos interfaces de Java e C#, embora com uma semântica diferente e mais poderosos.

Mas também não vamos morrer sem eles... espero ainda programar quando decidirem incluir concepts num próximo standard da linguagem :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa, eu sinceramente gostava disto só mesmo para ter melhores erros. E acho que era mesmo uma das maiores vantagens desta funcionalidade. Mas se tornava a linguagem demasiado complexa (mais do que já é) então acho que até fizeram bem. Quando tiverem esta funcionalidade mais bem planeada, pode ser que a adicionem. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguns dos novos conceitos de facto pareciam mexer um bocado demasiado na sintaxe (que por si só já é complexa o suficiente), mas se é um novo standard, temos que nos habituar. As alterações à STL parecem interessantes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um dos problemas que levaram ao abandono dos concepts foi a manutenção da compatibilidade da linguagem com o standard anterior. A maioria dos programadores nem ia dar pelas diferenças (com excepção das mensagens de erro mais precisas), pelo que a complexidade da sintaxe não se iria alterar. Apenas ficariam disponíveis mais recursos, os quais não iriam ser impostos a quem não os quisesse utilizar.

Podias continuar a desenvolver bibliotecas com templates sem nunca tocar nos concepts, ou podias utilizá-los para melhorar a experiência de quem utilizasse essas bibliotecas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora