• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

quetuqueres

Aceder Cartão do Cidadão via web

4 mensagens neste tópico

boas!

estou num projecto, asp.net mais concretamente c#, em que agora preciso aceder alguns dados do cartão do cidadão.

nos manuais tecnicos fornecidos pelo CC (cartão de cidadão), para aceder aos dados inicialmente preciso do comando EIDPT.Init(string readerName), onde este readerName será o nome do leitor smart card, entao eu com uns passos busco o 'readerName'. fiz algumas coisitas e tal, e no meu pc consegui por isto a funcionar, aceder aos dados. mas no servidor nao funciona. pelo que percebo do lado do servidor, este nao consegue aceder ao leitor smart card do cliente.

nao sei afinal como se faz esta parte inicial.

se alguem puder dar umas dicas, ou já tiver algo feito, agradecia partilha de informaçao :)

brigada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou minimamente dentro do assunto, mas parece-me natural que se o leitor de cartões estiver do lado do cliente é natural que o servidor não lhe consiga aceder.

Assim, a solução a meu ver é obter a informação que necessitas no lado do cliente, enviá-la para o servidor e aqui processar a informação conforme for necessário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas!

estou num projecto, asp.net mais concretamente c#, em que agora preciso aceder alguns dados do cartão do cidadão.

nos manuais tecnicos fornecidos pelo CC (cartão de cidadão), para aceder aos dados inicialmente preciso do comando EIDPT.Init(string readerName), onde este readerName será o nome do leitor smart card, entao eu com uns passos busco o 'readerName'. fiz algumas coisitas e tal, e no meu pc consegui por isto a funcionar, aceder aos dados. mas no servidor nao funciona. pelo que percebo do lado do servidor, este nao consegue aceder ao leitor smart card do cliente.

nao sei afinal como se faz esta parte inicial.

se alguem puder dar umas dicas, ou já tiver algo feito, agradecia partilha de informaçao :P

brigada

O código asp.net executa-se sempre no servidor e depois é enviada a página para o cliente. Como o servidor não têm lá a máquina, não faz nada!

Ou arranjas algum objecto que leia o cartão no cliente (is, código que seja executado no cliente, tipo javascript) e depois envie a info necessária para o servidor ou então nada feito.

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No lado cliente não sei se tal pode ser conseguido com Javascript, no entanto a instalação de um controlo ActiveX irá servir para o que precisas, vai-te é limitar ao acesso via Internet Explorer.

Para leitura dos dados do cartão do cidadão recomendo que faças o download do eIDPT.NET disponibilizado no codeplex totalmente grátis.

Funciona muito bem, qualquer dúvida os programadores ajudam-te, é para mim sem dúvida um trabalho de referência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora