• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

amiloM1425

Servidor público

24 mensagens neste tópico

Olá a todos,

actualmente estou numa fase de estudo de um projecto que passa por aceder remotamente a um servidor. A minha formação não foi no ramo de redes pelo que não tenho grandes conhecimentos nessa área.

A rede onde está inserido o servidor é bastante simples, é apenas um router a partilhar a ligação à Net com alguns computadores ligados, onde um deles é o servidor.

O que venho aqui pedir-vos era que me dessem algumas luzes de como posso tornar o servidor público para que possa aceder remotamente a um webservice partir de um qualquer computador com net.

Desde já agradeço a vossa atenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, pessoal então é assim, pelo que tenho encontrado vou ter de configurar o router de modo a que quando ele recebe um pedido de fora da rede ele o reencaminhe para o servidor, estou certo? A questão é que penso já ter configurado o router para tal e nada feito.

Estou a utilizar um router SMC, alguém sabe como o configurar de modo a que ele reencaminhe os pedidos para um servidor na rede local?

Já agora, a ligação à net que tenho é Sapo ADSL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, dizes que já configuraste o router, mas só para confirmar, fica aqui o guia, escolhe o teu modelo, e verifica se não escapou nada:

http://portforward.com/

Já verifiquei o guia e à partida não me está a escapar nada, continua a não dar. Já experimentei a utilizar o utilitário que o site disponibiliza para verificar se as portas estão abertas e o resultado é sempre "the port is not open or not reachable"  :D

Pondera também colocar o servidor numa DMZ.

Obrigado pela sugestão  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é sem dúvida o melhor (a DMZ) porque assinala o servidor como um sistema não seguro (passível de ser "hackeado") e protege o resto da rede interna de possíveis ataques por parte do próprio servidor. Isto em teoria, não sei se os SMCs o implementam decentemente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, por enquanto isso também não sei. Terei de investigar um bocado melhor em relação a esse assunto. Para já queria só conseguir aceder ao servidor remotamente lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, por enquanto isso também não sei. Terei de investigar um bocado melhor em relação a esse assunto. Para já queria só conseguir aceder ao servidor remotamente lol

Dependendo do Router pode ser mais simples ou não.

Provavelmente não deves ter um IP externo fixo, logo aconselho-te a usares um serviço que te faça isso, como o DynDNS. Basta ires ao site e criares uma conta e depois um host.

Tens é de primeiro verificares se o teu router permite DynDNS, caso permita é só configurares lá com os dados fornecidos no site. Eventualemte terás de abrir também a porta para o acesso remoto no router. Se utilizares o Remote Access do Windows é a porta 3389. Mas com isto apenas acedes ao servidor, não podes fazer transferências de ficheiros.

Eu ultimamente para transferir ficheiros com o meu servidor tenho usado o Hamachi. É só criares uma rede privada tua e ligares ambos os PCs à rede, bastante simples.

Para acesso remoto também podes usar o LogMeIn, que é o que tenho usado recentemente devido à porcaria de router que tenho.

Aproveitando a onda, alguém já consegui configurar o router da MEO (aquele calhau branco enorme) para acessos remotos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo do Router pode ser mais simples ou não.

Provavelmente não deves ter um IP externo fixo, logo aconselho-te a usares um serviço que te faça isso, como o DynDNS. Basta ires ao site e criares uma conta e depois um host.

Tens é de primeiro verificares se o teu router permite DynDNS, caso permita é só configurares lá com os dados fornecidos no site. Eventualemte terás de abrir também a porta para o acesso remoto no router. Se utilizares o Remote Access do Windows é a porta 3389. Mas com isto apenas acedes ao servidor, não podes fazer transferências de ficheiros.

Eu ultimamente para transferir ficheiros com o meu servidor tenho usado o Hamachi. É só criares uma rede privada tua e ligares ambos os PCs à rede, bastante simples.

Para acesso remoto também podes usar o LogMeIn, que é o que tenho usado recentemente devido à porcaria de router que tenho.

Aproveitando a onda, alguém já consegui configurar o router da MEO (aquele calhau branco enorme) para acessos remotos?

Sim, o router permite a utilização de DynDNS. Já criei a conta e está a funcionar (se é que se pode chamar estar a funcionar).

Para já o que acontece é eu colocar o IP da ligação ou host criado no DynDNS e ser-me apresentado a página do modem Thomson e não a página que tenho no servidor. Ou seja, dá a sensação que o portfowarding não está a ser feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se entendi bem a tua dúvida inicial.

Queres aceder remotamente ao servidor e usares esse mesmo servidor, por exemplo abrir pastas, navegar na net, fazes downloads, ou queres aceder a uma página que está alojada nele?

É que se quiseres aceder a uma página em principio tens de usar a porta 80.

Onde é que estás a colocar o IP/Host Name? Se quiseres usar ambiente remoto tens de usar o Remote Desktop Connection ou similar.

Independentemente do que querias o Host Name só funciona a partir do exterior da rede onde está o servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que pretendo é aceder a páginas alojadas no servidor. Isto numa fase inicial só de testes, posteriormente será para alojar um webservice no servidor e aceder a métodos disponibilizados pelo servidor. Sim, pelo que sei é o porto 80 que é utilizado pelo HTTP.

Eu já configurei o router, consultando o manual e o site indicado pelo softclean, no entanto não está a funcionar. Todos os softwares de verificação do estados das portas dizem-me que a 80 está fechada.  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar a pergunta é um bocado parva, mas gravaste as configurações? Não sei se será necessário gravar e reiniciar o router, é uma coisa a tentar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, por vezes há routers um bocado "estúpidos" em que mesmo que graves tens de o reiniciar.

Tens firewall activada? Se tiveres experimenta desliga-la e testar. Se depois disso der, tens de permitir na mesma essa excepção. (tanto no servidor como no computador em que acedes).

Outra coisa, como tens a página alojada no servidor? Apache, IIS...???

E já agora, como é que estás a tentar aceder à página?

Não te esqueças também que se tiveres a aceder dentro da mesma rede em que está o servidor não podes aceder com o Host Name, tem mesmo de ser com o IP da máquina.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar a pergunta é um bocado parva, mas gravaste as configurações? Não sei se será necessário gravar e reiniciar o router, é uma coisa a tentar.

Exacto, por vezes há routers um bocado "estúpidos" em que mesmo que graves tens de o reiniciar.

Tens firewall activada? Se tiveres experimenta desliga-la e testar. Se depois disso der, tens de permitir na mesma essa excepção. (tanto no servidor como no computador em que acedes).

Outra coisa, como tens a página alojada no servidor? Apache, IIS...???

E já agora, como é que estás a tentar aceder à página?

Não te esqueças também que se tiveres a aceder dentro da mesma rede em que está o servidor não podes aceder com o Host Name, tem mesmo de ser com o IP da máquina.

Ora bem, vamos lá tentar responder a tudo.

Em relação ao router, sim eu penso que gravei as configurações com sucesso, pelo menos está lá tudo como deixei quando volto a aceder ao router. Já o desliguei e voltei a reiniciar e não deu resultado.

Sim tenho firewall no computador servidor, já a desliguei e nada feito, no entanto já tenho uma excepção adicionada para o porto 80 devido ao webservice nele alojado para uso interno na rede local.

O servidor aplicacional que tenho instalado é o IIS.

Para tentar aceder à página já experimentei com o IP da ligação à net e com o Host Name, fazendo http://[iP/HOST_NAME]/index.html.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca usei o IIS, a não ser que seja alguma coisa relaccionada com ele, não estou mais a ver o que possa ser.

Consegues aceder à página no servidor? Sem ser através de outro PC?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim consigo.. O IIS à partida está a funcionar, consigo aceder à página em qualquer computador da rede local.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahh, consegues mesmo aceder de qualquer PC dentro da rede.

Então o que não consegues é aceder de fora da rede através do Host Name, certo?

Epah eu até à pouco tempo fiz uma coisa semelhante e aquilo não tinha muita ciência, por vezes os routers é que são um bocado parvos. Certamente isso deve ser algum problema no router.

Tenta dar mais uma volta pelo router, ler o manual ou ver alguma coisa na net.

Não sei mesmo como te possa ajudar mais  :hmm:

EDIT: certifica-te se é mesmo a porta 80 que está a ser usada no IIS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim é isso, só de fora é que não consigo aceder.

Por aquilo que tenho lido também não me pareceu que fosse preciso fazer grande coisa. Inicialmente pensei que fosse algo mais complicado, mas isso porque ainda não sabia mesmo como haveria de ser feito. No entanto isto ainda está a dar umas dores de cabeça. Vou dar mais umas voltas ao router ver no que dá.

Obrigado pela atenção e pela ajuda.  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o teu router? Vê se ele tem a possibilidade de mudar a porta de acesso ao admin panel pelo exterior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O router é um smc smcwbr14s-N2.

Peço desculpa, mas de redes percebo mesmo muito pouco. O que queres dizer com "mudar a porta de acesso ao admin panel pelo exterior"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo, quando queres aceder ao painel de administração do router, vais ao browser e escreves algo como http://192.168.1.254/. Isto diz ao browser para se ligar a esse IP na porta default do protocolo HTTP (80). Quando acedes usando o IP exterior (do ISP), ele pode ou não estar a escutar nessa porta. O que eu estou a dizer é para mudares a porta em que ele escuta no exterior da 80 para outra, ou mesmo desactivar o acesso pelo exterior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a ver se o router permitia alterar a porta de acesso pelo exterior e não encontrei nada onde se possa fazer isso.

Esta é a imagem da página onde configurei o port fowarding do router. Penso que é só isto.

imglxg.th.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, cá estou eu novamente ainda com o mesmo problema. Já liguei para o suporte da SMC e aparentemente a configuração do portfowarding está correcta, portanto provavelmente o problema não virá daí.

Estive a investigar mais um bocado e acho que começo a chegar a algumas conclusões, que gostaria que vocês confirmassem se estão ou não correctas.

Reparei há pouco que o IP atribuído pelo router à WAN é o 192.168.1.64, no entanto a gama de IPs que estou a utilizar na rede local é 192.168.2.100-120, isto não quer dizer que as redes em que estão o modem e os restantes dispositivos na rede são diferentes? Não poderá vir daí o problema de não conseguir aceder remotamente ao servidor?

Já tentei mudar a os IPS da rede local para 192.168.1.1 mas dá o seguinte erro: "Conflict subnet between LAN and WAN!!". É normal este erro?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora