• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ribamar

Mito urbano: O PC consome muita energia

28 mensagens neste tópico

Ora quem é que nunca levou na cabeça: "deixas-te o pc ligado, gasta um balúrdio de electricidade"... estupidez acho eu...

Vamos la provar com as leis da física que isso ta errado.

Segundo penseo eu, um pc como o meu, que tem 3 discos a trabalhar, mais o leitor dvd, mais o gravador, placa grafica boa, mais placa de rede e de som, etc, etc, ligado 24 horas por dia 7 dias por semana, e consumindo 200 watts de energia (julgo ser isso que um pc normal consome, se estiver errado corrijam-se sff), isso dá 4,8 kW/h por dia, que ao fim de 30 dias dá 144 kW/h. Multiplicando por 22 escudos de cada kW/h (julgo também ser esse o preço do kW/h) dá 3168 escudos na moeda antiga...

Por favor, se eu estiver a dizer alguma baboseira, sff corrijam-me...

Digam algo.

cumps  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim de repente só estou a axar pouco esses 200W... prai uns 350W talvez... Mas há (não sei onde) um site que te diz exactamente o que gasta cada camponente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PCGuia:

Um PC precisa de electricidade para funcionar. Apesar de isso ser óbvio, a quantidade de electricidade consumida pode não ser tão evidente. Em média, um monitor CRT usa qualquer coisa como 70 a 150 watts (W) de electricidade por hora, enquanto o PC tradicional consome entre 40 e 70W no mesmo período de tempo. Na segunda parte do presente artigo falaremos no consumo de energia de cada dispositivo. Por agora, calculemos uma média de 90W para um monitor e 60W para um PC, que adiciona aproximadamente 150W de energia consumida por cada hora que o seu PC se encontra activo, fora dos seus estados de menor energia.

Ver texto completo em http://pcguia.xl.pt/pcg/0203/especial/a01-00-00.shtml

Ou seja, nem sequer 200 W consome um pc... não esqueçamos que apesar do PC estar ligado 24/7, o monitor está ligado 3/4 horas por dia (no meu caso).

Cumps  :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não disseste baboseira nenhuma... até fizeste um raciocínio que muito mais gente devia fazer. O pessoal está  sempre preocupado e a mandar apagar as lâmpadas que gastam 60watt ms depois é ligar aquecedores de 1500watt em vez de investir num aquecimento central que é energeticamente muito mais eficiente.

Um monitor TFT reduz drasticamente o consumo, pois um monitor de CRT tem um consumo elevado, não se de cór qto...

Os portateis por exemplo gastam uma quantidade minima de energia. Se e vierem dizer para desligar o portatil para poupar energia só se for mesmo p rir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol pois é mas estamos a esquecer que essas contas são cada vez mais incorrectas...

Com placas gráficas que gastam balurdios, processadores que são uns esbanjadores de energia e fontes com um mínimo de 512W acho que acs coisas mudam :cheesygrin:

A minha fonte é de 350W (o meu PC é fraquito : P4 3,0Ghz ; 6600GT ; 1Gb Mem ; 2 discos ; Bla bla) e isto consome tudo da fonte :P E a fonte tem boa amperagem :D

Claro que o consumo varia consoante a utilização dos componentes ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro :cheesygrin: Em full load é bem diferente e não esquecer que muitos desses estão a correr foldings e etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É kWh, não kW/h 

como é que é isso mesmo? Não é kW por hora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1Kwh = 1Kw * 1h

ou seja, a energia transferida ou transformada durante uma hora por uma máquina com potência de um Kw.

1kwh = (1*10^3 J / 1 s) *3600

= 3,6 * 10^6 J

=3600 KJ

Ou seja, se percebi bem, se temos um pc a gastar 150W, visto que a Potencia = E / t, e 1W = 1J / 1s

quer logo dizer que estamos a consumir 150 J por segundo, e isso dá 0,15KWh, ou seja 540 KJ por hora.

Já que estou entusiasmado, isso vai dar por dia 3,6KWh por dia, aprox. 108KWh por mês = 388,8MJ.

Ora um vulgar máquina de lavar tem 2500w, ou seja 2500J /s = 9MJ numa hora. Isso é igual a 2,5Kwh.

Suponhamos que a máquina lava a roupa 1x por semana durante as 7 horas da noite.

7 * 4 * 2,5Kwh =70Kwh.

Num fundo, um pc acaba por gastar quase o dobro do que 4 utilizações duma máquina de lavar, ligado 24h/dia->30dias/mes, e em potência máxima.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que raramente está em potência máxima, por isso as contem vão ser um bocado diferentes..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Num fundo, um pc acaba por gastar quase o dobro do que 4 utilizações duma máquina de lavar, ligado 24h/dia->30dias/mes, e em potência máxima.

108 kWh é o dobro de 70 kWh? Nem de perto... é mais 50%... e não 100% (o dobro) como tu disses-te...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

108 kWh é o dobro de 70 kWh? Nem de perto... é mais 50%... e não 100% (o dobro) como tu disses-te...

Dobro de 70kWh = 140Kwh

se ele gasta 108 dá mais ou menos 77%

E isso é quase o dobro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epah, porra não sei porquê mas acho que me enganei nos cálculos nalgum lado.

Parece-me muito! :|

Um pc ligado um mês inteiro a consumir 150J/s (= 150W) gasta 388MJ?!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dobro de 70kWh = 140Kwh

se ele gasta 108 dá mais ou menos 77%

E isso é quase o dobro.

70 kWh + 50% = 105 kWh.... correct me if i'm wrong...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yap, fiz mal as contas.

Mesmo assim continuo a achar que um pc consome muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto em always on e full load claro

isto prova k com um bom pc e uma boa ligação meter o pc "a render" rende mesmo :D

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gasta entre 20 a 30 euros por mes de electricidade...

Isso para mim é bastante, a full working claro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que é? 20 ou 30 € /mes por ter o pc ligado 24/24?  :hmm: não me cheira. Se assim fosse o consumo da minha casa era 50% pc 50% restante. (incluindo arca/Aquecimento/Frigorifico/mauina roupa,..etc..)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que é? 20 ou 30 € /mes por ter o pc ligado 24/24?  :hmm: não me cheira. Se assim fosse o consumo da minha casa era 50% pc 50% restante. (incluindo arca/Aquecimento/Frigorifico/mauina roupa,..etc..)

a full load não te esqueças, a não ser que participes no folding não terás esse consumo.

Mas realmente é muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas valores a full load não intereçam para nada, a não ser para estatistica.  (ou quase isso)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A edp tem um simulador online muito prático.

O objectivo da empresa é que o cliente possa ver se compensa a tarifa bi-horária. Se quiserem ver o caso do computador é só ir lá, seleccionam cmo área da casa o escritório e colocam lá um computador. Por defeito eles dão um consumo de 250 Watts de potência que pode ser alterado.

Divirtam-se simulando e tragam conclusões ;)

http://www.edp.pt/download/flash/simul_global.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

EDIT

Deu-me 180Kwh por mês a trabalhar 24h/dia, num pc com 250W de potência.

O que dá 18,67€ em simples, 13,06€ em bi-horária e 5,61€ em poupança.

No fundo, confirma-se, um pc gasta bastante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas esse é um valor por exagero... Nenhum pc "normal" trabalha 24 horas a 250W.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas esse é um valor por exagero... Nenhum pc "normal" trabalha 24 horas a 250W.

A foldar trabalha.

Vai falar com o metro da techzone que ele diz-te.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora