• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zecapistolas

Compilar no Linux para Windows

6 mensagens neste tópico

Boas Pessoal,

Estou aqui com uma dúvida existencial.... Nos programas que crio, incluo bibliotecas externas (Boost, etc), faço interfaces gráficas (WxWidgets, etc), mas isto tudo em Linux sem problemas alguns.... :biggrin:

O pior é que o próximo cliente quer para Window$ e já sei que incluir bibliotecas externas e afins no Visual Studio, por exemplo, é um bico de obra porque já experimentei e sem sucesso....  :thumbdown:

Agora, digam-me é possível eu compilar o executável em Linux de modo a funcionar em Windows?!  :-[

cumps  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se for possível será de uma forma _muito_ rebuscada, mesmo assm duvido. Então com bibliotecas de tecnologias microsoft, duvido mesmo.

Umal é pegares no virtualbox e instalar lá o windows, não é assim tão trabalhoso como possa parecer, se instalares de um .iso em vez de de um cd propriamente dito é bastante rápido até.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se for possível será de uma forma _muito_ rebuscada, mesmo assm duvido. Então com bibliotecas de tecnologias microsoft, duvido mesmo.

Umal é pegares no virtualbox e instalar lá o windows, não é assim tão trabalhoso como possa parecer, se instalares de um .iso em vez de de um cd propriamente dito é bastante rápido até.

O problema está em Programar no Window$!  :rant_01:

No Windows não sei, como programar com bibliotecas que não estão no sistema.... No exemplo que referi, iria ser preciso incluir Boost e WxWidgets, que são bibliotecas externas....

Na altura que utilizava Window$ tentei compilar (só compilar) a biblioteca WxWidgets no Visual Studio da Microsoft e não consegui, segui um monte de tutoriais e nada.... Cheguei ao Linux, além de compilar a biblioteca e instalar a biblioteca em menos de nada, obtive os *.so da biblioteca para incluir no meu projecto, de seguida foi só ajustar o makefile e voilá....

No Window$ não sei como executar estes passos tão fáceis no mundo Linux....

cumps  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de compilar a biblioteca no Visual Studio 2008...

Procurar + sacar + instalar = +- 5 minutos

Abrir o wx.dsw + converter = 20 segundos

Compilar = menos de 1 minuto.

Resultado final:

buildwxwidgets.png

EDIT: utilizo o Boost regularmente tanto no emprego como em casa, no Visual C++ 6 SP6 e no Visual Studio 2008 Professional e Team System. Nunca tive o mínimo problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de compilar a biblioteca no Visual Studio 2008...

Procurar + sacar + instalar = +- 5 minutos

Abrir o wx.dsw + converter = 20 segundos

Compilar = menos de 1 minuto.

EDIT: utilizo o Boost regularmente tanto no emprego como em casa, no Visual C++ 6 SP6 e no Visual Studio 2008 Professional e Team System. Nunca tive o mínimo problema.

Vou ter que experimentar novamente....  :-[

Também utilizas a boost, mas é facil configurar o Visual para isso acontecer?!

cumps  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que queiras fazer.

Se vais utilizar as bibliotecas header-only, só precisas de configurar o projecto para procurar os headers na directoria correcta.

Se precisas de alguma das bibliotecas compiladas, ou sacas as bibliotecas pré-compiladas, ou compilas a partir das sources.

Sempre que preciso de reinstalar a biblioteca sigo este guia:

http://www.boost.org/doc/libs/1_39_0/more/getting_started/windows.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora