• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Portugal e Espanha juntos em projecto de computação voluntária

1 mensagem neste tópico

Foi esta quinta-feira apresentada em Portugal a iniciativa IBERCIVIS - que pede aos cidadãos que cedam tempo de processamento dos seus computadores para cálculos científicos, por técnicas de computação distribuída semelhantes às da computação grid.

A IBERCIVIS pretende utilizar a capacidade de cálculo de computadores em momentos de inactividade para realizarem as tarefas associadas a um projecto de investigação científica.

O projecto de computação voluntária para fins científicos, desenvolvido em cooperação por Portugal e Espanha, foi divulgado no final da sessão de e-Ciência do Encontro com a Ciência 2009, na Fundação Gulbenkian, e deverá permitir a participação dos cidadãos na investigação científica de "forma directa e em tempo real", explicam os responsáveis pela iniciativa.

O objectivo é aproximar os cidadãos da investigação científica e dar-lhes a possibilidade de contribuírem com os seus recursos computacionais, fornecendo ao mesmo tempo uma ferramenta de cálculo à comunidade científica.

O projecto foi iniciado em Espanha, em 2008, ficando previsto o alargamento a Portugal no âmbito dos acordos de cooperação Portugal-Espanha na área de e-Ciência, assinados na XXIV Cimeira Luso-Espanhola. No nosso país, conta com o apoio da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Quem tiver um computador e estiver interessado em aderir à iniciativa de computação voluntária, poderá fazê-lo a partir de 30 de Julho, no site da IBERCIVIS, onde é possível escolher os projectos com os quais pretende colaborar.

Este projecto destina-se a canalizar recursos para instituições na Península Ibérica, mas o leque de iniciativas do género é vasto, tendo já merecido destaque por parte do TeK.

http://www.lip.pt/outreach/iber/

http://www.ibercivis.pt/

http://www.lip.pt/outreach/iber/research.php

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora