• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Firefox 4.0 "a votos"

85 mensagens neste tópico

A Mozilla Foundation publicou, a partir do Mozilla Wiki, alguns rascunhos do que pode vir a ser a versão 4.0 do Firefox para Windows.

As imagens são explicadas e mostram os pontos positivos e negativos de cada proposta.

As alterações introduzidas têm por objectivo reduzir a complexidade do interface do browser para o utilizador, aumentar o espaço da página e facilitar uma integração mais natural com o sistema operativo da Microsoft.

Ao revelar as imagens, a Mozilla quer encorajar os utilizadores a comentarem e darem sugestões para o desenvolvimento da nova versão do browser.

Mockup-4-0-Vista-%28TabsBottom%29.png

width=750 height=562https://wiki.mozilla.org/images/7/7e/Mockup-4-0-Vista-%28TabsTop%29-%28LocBarSearch%29.png[/img]

width=550 height=750https://wiki.mozilla.org/images/c/c3/Mockup-4-0-Vista-%28TabsBottom%29-%28LocBar%29.png[/img]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para ser sincero, já não estou a achar tanta graça a estas mudanças da Mozilla... Todos sabemos que, oficialmente, o XP não tem as transparências todas XPTO, eu nem consigo imaginar como será o interface...

Espero bem que continue o suporte para temas, e alguém se lembre de fazer um igualzinho à versão actual (s/mariquices de progress bar e esse efeitos todos malucos)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para ser sincero, já não estou a achar tanta graça a estas mudanças da Mozilla... Todos sabemos que, oficialmente, o XP não tem as transparências todas XPTO, eu nem consigo imaginar como será o interface...

Basicamente, eles vão dizer "XP is dead".
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De tabs prefiro a segunda, de toolbar prefiro a primeira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Btw, não estou a achar piada eles tirarem a cena de quicksearch lá do topo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Btw, não estou a achar piada eles tirarem a cena de quicksearch lá do topo :P

Não será apenas opcional?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não será apenas opcional?

Não faço a mínima ideia, apenas comentei as imagens que estão no tópico.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então experimentem carregar na tecla F11 e aí maximizam o espaço. É uma funcionalidade que já anda por aí que me lembre pelo menos deste o IE4.

O botão da homepage realmente para pouco serve, nunca percebi porque motivo anda por aí anda. Isto no fim de contas será tudo uma quetão das definições que cada um escolhe, interessa é funcionlidades novas.

Mesmo assim ainda é importante a configuração padrão, principalmente para pessoas menos tech-savy.

Um botão para uma tab nova parace-me obvio, já é usado por outros browsers e verdade seja dita, as pessoas que sabem o que é um atalho do teclado são uma minoria.

Agora tirarem o quicksearch e o botão de parar acho mal, assim com ocolocarem uma tab para a homepage. Não percebo esta obcessão dos bookmarks e da homepage. Alguem usa isso? é que ambos vêm activos no firefox desde início.

Já os menus não aparecem nas imagens, o que acho estupido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@softclean

Estas mudanças será uma das melhores coisinhas que a Mozilla irá fazer ao Firefox e já estava a demorar... o Firefox é o browser que menos se encaixa no sistema operativo e ao menos desta vez vamos ter suporte directo e em condições para o glass do Aero, que é muito melhor do que anda para ai.

E não vejo onde estão os efeitos malucos, isto para mim está bem simples, muito mais agrádavel que o actual (não digo que está perfeito porque ainda necessita de muito trabalho) e finalmente encaixa no sistema operativo, tal como o Chrome.

@djthyrax & softclean

Já existem por ai imagens de como é que este aspecto fica no XP (e até mesmo no Vista sem Aero) e nem fica feio, basicamente é a mesma coisa mas sem os efeitos "glass". Podem ver as imagens aqui: https://wiki.mozilla.org/Firefox/3.7_Windows_Theme_Mockups

@djthyrax & pedrotuga

Quanto ao quicksearch, dúvido que tenha sido removido... Isto são "concepts", não é nada final e serve apenas para fazer experiências e gerar discussão. Aliás, é precisamente é isso que diz na Wiki da Mozilla, eles próprios dizem que as imagens não são finais e que são para serem discutidas. O quicksearch é muito importante para desparecer.

@pedrotuga

O botão de parar não foi removido, continua lá... Quando é que paras o "load" de uma página? Quanto está esta a carregar certo? Ou seja, o botão só aparece quando a página esta a ser carregada e aparece num sitio diferente. Repara bem nas últimas 4 imagens, pessoalmente, gosto esta mudança e da forma como consolidaram 3 botões em 1.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um botão para uma tab nova parace-me obvio, já é usado por outros browsers e verdade seja dita, as pessoas que sabem o que é um atalho do teclado são uma minoria.

Já existe no 3.5. E depois não faz muito sentido dizeres isso depois de dizeres isto:

Ou então experimentem carregar na tecla F11 e aí maximizam o espaço. É uma funcionalidade que já anda por aí que me lembre pelo menos deste o IE4.

Têm que saber um atalho e o outro não? ::)

Agora tirarem o quicksearch (...) acho mal,

Provavelmente está integrado na barra de endereço, repara na 2ª imagem.

assim com ocolocarem uma tab para a homepage.

Ora... ali até fica bem, integrada com as tabs em vez de na toolbar.

Não percebo esta obcessão dos bookmarks e da homepage. Alguem usa isso? é que ambos vêm activos no firefox desde início.

Não percebi... mas eu uso.

Já os menus não aparecem nas imagens, o que acho estupido.

Muito provavelmente estarão integrados no botão Tools do lado direito. E o IE desde o 7 que traz os menus escondidos por omissão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente está integrado na barra de endereço, repara na 2ª imagem.

Por acaso, nunca tinha pensado nisso lol... Sempre vi dois ícones do Google e achei demasiado estranho mas nunca me passou pela cabeça que fosse o quicksearch. Mas independentemente de ser dois ícones iguais ou não, acho que fica esquesito ter dois ícones, um para o quicksearch e outro para o favicon do site aberto. Não sei se me agrada esta consolidação.

Ora... ali até fica bem, integrada com as tabs em vez de na toolbar.

Eu por acaso também uso bastante a homepage porque tenho-a definida para abrir a página principal do SpeedDial e dá--me jeito para visitar os sites mais comuns. Mas não gosto dela nas tabs, está ocupar espaço para tabs adicionais. No fundo, parece que se tem sempre (mesmo que seja mais pequena) uma tab para a homepage e é disso que não gosto. Só deve existir uma tab, quando eu quiser.

Muito provavelmente estarão integrados no botão Tools do lado direito. E o IE desde o 7 que traz os menus escondidos por omissão.

E só para complementar, o Chrome também já funciona assim e várias aplicações começam a optar por este estilo e tudo isto começou com o lançamento do Vista onde o Explorer perdeu os menus. Acho que há aplicações que devem funcionar bem assim, sendo o browser uma delas. O menu principal é acedido através de um botão e todos os outros podem ser acedidos através do Alt (muito provavelmente) caso seja necessário, mas num browser, o uso que se dá ao menu deve ter uma percentagem muito pequena.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

TheDark, a tecla F11 é um atalho para o fullscreen. Tambem podes aceder a essa funcionalidade através do menu View>fullscreen. E quem preferir pode até colocar um botão. Não estava a falar de ser preciso premir uma tecla, era só da funcionalidade em si que muitas pessoas parecem desconhecer. Não acho que se justifique algo mais acessível que um menu uma vez que não é uma coisa assim tão usada.

Desde há um mesito tenho usado o vista no trabalho, nunca tinha exprimentado, pessoalmente não me importo de premir a tecla alt, até acho pratico, mas isso sou eu. Tenho as minhas reservas em relação a isso. Temos que pensar nas pessoas que se vêm aflitas para usar um computador, é que se a tecnologia for só para pessoal mais tech-savy então nem são precisas grandes discussões. Acredito que isso seja configurável, e se for penso que seria mais intuitivo aparecer visível por defeito.

A homepage parece-me um berloque que só lá está por motivos históricos. Porque é que tem que haver um atalho no chrome (chrome como em 'chrome de uma aplicação', não o browser do google) para uma página em particular? Não faria mais sentido haver uma funcionalidade que pusesse quantos botões desses se desejasse e não vir nenhum por defeito?

Os bookmarks, ao que me estava a referir é aquela barra de bookmarks irritante que vem activa por defeito no firefox e que toda a gente porque só chateia. Pelo menos ainda não vi ninguem que a tenha visível.

Outra coisa que não me agrada é a remoção do quicksearch. Pesquisar na barra de endereço é uma possibilidade já usada actualmente, mas se uma pessoa quiser pesquisar por exemplo um URL? ou outras strings que são inteligíveis pela barra de endereço?

Já tentei explicar mais de dez vezes aos meus pais a diferença entre a barra de endereço e a do quicksearch. Eles não conseguem (ou não querem, mais provável) perceber a diferença. Escrevem o que quiserem ver numa qualquer e vão clicando no que lhes aparece à frente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso, nunca tinha pensado nisso lol... Sempre vi dois ícones do Google e achei demasiado estranho mas nunca me passou pela cabeça que fosse o quicksearch. Mas independentemente de ser dois ícones iguais ou não, acho que fica esquesito ter dois ícones, um para o quicksearch e outro para o favicon do site aberto. Não sei se me agrada esta consolidação.

Outra coisa que não me agrada é a remoção do quicksearch. Pesquisar na barra de endereço é uma possibilidade já usada actualmente, mas se uma pessoa quiser pesquisar por exemplo um URL? ou outras strings que são inteligíveis pela barra de endereço?

Experimentem a extensão OmniBar, que suponho que seja o sistema em que se estejam a basear para a integração da quicksearch bar na barra de endereço. É um complemento às sugestões da barra de endereços, que mostra os primeiros resultados da pesquisa Google daquilo que se escreve, à mistura com os favoritos e o histórico, e permite ainda navegar para a página de resultados do Google. É uma das extensões que mais uso.

A homepage parece-me um berloque que só lá está por motivos históricos. Porque é que tem que haver um atalho no chrome (chrome como em 'chrome de uma aplicação', não o browser do google) para uma página em particular? Não faria mais sentido haver uma funcionalidade que pusesse quantos botões desses se desejasse e não vir nenhum por defeito?

Os bookmarks, ao que me estava a referir é aquela barra de bookmarks irritante que vem activa por defeito no firefox e que toda a gente porque só chateia. Pelo menos ainda não vi ninguem que a tenha visível.

LOL! Desculpa lá, mas o que é a Bookmark Toolbar senão o que acabaste de descrever no parágrafo anterior?

A mim dá-me MUITO jeito a Bookmark Toolbar. Não uso o menu Bookmarks (ou Marcadores), e antes da existência da Toolbar, nem utilizava Bookmarks (nem Favoritos). Agora não passo sem ela.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já somos dois, também me dá bastante jeito a toolbar com os bookmarks...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim dá-me MUITO jeito a Bookmark Toolbar. Não uso o menu Bookmarks (ou Marcadores), e antes da existência da Toolbar, nem utilizava Bookmarks (nem Favoritos). Agora não passo sem ela.

O mesmo se passa comigo. Não vou dizer que não usava os Bookmarks, mas usava muito pouco comparado com o uso que dou à toolbar. Acho-a muito util porque não gosto de dar mais cliques a ir aos menus.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando vi a notícia pensei que estavam a falar em fazer algo realmente interessante e necessário ao nível da funcionalidade, mas estou a ver que é pouco mais dos que uma lavagem de cara!...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que é bem mais que uma lavagem de cara... Se assim fosse, só mudavam os gráficos e pronto e não é só isso que estão a fazer... Se assim fosse, não tornavam isto assim tão público e não pediam ajuda e discussão à comunidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, esta à espera de mais, em particular estava a referir-me em eliminar os erros idiotas que o FF tem e que foram introduzidos ao longo das suas várias versões e que, conforme foram introduzidos, fizeram o FF regredir.

Muito sinceramente, se não fosse pelos plugins indispensáveis, já estava só no Chrome...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E tu achas mesmo que a versão 3.7 ou 4.0 vai ser só uma lavagem de cara? A versão 3.7 está planeada para daqui a um ano, achas que só vão mudar um bocadinho o UI? Não me parece...

Mas o que está aqui em discussão, aquilo que eles colocaram no seu wiki para discussão, foi somente o UI e pronto, não quer dizer que seja só isso que vão fazer e pronto... Não fazia muito sentido e acho que desapontava muita gente se assim fosse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estava a referir-me em eliminar os erros idiotas que o FF tem e que foram introduzidos ao longo das suas várias versões e que, conforme foram introduzidos, fizeram o FF regredir.

Hmmm... quais erros? Desde que saiu a versão 3.0 que nunca mais tive problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, não vi o roadmap em detalhe, mas realmente o que colocaram em discussão foi mais UI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmmm... quais erros? Desde que saiu a versão 3.0 que nunca mais tive problemas.

TheDark, podes ler ao que me refiro no meu post "Google Chrome, Almost There For Me". Fala do porquê do Google Chrome ainda não estar "no ponto" e das falhas do Firefox. Obviamente isto reflecte a minha opinião e visão dadas as minhas necessidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora