• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

NCS_One

Sistema de templates Smarty.

15 mensagens neste tópico

Boas.

Estava a pensar experimentar mas gostava de saber de quem o usou se vale o esforço ?

E já agora que outro ou outros recomendam ?

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Tenho lido sobre templates e como sempre muitos dizem que é "bom" e outros tantos dizem

que é "mau" e que PHP já é uma linguagem de templates por isso não faz sentido ter outra

linguagem de templates em PHP.

Por agora estou a ver exemplos de códigos só usando PHP e outros usando outros templates

engines. Está mais dificil de encontrar so usando php, se alguem souber de uns links agradecia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precisas mesmo usar o smarty? Na minha opinião não vale a pena.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precisas mesmo usar o smarty? Na minha opinião não vale a pena.

Também não percebo o porque da utilização de smarty.... Esclareçam-me, sff....

cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

smarty é uma framework php, tal como a zend, cakephp, phpnuke, ci e muitas outras, eu pessoalmente prefiro uma abordagem mvc, como trabalho muito em ruby, e a codeigniter é baseada em ruby, é a que eu uso. é uma questão de gosto essencialmente

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está aqui uma valente confusão. Este tipo de dúvidas é natural, mas com um pouco de prática, curiosidade e insstencia, tudo se acaba por perceber.

Tenho lido sobre templates e como sempre muitos dizem que é "bom" e outros tantos dizem

que é "mau" e que PHP já é uma linguagem de templates por isso não faz sentido ter outra

linguagem de templates em PHP.

Esta crítica é válida na verdade por duas razões:

1- O php de facto vem pronto a ser 'encastrado' no HTML. Dessa forma é em certa medida um sistema de templates por si só. Bastando colocar o output no sítio quiseres usando para isso as famosas tags php <?php e ?>

2-O smarty não é só um sistema de templates se formos rigorosos. Tem suporte para loops e algumas construções lógicas, tecnicamente é tambem uma linguagem de programação MUITO básica e com uso bastante limitado. Esta funcionalidade não é necessáriamente uma coisa boa.

Smartys é um motor de templates sim. As críticas que fazem

smarty é uma framework php, tal como a zend, cakephp, phpnuke, ci e muitas outras, eu pessoalmente prefiro uma abordagem mvc, como trabalho muito em ruby, e a codeigniter é baseada em ruby, é a que eu uso. é uma questão de gosto essencialmente

Infopc, fizeste aqui um grande novelo. Vamos lá desatá-lo ;)

O smarty é efectivamente um motor de templates e não uma framework MVC como as restantes que referiste. Esticando um pouco o conceito de framework, que por si só já é bastante elástico, o smarty poderia eventualmente ser classificado como framework VC uma vez que separa a lógica aplicacional (controlador) da lógica de apresentação (vista).

Vou puxar a brasa à minha sardinha (sou um fanboy do codeigniter) e desmentir. O CI não é baseado em ruby (não podia ser baseado numa linguagem) nem tão pouco em rails. Implementa o mesmo padrão, MVC, que o rails e muitas outras, só isso. De referir que há frameworks MVC em PHP bem mais antigas que o rails.

Atacando o boi pelos cornos... o smarty, pessoalmente não aconselho muito. Já passei por lá e foi má a minha experiencia. Usar templates é uma coisa muito simples, que se aprende em minutos. O smarty é overkill, reimplementa demaseada funcionalidade que já o PHP dá à mão de semear.

Lê antes isto.

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:sistema_minimalista_de_tempaltes

Já ficas a perceber em poucos minutos para que servem os templates e como dazer o teu próprio sistema de template a gosto em poucos minutos.

É esse mesmo sistema de templates que eu uso nos meus projectos em PHP e estou satisfeito com o seu desempenho. Para quê uma coisa complicada quando se pode ter uma coisa simples?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Contrariando mais um bocadinho

http://codeigniter.com/user_guide/general/credits.html

citando o link em cima...

A hat tip goes to Ruby on Rails for inspiring us to create a PHP framework, and for bringing frameworks into the general consciousness of the web community.

Reparo a mim mesmo, quando disse ruby queria dizer "ruby on rails".

citando-me a mim próprio...

...e muitas outras, eu pessoalmente prefiro uma abordagem mvc, ...

"eu pessoalmente prefiro uma abordagem MVC" tem duas virgulas, uma no inicio e outra no fim o que quer dizer mesmo contexto afirmação diferente.

não estava a dizer que smarty é uma framework mvc, estava a dizer que é uma framework. O que realmente é, porque uma framework n tem necessariamente que acentar num modelo MVC, VC ou outro qualquer,  pode ser simplesmente um aglumerado de bibliotecas, classes etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Smarty não é uma framework, é uma dor de cabeça. :)

CI foi "inspirado" no Ruby on Rails, assim como Kohana foi inspirado no CI (btw, pedrotuga, dá uma vista de olhos no Kohana, vai valer a pena :P ).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CI foi "inspirado" no Ruby on Rails, assim como Kohana foi inspirado no CI

Não foi bem assim. Os camaradas da elislab foram buscar alguma inspiração ao rails para escrever o CI, quiseram ser simpáticos e escrever aquilo. Bascamente a atitude foi mais "vamos fazer uma coisa deste estilo em PHP", do que propriamente basearem-se em rails. O kohana já é mesmo um produto que teve origem no CI propriamente dito, começou por ser a relsease comunitária do CI até.

O PHP on Trax, isso sim, é inspirado no rails, é um port  para PHP na verdade. A sua baixa popularidade é um pouco a prova de que há muitas boas opções para os programadores de PHP, não sendo o mesmo verdade or exemplo em ruby.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existem frameworks MVC nem Meio MVC, Existem frameworks e pronto. MVC é UM ESTILO.

Smarty não é uma framework, é um sistema de templates.

Quanto a importância de usar um sistema de templates, é simples, conseguir dividir o código( programação) do html em si.

NCS_One Terás de explicar o que queres fazer, assim poderemos indicar-te a tua melhor opção, quando alguém diz que smarty é bom, é porque é bom para essa pessoa, smarty é uma opção, como tantas outras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Eu realmente não pretendo usar o Smarty era só para experimentar, prefiro usar mesmo só o PHP.

Li bastante sobre o assunto, e do que li realmente perdi a vontade que tinha de experimentar o Smarty.

Aqui esta uma frase que penso ser bastante interessante :

"And remember: the point of template engines should be to separate your business logic from your presentation logic, not to separate your PHP code from your HTML code."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existem frameworks MVC nem Meio MVC, Existem frameworks e pronto. MVC é UM ESTILO.

Não é um estilo, é um padrão. Estilo em programação refere-se a outras características da programação em causa

http://en.wikipedia.org/wiki/Design_pattern_(computer_science)

http://en.wikipedia.org/wiki/Programming_style

"And remember: the point of template engines should be to separate your business logic from your presentation logic, not to separate your PHP code from your HTML code."

Essa frase é celebre, mas não concordo muito.

O autor dessa frase não a fundamente muito bem na minha opinião e comete uma falácia.

A ter uso prático não é para isso que os template engines servem. Serem para separar a lógica de apresentação da lógica aplicacional, que não tem necessariamente que ser de negócio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem tudo deve ser traduzido a letra lol, o que tu disseste e o que ele disse foi exactamente o mesmo,  é como a frase

mind your own business

queres ver que estas a dizer a alguém para ir tratar dos seus negócios e deixar os teus em paz...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sorry PedroTuga, sim é um  padrão.  ( bacorada minha :S )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora