• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zecapistolas

Flash e animações em Debian

35 mensagens neste tópico

Boas,

Fiz recentemente um format ao pc e re-instalei Debian  :biggrin:, mas estou com dificuldades em ver vídeos e alguns sites com flash's....  :thumbdown:

O que se pode fazer?!

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

$aptitude search flash

p  flashplayer-mozilla            - Macromedia Flash Player                 

flashplugin-nonfree            - Adobe Flash Player - browser plugin

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, já tinha tentado isso mas não aparece nos meus repositórios....  :hmm:

Depois fui à página oficial do Flash e saquei o pacote .deb e tentei instalar, mas sem qualquer sucesso.... E agora tenho conflitos de pacotes, tanto que não consigo abrir, o Synaptic para instalar ou remover o que quer que seja....

Aparece:

"E: O pacote adobe-flashplugin necessita ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um repositório para o mesmo.

E: Erro interno ao abrir a cache (1). Por favor comunique o problema."

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deverias considerar boicotar o formato tal como eu.

Flash é uma tecnologia proprietária e fechada da Adobe, não é um standard da web. Como tal não integra com as tecnologias standard da web como os próprios standards da web fazem.

O flash também tem problemas de usabilidade, e de acessibilidade (por exemplo os invisuais não conseguem aceder ao flash com os seus screenreaders).

Para além disso o flash tem outros problemas:

* só está disponível para alguns sistemas operativos e arquitecturas de processadores, o que se torna numa barreira para a entrada no mercado de outros e por tanto diminui a liberdade de escolha.

* o seu conteúdo não pode ser indexado por motores de busca que não tenham acordos especiais com a Adobe (e a Adobe só os fez com os que quis), daí que para além de prejudicar quem quer fazer buscas, também diminua a liberdade de escolha para quem quer escolher motores de busca.

* há patentes pendentes sobre vários aspectos do flash, o que faz com que não se possam criar de forma razoável implementações de flash compatíveis com o mesmo.

* o flash utiliza outras tecnologias com patentes como o codec de vídeo h.264, sendo que quem registou as patentes para o codec, já anunciou que pretende cobrar uma royaltie, por cada vez que alguém vê um stream que use esse codec já a partir de 2011.

* infelizmente utilizar flash é incentivar à criação de cada vez mais sites e conteúdos nesse formato (porque ao usarmos aumentamos a base de utilizadores), e isso fará com que a Adobe ganhe cada vez mais controle sobre as tecnologias de criação e acesso à WWW em detrimento de todos os outros, ao invés de essas tecnologias serem neutras em relação aos fabricantes e por tanto livremente implementáveis por qualquer um, permitindo assim um mercado livre.

Não recomendo a instalação de nada que esteja fora dos repositórios oficiais da Debian. Podem facilmente surgir problemas de integração e de manutenção.

Que repositórios é que tens configurados?

O flash da Adobe deve estar no non-free... Mas se vais mesmo usar flash sugiro-te que tentes utilizar uma implementação livre do flash, o gnash (também tem plugin para browser).

Para além de ser Software Livre, não são conhecidos no gnash, problemas de segurança como os que têm afectado o flash da Adobe.

Tal como outros fabricantes de software proprietário a Adobe também tem a tendência de demorar muitos meses a corrigir falhas das quais tem conhecimento e só quando se faz barulho por causa delas é que ela corrige.

Não usem flash!

O flash prejudica a web e a liberdade de escolha dos utilizadores da web!

O flash é inimigo da nossa liberdade!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por favor...

Acho que devias usar outro tipos de tópicos para pregar as tuas ideias, e não poluir uma thread de dúvidas com coisas destas...

Lembra-te que as pessoas também devem ter a liberdade de escolher tecnologias proprietárias, e algumas como o flash são de qualidade.

PS: Nunca me senti menos libre por usar flash nem condicionado nas minhas escolhas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe uma coisa chamada liberdade de expressão, que devias aprender a respeitar...

Se existe nesta thread um post off-topic é o teu, porque ao contrário do meu, em nada tentou ajudar o utilizador. Limitou-se a ser uma manifestação de desagrado pela minha liberdade de expressão e pela minha opinião.

Também deverias de ver que eu não proibi, nem digo que deve ser proibido utilizar software proprietário. Apenas apelo a que as pessoas pensem sobre o que fazem, e que façam o mesmo que eu fiz a respeito deste assunto.

PS: Nunca me senti menos libre por usar flash nem condicionado nas minhas escolhas.

Isso é porque não és invisual, não queres utilizar sistemas, nem processadores que não sejam "aprovados pela Adobe". Se tivesses em alguma dessas circunstâncias verias que a tua liberdade está condicionada. Infelizmente as pessoas tendem a só ver que têm falta de liberdade quando a tentam usar das formas que os que a tentam limitar, não querem que usem.

Para além disso todos os que usam flash, incentivam à sua utilização (mesmo que não queiram), aumentando a sua base de utilização. E isso faz com que os sites e conteúdos que não têm flash diminuam, e isso atenta para com a liberdade de escolha de quem não quer utilizar flash, mas precisa de aceder aos conteúdos e às funcionalidades dos sites. Que tendencialmente na nossa sociedade, são coisas que estão a tornar-se em algo que as pessoas não podem evitar, sob a de ficarem pelo menos parcialmente excluídas/limitadas.

Por isso usar flash é um acto de egoísmo, mesmo que não intencional. Ou seja, até os que não são egoístas, podem ser levados a praticar um acto egoísta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando existir uma tecnologia aberta, que substitua o Flash por completo, dou-te razão. Enquanto não aparecer, Flash rula. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não deixo de ter razão por isso por haver, ou deixar de haver tecnologia livre, e existem várias tecnologias que podem substituir o flash por completo, como aliás eu já disse várias vezes.

Até lá o flash não rula, o que o flash vai fazer é continuar a discriminar as pessoas com necessidades especiais, a impedir a verdadeira liberdade de escolha e a prejudicar o funcionamento da WWW.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe uma coisa chamada liberdade de expressão, que devias aprender a respeitar...

Se existe nesta thread um post off-topic é o teu, porque ao contrário do meu, em nada tentou ajudar o utilizador. Limitou-se a ser uma manifestação de desagrado pela minha liberdade de expressão e pela minha opinião.

Não desrespeitei ninguém, parece que tu é que tens de aprender a respeitar a opinião dos outros.

O off-topic foste tu que começas-te, tal como em todos os tópicos que abordem flash em que tu participas, só para dizer para não usar a tecnologia. Se achas que isto não é off-topic revê por favor esse situação.

Isso é porque não és invisual, não queres utilizar sistemas, nem processadores que não sejam "aprovados pela Adobe". Se tivesses em alguma dessas circunstâncias verias que a tua liberdade está condicionada. Infelizmente as pessoas tendem a só ver que têm falta de liberdade quando a tentam usar das formas que os que a tentam limitar, não querem que usem.

Para além disso todos os que usam flash, incentivam à sua utilização (mesmo que não queiram), aumentando a sua base de utilização. E isso faz com que os sites e conteúdos que não têm flash diminuam, e isso atenta para com a liberdade de escolha de quem não quer utilizar flash, mas precisa de aceder aos conteúdos e às funcionalidades dos sites. Que tendencialmente na nossa sociedade, são coisas que estão a tornar-se em algo que as pessoas não podem evitar, sob a de ficarem pelo menos parcialmente excluídas/limitadas.

Por isso usar flash é um acto de egoísmo, mesmo que não intencional. Ou seja, até os que não são egoístas, podem ser levados a praticar um acto egoísta.

Egoísmo? Por favor... O flash tal como outras tecnologias tem problemas, que a seu tempo tenho a certeza que serão resolvidos.

Diz é o nome de uma tecnologia que seja tão leve (acho que são uns 2Mb pelo plugin...), forte e consistente como o flash. Não consigo comparar sequer nenhum, pelo menos do que conheço.

O facto das pessoas invisuais não poderem ver o site em flash tem a ver com a empresa que disponibiliza os sites. Se alguém decidir disponbilizar apenas o site em flash em vez de flash + uma versão HTML não podes culpabilizar a Adobe por isso, nem a tecnologia em si.

O flash rula e é bastante poderoso para o seu mercado. Aconselho amplamente a sua utilização.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Não desrespeitei ninguém, parece que tu é que tens de aprender a respeitar a opinião dos outros.

Desrespeitaste a minha liberdade de expressão ao criticares o facto de eu ter dado opinião.

O off-topic foste tu que começas-te, tal como em todos os tópicos que abordem flash em que tu participas, só para dizer para não usar a tecnologia. Se achas que isto não é off-topic revê por favor esse situação.

Vai lá reler o meu post, para veres que eu não me limitei a dar a minha opinião sobre a utilização de flash.

Já os teus posts foram só sobre a minha opinião.

Egoísmo? Por favor...

Sim egoísmo!

Usar algo sem querer saber dos efeitos negativos que isso tem nas outras pessoas é egoísmo.

O flash tal como outras tecnologias tem problemas, que a seu tempo tenho a certeza que serão resolvidos.

Há problemas que com os quais podemos ir vivendo até serem resolvidos, e problemas que são inaceitáveis. Os do flash são inaceitáveis.

Estes problemas do flash existem desde que existe flash. E nunca foram resolvidos, não há qualquer intenção da Adobe em resolver. E muitos deles devem-se a ser software proprietário e não serem standards. Como não se vislumbra mudança no licenciamento, essa tua opinião de que vão ser resolvidos é um acto de fé, sem qualquer fundamento objectivo.

Diz é o nome de uma tecnologia que seja tão leve (acho que são uns 2Mb pelo plugin...), forte e consistente como o flash. Não consigo comparar sequer nenhum, pelo menos do que conheço.

Os standards da web e outros standards. Já falamos disso noutras threads. Não me parece que esta seja a thread adequada.

O facto das pessoas invisuais não poderem ver o site em flash tem a ver com a empresa que disponibiliza os sites. Se alguém decidir disponbilizar apenas o site em flash em vez de flash + uma versão HTML não podes culpabilizar a Adobe por isso, nem a tecnologia em si.

Não estou a culpar a Adobe, por isso!

A Adobe só tem culpa de o flash ainda ser proprietário e fechado.

Mas a culpa de haverem sites em e com flash em detrimento dos sites com tecnologias standard e livres, é de quem usa flash, de quem desenvolve os sites e de quem encomenda os sites. Cada um deles por diferentes razões.

O facto de haver uma grande base de utilizadores de flash, por si só desincentiva a utilização de outra coisa que não o flash. É uma questão de gestão... E sabendo que é isto que acontece, não o ter em conta é simplesmente tentar atirar as culpas todas para os outros. E na minha opinião essa não é a atitude correcta.

O flash rula e é bastante poderoso para o seu mercado. Aconselho amplamente a sua utilização.

Eu cá prefiro recomendar os standards da web do W3C, outros standards livres e tecnologias livres. Porque podem ser livremente implementadas por todos, porque permitem fazer tudo e porque são inclusivas e respeitadoras dos indivíduos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desrespeitaste a minha liberdade de expressão ao criticares o facto de eu ter dado opinião.

As críticas devem ser aceites numa sociedade democrática, se não as aceitas quem não respeita a liberdade es tu.

Sim egoísmo!

Usar algo sem querer saber dos efeitos negativos que isso tem nas outras pessoas é egoísmo.

Tens noção que com esta frase podia-te dar mil exemplos de como todos nos (incluíndo tu e eu) usamos coisas que provocam efeitos negativos nas pessoas na nossa sociedade. Nem te vou responder porque acho patético chamar egoístas a quem usa flash, enfim...

Há problemas que com os quais podemos ir vivendo até serem resolvidos, e problemas que são inaceitáveis. Os do flash são inaceitáveis.

Estes problemas do flash existem desde que existe flash. E nunca foram resolvidos, não há qualquer intenção da Adobe em resolver. E muitos deles devem-se a ser software proprietário e não serem standards. Como não se vislumbra mudança no licenciamento, essa tua opinião de que vão ser resolvidos é um acto de fé, sem qualquer fundamento objectivo.

Ou seja, tudo isto é porque o SW é proprietário... Isso sim é não ter fundamentação necessária.

Os standards da web e outros standards. Já falamos disso noutras threads. Não me parece que esta seja a thread adequada.

Realmente não é, assim como não é a thread adequada para dar lições de moral de opiniões pessoais.

Não estou a culpar a Adobe, por isso!

A Adobe só tem culpa de o flash ainda ser proprietário e fechado.

Mas a culpa de haverem sites em e com flash em detrimento dos sites com tecnologias standard e livres, é de quem usa flash, de quem desenvolve os sites e de quem encomenda os sites. Cada um deles por diferentes razões.

Se querem o flash por alguma razão será, não será de certeza por ainda ser "proprietário e fechado".

Eu cá prefiro recomendar os standards da web do W3C, outros standards livres e tecnologias livres. Porque podem ser livremente implementadas por todos, porque permitem fazer tudo e porque são inclusivas e respeitadoras dos indivíduos.

Muitas das tecnologias fechadas também são respeitadoras e de qualidade. Tu com "as tecnologias que respeitam starndards Web" das actualidade não consegues fazer aplicações/sites com uma relação qualidade/custo de desenvolvimento aceitável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
As críticas devem ser aceites numa sociedade democrática, se não as aceitas quem não respeita a liberdade es tu.

Uma coisa é critica opiniões, outra coisa é criticar o facto de se opiniar, que foi o que tu fizeste. A ultima apesar de poder ser feito, é uma falta de respeito pela liberdade de expressão.

Tens noção que com esta frase podia-te dar mil exemplos de como todos nos (incluíndo tu e eu) usamos coisas que provocam efeitos negativos nas pessoas na nossa sociedade.

Sim é um facto que todos o fazemos. Mas algumas dessas coisas não podemos evitar, e de outras, nem temos consciência.

O Flash é perfeitamente evitável, e pelo menos quem já lei as minhas opiniões sobre ele, tem que pelo menos começar a ter consciência dele.

Ou seja, tudo isto é porque o SW é proprietário... Isso sim é não ter fundamentação necessária.

Não, não é apenas por ser proprietário, é por também não ser um standard livre e nem sequer ser aberto.

Se querem o flash por alguma razão será, não será de certeza por ainda ser "proprietário e fechado".

A maior parte das vezes é por ignorância e por 'hype', raramente há uma razão técnica.

Muitas das tecnologias fechadas também são respeitadoras e de qualidade.

Não estou a falar de qualidade!

Quanto a serem respeitadoras, discordo! Podem ser mais respeitadoras que outras proprietárias, mas na minha opinião, só respeitam de forma aceitável se forem software livre, ou especificações livremente implementáveis.

Tu com "as tecnologias que respeitam starndards Web" das actualidade não consegues fazer aplicações/sites com uma relação qualidade/custo de desenvolvimento aceitável.

Isso não é verdade!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe uma coisa chamada regras que todos têm de respeitar. O que foi perguntado é usufruir do formato, não se ele é bom ou mau ou se há alternativas. Como tal, se o off-topic continuar, vou ter que bloquear o tópico e a dúvida de quem abriu o tópico vai ficar por esclarecer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe uma coisa chamada regras que todos têm de respeitar. O que foi perguntado é usufruir do formato, não se ele é bom ou mau ou se há alternativas. Como tal, se o off-topic continuar, vou ter que bloquear o tópico e a dúvida de quem abriu o tópico vai ficar por esclarecer.

Pois....  :biggrin:

Tentei instalar o .deb da Adobe mas entretanto ocorreu um erro e agora não consigo instalar mais nada.... Tenho o seguinte erro "E: Não foi possível localizar arquivo para o pacote adobe-flashplugin. Isto pode significar que você precisa consertar manualmente este pacote."....

Se com o gnash conseguir ver correctamente as páginas na net, porreiro.... desde que funcione, tudo bem....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deverias considerar boicotar o formato tal como eu.

Existe uma coisa chamada liberdade de escolha, que devias aprender a respeitar...

Eu por exemplo estou a usar Flash para um projecto, que nem sequer está relacionado com a web. Falas em boicotar o formato mas nem sequer pensas que o Flash é usado em outras coisas e que pode muito bem ser a melhor tecnologia nesses casos.

Parece que tens uma palas nos olhos com os teus ideais pré-fabricados, e que só o que é totalmente livre é que pode existir. Não é bom, as pessoas que não usem. Ou se dizes que existem alternativas, eu ainda estou à espera que digas quais são. E não venhas com tecnologias half-baked, que são instáveis, ou com 1% de penetração.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para instalares o flashplugin-nonfree tens de adicionar aos repositórios o non-free. Ou seja vais a /etc/apt/sources.list e editas o repositório que tens lá para algo como:

deb ... repositório ... main contrib non-free

Depois fazes update aos repositórios:

aptitude update

E finalmente instalas o plugin:

aptitude install flashplugin-nonfree

Uma coisa é critica opiniões, outra coisa é criticar o facto de se opiniar, que foi o que tu fizeste. A ultima apesar de poder ser feito, é uma falta de respeito pela liberdade de expressão.

Muito bem, então vou começar a falar de programação nas aulas de português, e vou ver se o professor não fica chateado comigo. Pelo que dizes isso seria falta de respeito para comigo... :|

Não, não é apenas por ser proprietário, é por também não ser um standard livre e nem sequer ser aberto.

Eh pah, tas a brincar comigo? Acabaste de me dar razão com essa frase.

A maior parte das vezes é por ignorância e por 'hype', raramente há uma razão técnica.

Digo-te mais, frequentemente é por razão técnica, exigência dos clientes.

Isso não é verdade!

Sim é!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois de adicionar esse novo repositório, depois aptitude update, e aptitude install flashplugin-nonfree.... continua a dar o erro "Não foi possível localizar arquivo para o pacote adobe-flashplugin. Isto pode significar que você precisa consertar manualmente este pacote."

Como tentei instalar o pacote da adobe mas ficou incompleto, agora deve estar a dar comflitos....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas chegas-te a instalar algum flash?

Tentei instalar o .deb oficial da Adobe.... Mas depois de alguns erros de dependências e ficou-se por ali.... Agora não consigo remover o pouco que foi instalado desse pacote....  :rant_01:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Existe uma coisa chamada liberdade de escolha, que devias aprender a respeitar...

Fazer uma sugestão, não é desrespeitar liberdade. Desrespeitaria se dissesse que ele não tem direito de usar o que quer...

E já agora a liberdade de escolha de uns deve ter como contrabalanço o efeito na liberdade de escolha dos outros...

Eu por exemplo estou a usar Flash para um projecto, que nem sequer está relacionado com a web. Falas em boicotar o formato mas nem sequer pensas que o Flash é usado em outras coisas e que pode muito bem ser a melhor tecnologia nesses casos.

Os problemas de acessibilidade por exemplo, mantêm-se... Não têm a ver com o serem usado para web.

Muito bem, então vou começar a falar de programação nas aulas de português, e vou ver se o professor não fica chateado comigo. Pelo que dizes isso seria falta de respeito para comigo... :|

Não é a mesma circunstância!

Eh pah, tas a brincar comigo? Acabaste de me dar razão com essa frase.

Não dei não! Eu como eu disse na frase as minhas razões não são uma. São sim várias e as suas relações.

Sim é!

Não, não é!

Isso é um mito!

Não só é mais barato usar os standards, como mais útil e tem um retorno de investimento maior.

Ou se dizes que existem alternativas, eu ainda estou à espera que digas quais são.

Já disse os standards da web do W3C e outros standards e tecnologias livres.

Tentei instalar o .deb da Adobe mas entretanto ocorreu um erro e agora não consigo instalar mais nada.... Tenho o seguinte erro "E: Não foi possível localizar arquivo para o pacote adobe-flashplugin. Isto pode significar que você precisa consertar manualmente este pacote."....

Tenta fazer "apt-get -f dist-upgrade", para ele tentar resolver o problema.

Se não resolver avisa. Que tenta-se outras coisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda  :), mas nem "aptitude install -f --purge" nem "apt-get -f dist-upgrade".... No primeiro caso continua a dar o mesmo erro "E: Não foi possível localizar arquivo para o pacote adobe-flashplugin. Isto pode significar que você precisa consertar manualmente este pacote." e no segundo "E: O pacote adobe-flashplugin necessita ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um repositório para o mesmo."

Querem ver que vou ter que formatar isto....  :rant_01:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Querem ver que vou ter que formatar isto....

Não vais não!

Mas aprende a lição de não meter nada de fora dos repositórios...

Tenta um: dpkg -P nome_do_pacote_da_adobe

Podes descobrir o nome do pacote da Adobe com o um: dpkg -l "*lash*".

Já agora, se não funcionar, faz um: dpkg -s nome_do_pacote_da_adobe

para ficarmos a saber qual é o status do pacote...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois de "dpkg -P adobe-flashplugin":

dpkg: erro ao processar adobe-flashplugin (--purge):

O pacote está num estado de inconsistência muito mau - deve

reinstala-lo antes de tentar removê-lo.

Foram encontrados erros enquanto processava:

adobe-flashplugin

Depois de "dpkg -s adobe-flashplugin":

Package: adobe-flashplugin

Status: purge reinstreq half-configured

Priority: optional

Section: web

Installed-Size: 9976

Maintainer: Ubuntu Core Developers <ubuntu-devel-discuss@lists.ubuntu.com>

Architecture: i386

Version: 10.0.22.87-1

Config-Version: 10.0.22.87-1

Replaces: flashplugin (<< 6)

Provides: flashplugin-nonfree

Depends: debconf | debconf-2.0, fontconfig, libatk1.0-0 (>= 1.20.0), libc6 (>= 2.4), libcairo2 (>= 1.6.0), libcurl3, libfontconfig1 (>= 2.4.0), libfreetype6 (>= 2.3.5), libgcc1 (>= 1:4.1.1-21), libglib2.0-0 (>= 2.12.0), libgtk2.0-0 (>= 2.12.0), libnspr4-0d, libnss3-1d, libpango1.0-0 (>= 1.20.5), libstdc++6 (>= 4.1.1-21), libx11-6, libxext6, libxt6, wget

Suggests: firefox, konqueror-nsplugins, msttcorefonts, ttf-bitstream-vera | ttf-dejavu, ttf-xfree86-nonfree, x-ttcidfont-conf, xfs (>= 1:1.0.1-5)

Conflicts: flashplayer-mozilla, flashplugin (<< 6), xfs (<< 1:1.0.1-5)

Description: Adobe Flash Player plugin version 10

This package will download the Flash Player from Adobe. It is a

Netscape/Mozilla type plugin. Any browser based on Netscape or Mozilla can use

the Flash plugin. This package officially supports the following browsers:

.

Firefox 2.x, Firefox 3.x, SeaMonkey 1.11

Original-Maintainer: DL-Flash Player Ubuntu <FlashPlayerUbuntu@adobe.com>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora