• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Tráfego da internet aumentou dez vezes

12 mensagens neste tópico

O presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, afirmou hoje que o tráfego de dados através da Internet aumentou dez vezes nos dois últimos anos.

"A utilização que as pessoas estão a fazer em termos de tráfego de Internet decuplicou. Ou seja, desde há dois anos para cá, o tráfego de dados que hoje temos na rede aumentou dez vezes", disse Zeinal Bava, que atribuiu este crescimento ao programa "e-escola", bem como ao aumento da "literacia digital".

Ao falar à margem da cerimónia de entrega do computador número um milhão no âmbito do programa "e-escola", e citado pela agência Lusa, Zeinal Bava afirmou que este programa, "associado ao investimento na fibra óptica, vai permitir-nos olhar para o futuro com muito mais confiança e sermos uma referência, não só na Europa, mas a nível mundial".

O presidente-executivo da PT disse ainda que este programa "vai revolucionar o país nos próximos cinco a dez anos" e que os "efeitos práticos da massificação do acesso ao computador e à Internet vão ser visíveis no país" no "aumento da eficiência educacional e empresarial".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol?

"A utilização que as pessoas estão a fazer em termos de tráfego de Internet decuplicou. Ou seja, desde há dois anos para cá, o tráfego de dados que hoje temos na rede aumentou dez vezes", disse Zeinal Bava, que atribuiu este crescimento ao programa "e-escola"(...)

Eles têm 1Gb de trafego para gastar por mês... já fiz mais tráfego hoje do que um deles em 5 meses :x
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eles têm 1Gb de trafego para gastar por mês... já fiz mais tráfego hoje do que um deles em 5 meses :x

Quantos milhares aderiram ao programa? Quantos deles não gastam mais do que é suposto?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aqui ha um ano e meio atras cheguei a gastar 20 gigas num dia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quantos milhares aderiram ao programa? Quantos deles não gastam mais do que é suposto?

Isso poderá ter tido algum influencia, mas de qualquer das formas o grosso do aumento julgo que provem dos limites que são menos/nulos e das velocidades maiores. Alem disso, esses factores tb levam a que se comece a consumir/vender 'coisas' com mais tráfego (videos com mais qualidade, por exemplo), (por assim dizer)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acredtas mesmo no que dizes? Achas isso relevante para decuplicar o tráfego? (Convém referir que eles têm velocidades entre 512 a 1mbps)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acredtas mesmo no que dizes? Achas isso relevante para decuplicar o tráfego? (Convém referir que eles têm velocidades entre 512 a 1mbps)

300 mil pessoas a consumirem 1GiB por mês dá cerca de 290TiB a mais de trafego, isto só da net móvel. Agora acrescenta os serviços de IPTV que apareceram agora e as fibras até ao cliente. Nos últimos 2 dias e meio passaram pelo meu router 71.36GiB de informação e até nem usei muito P2P e apenas se teve 1 televisão ligada a ver canais SD. Isto dá 26GiB por dia, que no final do mês dá quase 1TiB. E isto foi em dias que gastei pouco, porque há dias que saco 20GiB de P2P e envio outro tanto e tenho as 2 TVs ligadas, às vezes até sem necessidade, em canais HD. Se houver 50 mil pessoas com MEO que provoquem 2TiB de trafego cada uma, dá 97.66 PiB de tráfego, adicionando o tráfego da net móvel, tens cerca de 98PiB de informação geranda por 350 mil pontos de acesso. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

300 mil pessoas a consumirem 1GiB por mês dá cerca de 290TiB (...)

e pára por aqui :P

Caso não tenhas reparado a conversa era:

Lol?

"A utilização que as pessoas estão a fazer em termos de tráfego de Internet decuplicou. Ou seja, desde há dois anos para cá, o tráfego de dados que hoje temos na rede aumentou dez vezes", disse Zeinal Bava, que atribuiu este crescimento ao programa "e-escola"(...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caso não tenhas reparado:

bem como ao aumento da "literacia digital".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu falo do caso dos eEscola, tu respondes dos eEscola, depois a meio justificas a tua opinião sobre o eEscola com outras cenas que não têm nada com o eEscola... mas ok fica na tua.

Resumindo: eu só queria dizer que o eEscola não influenciou praticamente nada o tráfego (a ponto de decuplicar), digo isto na minha prefeita ignorância.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também me parece que a influência do eEscolas não foi significativa.

Não sei se eles incluíram o tráfego gerado pela IPTV (acho que não faz muito sentido), mas penso que o facto do Sapo passar a ter os tarifários com tráfego ilimitado também deve ter contribuído bastante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já consumi uma média de 5+ gigas por dia há 6 anos atrás. Obviamente que não foi em portugal com esta situação vergonhosa, na altura o máximo que aqui havia devia ser praí 2 megabit a um preço que nem quero imaginar.

O que aconteceu foi que aumentaram os limites de tráfego, foram obrigados a isso. Obviamente que se há dois anos se tinha um limite mensal de um giga e agora não há limite pratico então acabram de descobrir a lógica da batata. É capaz de ser o maior mérito da PT, e já ando um pouco cansado de ouvir o Bava a dizer chavões na comunicação social. Parece a britney spears das telecomunicações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora