• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CoreyTaylor

Pentium 4

16 mensagens neste tópico

Boas pessoal  ;)

Tenho em casa um Pentium 4 1.5Ghz com 256 megas de Ram. Já serviu para jogar noutros tempos...mas agora serve apenas para ir Internet/Messenger. O problema é que com os 256 megas de Ram fica bastante lento  :)

Já o formatei e instalei apenas: Firefox, Diskeeper (para o manter desfragmentado), NOD32, Tuneup Utilities 2009 (para fazer optimizaçoes de vez em quando). Já utilizei o utilitario msconfig para remover serviços de arraque desnecessários e a unica aplicaçao que fica a correr em background é o nod32...mas mesmo assim continua lento  :fartnew2:

Existe alguma maneira/programa que optimize o pc só para o básico de ir á internet e messenger?

Já pensei em meter mais memória mas não me parece que encontre Ram 133 por aí barato xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esses programas de optimização e o desfragmentador so te tornam o sistema mais lento pois consomem recursos para funcionar, e aliás o xp tem desfragmentador de raiz.

Instala apenas o so e o avast que é leve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas esses 2 eu desactivei no utilitario do msconfig. Só ligo de vez em quando para optimizar e desligo novamente... :)

O avast consome menos recursos que o nod32?

Obrigado pela resposta rápida  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com um computador desses, eu instalava uma distribuição de Linux leve. Também só o queres para ir à internet, chega e sobra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com um computador desses, eu instalava uma distribuição de Linux leve. Também só o queres para ir à internet, chega e sobra.

Realmente essa é uma grande ideia  :)

Eu prefiro sempre o windows, mas neste caso vai ajudar e bastante. Obrigado pela ajuda.  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, aí uma bela combinação de Arch Linux + LXDE e ficavas muito bem servido...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sabia da existencia dessa versao do linux  :hmm: mas já estive a ver e é mesmo isso que eu preciso..no entanto, tenho uma duvida. No site do arch linux nao fala do Lxde mas no site do Lxde diz que o arch linux ja tem isso implementado :S. Se eu fizer este download aqui:

http://www.archlinux.org/download/

Fico com essa combinação que disseste? Ja trabalhei em Fedora e Ubuntu mas nunca instalei nenhum xD  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho um PC nas mesmas condições que tu (excepto o processador que é um 1.7) tenho o XP instalado e têm-me servido bem. Já fiz o upgrade com mais 512 por causa de alguns jogos que não corriam muito bem, mas em termos de sistema operativo e acções básicas como as que pretendes acho que ficas bem servido com o XP, mesmo com 256 (é o que uso num portátil P3 800 só com 256 e serviu-me para fazer todos os trabalhos que precisei, mesmo a usar aplicações como o netbeans 5.x).

Podes tentar algumas distribuições de Linux, pessoalmente tenho instalado também o vector linux 6.0 Standard, tens também uma versão light, tenho usado desde a versão 5 (precisei por causa da faculdade) e dos linux que tenho usado é o que melhor me tem servido (Outras distros que experimentei foram o ubuntu, xubuntu, uma versão mais ligth do PC linux OS entre outras menos conhecidas, por mim pelo menos lol). Uma coisa que reparo em todas as versões que experimentei é que com várias janelas abertas, acções como arrastar uma janela parecem ter um pouco de "lag" não sei bem porquê. Pode não ser nada de especial mas torna-se irritante ao fim de algum tempo.

Em termos de XP, não tenho ferramentas de optimização instaladas, talvez fiques melhor servido só com o SO base. Em termos de AV tenho o avira e parece-me funcionar bem e não noto influência dele no desempenho do sistema. Mas aconselho-te a tentares o upgrade se tiveres que usar bastante o PC, tanto em Linux como no XP notei um aumento de performance que tornou o uso do computador bem mais agradável. Procura em sites de leilões ou outros de venda de produtos usados que encontras bons negócios (foi o que fiz :) ).

Mas apoio também a ideia de uma distro de linux, quanto mais não seja pela experiência, já tens algumas recomendações, acrescento o Vector linux 6 (standard ou light). Sempre ficas com uma base real de comparação e depois usas o que achares melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sabia da existencia dessa versao do linux  :hmm: mas já estive a ver e é mesmo isso que eu preciso..no entanto, tenho uma duvida. No site do arch linux nao fala do Lxde mas no site do Lxde diz que o arch linux ja tem isso implementado :S. Se eu fizer este download aqui:

http://www.archlinux.org/download/

Fico com essa combinação que disseste? Ja trabalhei em Fedora e Ubuntu mas nunca instalei nenhum xD  :)

Arch é uma distribuição em que tens de instalar tudo por ti.

Eu recomendo-te o Zenwalk, já a usei em computadores antigos e sempre funcionou fixe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que não devias ter assim tantos problemas a correr o XP em 256MB de RAM, se apenas instalasses o essencial. Já tive máquinas virtuais com XP a correr com 256MB de RAM, e para navegar na net chegava perfeitamente (só quando usava o Office é que as coisas se complicavam).

Mesmo se optares por Linux, para net/messenger, não me parece que precises de te preocupares muito com a distribuição/ambiente gráfica que escolhes... Desde que não tenhas serviços que não precisas a funcionar, não deves ter problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois...também já tinha pensando que é estranho ter tão pouca coisa instalada e estar lento á mesma :S.

Vou tentar entao ver na net se se arranja uma memoria 133 de 512 megas xD

De qualquer forma acho que vou optar entao pelo linux, sempre ganho um pouco mais de experiencia  :)

Obrigado pela ajuda a todos  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho a ligeira impressao que sim, nunca fui verificar, mas a "vista desarmada" e por experiência pessoal acho o avast mais rapido.

Mesmo desactivados ja atrasaram o sistema, ha sempre interferências, linhas que adicionaram ao registo...

Ja agora, vai a propriedades e ajusta para o melhor desempenho, que fique com aparência do 98 e com todos os ajustes visuais desactivados, ja agora de preferência sem wallpaper pois este também pesa no desempenho do SO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho a ligeira impressao que sim, nunca fui verificar, mas a "vista desarmada" e por experiência pessoal acho o avast mais rapido.

Mesmo desactivados ja atrasaram o sistema, ha sempre interferências, linhas que adicionaram ao registo...

Ja agora, vai a propriedades e ajusta para o melhor desempenho, que fique com aparência do 98 e com todos os ajustes visuais desactivados, ja agora de preferência sem wallpaper pois este também pesa no desempenho do SO.

Já tinha feito isso  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação às distros de Linux, eu posso falar de Zenwalk. Eu usei essa distro durante algum tempo num AMD 2ghz (mas funcionava no maximo dos maximos a 1.6 :P) e assentava que nem uma luva. Super leve e simples de gerir :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok entao :). Devo instalar esse, sempre aprendo um pouco mais sobre linux :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Convem dizer que o zenwalk descende de Slackware. No entanto é muito simples de trabalhar com o zenwalk!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora