• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PaLobo

IDE para .NET em Linux.

27 mensagens neste tópico

Boas Pessoal,

Estou a aprender C# e gostaria de saber se existe alguma IDE para linux para que possa programar .NET em linux. Não estou a falar de mono, mas sim de criar aplicações em C# para windows utilizando ferramentas em Linux,

Fiquem bem,

P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso so da para windows , ve o monodevelop

www.mono-project.com/Main_Page

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SharpDevelop - http://www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/

Não sei se é isso que pretendes mas... :cheesygrin:

Realmente parece ser muito bom, mas para windows estou a utilizar o Visual C# Express (gratuito). O que eu queria na realidade era uma IDE para poder criar as minhas aplicações em linux (para as correr em windows.)

O mono dá para criar aplicações em C# para windows?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SharpDevelop - http://www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/

Não sei se é isso que pretendes mas... :cheesygrin:

Realmente parece ser muito bom, mas para windows estou a utilizar o Visual C# Express (gratuito). O que eu queria na realidade era uma IDE para poder criar as minhas aplicações em linux (para as correr em windows.)

O mono dá para criar aplicações em C# para windows?

Se queres aplicações cross-platform creio que estás a olhar para a tecnologia errada.

Se queres algo "build once run anywere" larga o C# e usa Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OU então usa REALBasic se quiseres qq coisa do tipo do VB, com gui bonitinho e tal e a correr em WIn, Mac e Linux

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OU então usa REALBasic se quiseres qq coisa do tipo do VB, com gui bonitinho e tal e a correr em WIn, Mac e Linux

Desaconselho.

O Java é mais maduro, corre em plataformas onde o Real Basic não chega e é uma linguagem verdadeiramente OO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só sugeri o REALbasic pk tem um guizinho como ele quer,  e o Java não :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Após uma breve pesquisa :

http://www.d6.34sp.com/davdstudio/javagui.htm

parece que sempre há gui para Java :cheesygrin: Desconhecia ...

O que tu encontraste é um GUI builder e claro que existe GUI em Java, não conheces projectos como Azureus ou Eclipse?

BTW, também tens o Python em que podes correr em qualquer plataforma, mas se optares pelo Java, começa por aqui: http://www.bluej.org/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não faltam IDEs com suporte para construir GUIs drag'n'drop em Java, uns melhores do que outros.

O melhor que conheci foi o da Borland, que ainda hoje me parece superior à larga maioria do que por ai anda.

Actualmente mexo com o Visual Editor, um plugin para o Eclipse, mas ainda tem de "palmilhar umas milhas valentes", necessita de amadurecer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Após uma breve pesquisa :

http://www.d6.34sp.com/davdstudio/javagui.htm

parece que sempre há gui para Java :P Desconhecia ...

O que tu encontraste é um GUI builder e claro que existe GUI em Java, não conheces projectos como Azureus ou Eclipse?

BTW, também tens o Python em que podes correr em qualquer plataforma, mas se optares pelo Java, começa por aqui: http://www.bluej.org/

Ok, nao me batas nao conhecia lol :D

Não faltam IDEs com suporte para construir GUIs drag'n'drop em Java, uns melhores do que outros.

O melhor que conheci foi o da Borland, que ainda hoje me parece superior à larga maioria do que por ai anda.

Actualmente mexo com o Visual Editor, um plugin para o Eclipse, mas ainda tem de "palmilhar umas milhas valentes", necessita de amadurecer...

Então ele que avance para esse :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já foi referido o projecto Mono pode ser uma solução.

O IDE já se pode considerar produtivo e estável e sofre actualizações constantes, o código é relativamente portável, isto é, tudo o que tenha a ver com windows forms não vai correr tão bem em ambientes unix, mas o .Net é um standart e o Mono é uma implementação desse standart.

Referiste que não querias usar o Mono mas que querias programar para Windows usando ferramentas linux, ora o Mono é uma ferramenta que pode ser usada em Linux, existe também uma versão para windows, e podes programar nele para o ambiente Windows.

O problema do .Net é que apesar de ser um standart a implementação das bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de windows forms é proprietária.

Resumindo: podes usar Mono se pretenderes desenvolver aplicações que não recorram biblioteacas cuja implementações é proprietária, se usares as bibliotecas padrão da especificação da linguagem o teu código passa a poder ser executado tanto em windows como em linux sem problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelo vosso input. Já tenho bastante para digerir.

Fiquem bem,

P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...) O que eu queria na realidade era uma IDE para poder criar as minhas aplicações em linux (para as correr em windows.)

Ajuda-me a entender a lógica disto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...) O que eu queria na realidade era uma IDE para poder criar as minhas aplicações em linux (para as correr em windows.)

Simples... usa Linux e quer que todas as pessoas vejam o seu trabalho, como actualmente Windows é o SO mais usado tem de fazer 1 coisa "virada" para Windows

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Simples... usa Linux e quer que todas as pessoas vejam o seu trabalho, como actualmente Windows é o SO mais usado tem de fazer 1 coisa "virada" para Windows

É isso mesmo. Neste momento, para poder programar (aprender...) tenho que reiniciar o pc e arrancar com o windows. Gostaria de eliminar o windows por completo, mas continuo preso por causa disto.

P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não uses .NET ;) é a melhor solução que tou a ver para o teu caso. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não uses .NET :D é a melhor solução que tou a ver para o teu caso. :)

Ya ;)

Usa Python e dps avança para pyGTK ou wxPython que já metem a elabvoração de GUI's :D eu estou a treinar para isto :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou ter que ver isso. Se sei pouco de C# de python muito menos... Mas vou sem dúvida ver isso. Obrigado pessoal. Depois vos vou mantendo a par.

Fiquem bem,

P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou ter que ver isso. Se sei pouco de C# de python muito menos... Mas vou sem dúvida ver isso. Obrigado pessoal. Depois vos vou mantendo a par.

Fiquem bem,

P.

Bem por alguma cena tens de começar, e se percebes pouco de C#, até é bom sinal, quer dizer que nao estás muito familiarizado com essa línguagem consisamente e assim a transição será possivelmente mais fácil :D

Se quiseres uns eBooks fala cmg, com o teckV ou com o т г ι т о п, pedes aqui no forum ou pedes os nossos mails que fica mais facil para mandarmos eBooks que inda são grandinhos (300 a 600 pags ;))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradecia os imensamente os ebooks UnKnowN (Podem enviar para o meu email). Podem-me dar alguma info sobre as vantagens de python sobre C#. Tb dá para criar aplicações estilo windows form com o python?

Entretanto vou ver se descubro mais qualquer coisita sobre python.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim, quem sabe outra linguagem parecida com C, transita para o Python muito facilmente. Sim, também dá para GUI's mas não é tão fácil como o drag&drop do VB ou C#, mas existem IDE's que tornam isso muito mais fácil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado Triton. Quanto ao C, tenho umas luzes. Pelo que tenho visto, python parece ser mais uma linguagem para scripting. (posso estar enganado) Será melhor do que uma linguagem estilo C# para indows forms.

Como já evidente, preciso de criar umas aplicações (para já simples, depois logo se vê...) e sendo um quadro em branco (experiência de programação limita-se a um pouco de C) prefiro começar pela melhor linguagem e aprender.

Sei que para começar tenho que adquirir bases sobre objectos (já tenho leitura para o fim de semana). Gostaria portanto do vosso feedback sobre qual a melhor linguagem para este fim.

Obrigado a todos.

P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora