• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrosimoes

Programar c em mac!

17 mensagens neste tópico

Boas, eu por aqui no forum ainda nao encontrei nada sobre programar c em mac. Queria ajuda de malta que programasse c em mac. Eu uso o Eclipse mas ainda n sei como criar programas, nem como funciona, devido ao kernel ser deiferente e ser Unix, já o windows nao funciona assim. Comprei o livro de Linguagem C de Luis Damas.

Quem puder dar-me umas dicas agradecia!  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começa sem IDE. É a melhor forma de começares a entender as coisas do zero.

Pega num editor (Geany ou GEdit por exemplo) e no GCC, no terminal, e compila por lá.

Basta fazeres algo do género:

gcc codigo.c -o nome_do_executavel

Depois para executar fazes: ./nome_do_executavel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora viva Pedro,

Qual é a finalidade do desenvolvimento que pretendes fazer no mac? Correr aplicações nativas? Meramente estudo da linguagem?

Caso desejes desenvolver aplicações nativas, o C definitivamente não é a melhor linguagem. Podes desenvolver em C, usando o framework Carbon, mas a Apple está a descontinuar o Carbon que é herança do mac classic (versões do SO anteriores ao X). Para aplicações nativas o melhor é usares Objective-C (muito parecido com o C, mas com programação por objectos) usando a framework Cocoa, que a que a Apple está a apoiar mais e a converter o SO 100% para esta framework. Por exemplo, para tirares proveito dos 64bits no UI só mesmo com o Cocoa, para o Carbon não vão desenvolver o suporte para esta arquitectura. Mais informação disponível no site da Apple http://developer.apple.com/referencelibrary/Cocoa/index.html

Caso tenha mesmo que ser C e queiras usar o Xcode (IDE fornecido gratuitamente pela Apple com o SO) então usa o Carbon e o Xcode ajuda-te na criação da aplicação. Mais informação disponível no site da Apple http://developer.apple.com/referencelibrary/Carbon/index.html

Para qualquer um dos casos, o site da Apple é sempre uma boa ajuda.

http://developer.apple.com/

Eu estou a usar o Cocoa e adoro. Embora o meu background seja em C/C++ nem cheguei a experimentar o Carbon, passei directamente para o Cocoa. Uma vez adaptado à sintaxe do Objective-C, torna-se muito agradável de desenvolver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Instala as ferramentas de desenvolvimento da Apple que vêm num dos DVDs de instalação (o gcc, por exemplo, está aí incluído).

Se estás a usar o livro do Luís Damas deves ter aí as instruções necessárias para compilar. Só precisas de um editor de texto/IDE. Podes usar o Eclipse, mas pessoalmente prefiro algo como o Emacs ou o (Mac)Vim.

PS: felixs, pessoalmente, acho o Objective-C consideravelmente diferente do C...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No livro do damas e em termos praticos a maneira de programar, codigo nao é identica em sistemas Unix e windows, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A linguagem é a mesma. Pode é haver bibliotecas específicas de cada sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...)

PS: felixs, pessoalmente, acho o Objective-C consideravelmente diferente do C...

O Obj-C é, como é dito na documentação da Apple, compatível com ANSI C com extensões dinâmicas orientadas por objecto (a tradução não me parece muito bem...  :-[ original "Objective-C is an ANSI C compatible language with dynamic object-oriented extensions"). Isto significa que se pode usar código ANSI C na aplicação.

Na prática o que acontece é que se usa massivamente os objectos da framework Cocoa e seus métodos, raramente usando tipos de dados nativos.

Comparando com C++ é efectivamente muito diferente, aqui concordo contigo. É por isso que quando se olha para código Cocoa/Obj-C parece diferente de tudo o que conheçemos.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradeço a ajuda de todos! Eu vou começar a ler o livro do Damas e inicialmente e como disseram vou pelos editores de textos. Ainda nao percebi o que seignifica ANSI C, C orientado por objectos, IDE e esses termos todos mas vou dandos noticias do meu progresso.

Para ver se Percebi: Escrevo o codigo num editor de texto e depois usando a consola compilo, certo?

O tipo de programas que me refiro que penso que estou a criar é daqueles com extensao .app. Acho que nao deve ser nada disso mas ha medida que for lendo o livro vou perceber!  ;) Obrrgado a todos e vou dando noticias!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradeço a ajuda de todos! Eu vou começar a ler o livro do Damas e inicialmente e como disseram vou pelos editores de textos. Ainda nao percebi o que seignifica ANSI C, C orientado por objectos, IDE e esses termos todos mas vou dandos noticias do meu progresso.

Para ver se Percebi: Escrevo o codigo num editor de texto e depois usando a consola compilo, certo?

O tipo de programas que me refiro que penso que estou a criar é daqueles com extensao .app. Acho que nao deve ser nada disso mas ha medida que for lendo o livro vou perceber!  ;) Obrrgado a todos e vou dando noticias!

Eu nem vi que estavas em Mac.

Podes usar o Xcode, que é um IDE (conjunto de ferramentas para desenvolvimento de aplicações). E tens também de instalar as ferramentas de desenvolvimento da Apple (que instalam o compilador, o GCC). Com o Xcode podes fazer dentro da mesma aplicação: editar o código, compilar, executar e fazer debug.

Mas como estás a começar, normalmente é aconselhado apenas o uso de um editor, e feita a compilação manualmente pela consola. Assim ficas a perceber melhor como tudo funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente. Eu vou começar a usar o textmate. É a pagar ams estou a usar o trial!  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente. Eu vou começar a usar o textmate. É a pagar ams estou a usar o trial!  ;)

Antes de pagares, experimenta o BBEdit. Acho que também está muito bom.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de pagares, experimenta o BBEdit. Acho que também está muito bom.  :)

Mas esse programa tambem é a pagar! Para quem usa o textmate é bom, ha melhor? o que acham?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas esse programa tambem é a pagar! Para quem usa o textmate é bom, ha melhor? o que acham?

Já cá não passava há algum tempo. Esqueci-me de mencionar o que eu uso: TextWrangler. Não é tão bom como o Textmate, mas é gratuito.  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pela ajuda. Eu entrei este ano em EI e nao sei que possiveis problemas vout er em usar um mac. O que acham?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É capaz de depender da universidade, e das ferramentas que tens que usar. No meu percurso académico acho que foram mais as vezes em que precisava de um sistema UNIX-like (MacOSX ou Linux, por exemplo), do que as vezes em que precisava de Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pela ajuda. Eu entrei este ano em EI e nao sei que possiveis problemas vout er em usar um mac. O que acham?

Cumps

Vai depender da Univer/Poli em que estudares, mas provavelmente irás precisar de usar Software em Windows em alguma parte do curso, quando precisares usa Windows com bootcamp ou num emulador Parallels ou Vmware

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora