• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Xbox portátil: Uma possibilidade sem desenho definido

1 mensagem neste tópico

É só uma questão de tempo até a Microsoft avançar para plataformas portáteis de jogos. A confirmação veio do vice-presidente da empresa, Shane Kim, durante uma entrevista ao site de videojogos Kikizo.

Shane Kim, que é uma das peças-chave do projecto Xbox, anunciou os planos da empresa para apostar na mobilidade. No final da conversa com Adam Doree, do site Kikizo, este perguntou-lhe se a Xbox planeava entrar no mercado dos videojogos portáteis, e o responsável da Microsoft disse que sim, reportava hoje a PC World. Resta saber como.

O vice-presidente disse também que a Microsoft entrou tarde no mercado das consolas para entretenimento doméstico - aquilo que designou a "experiência de sala de estar" - mas os resultados levam a empresa a considerar uma evolução no sentido da mobilidade, como decorrência lógica. Aqui inclui o já possível acesso e compra online de jogos para a Xbox 360, através do Xbox LIVE, e o projecto Natal - uma tecnologia que inclui um sensor de movimentos, câmara e microfone e deverá libertar o jogador de comandos para interagir com a consola.

O responsável afirmou ainda que para a empresa é uma questão oportunidade temporal, porque "estando concentrados em procurar uma solução para consolas portáteis" não poderiam "empregar recursos e capacidades em coisas como o Projecto Natal". Shane Kim explica: "escolhemos concentrar-nos nas consolas para sala de estar, no que respeita ao ponto de partida de hardware, mas estamos a construir um serviço LIVE que vai permitir estendê-lo a outras plataformas".

Fica no ar a possibilidade de a prazo a fabricante considerar passos mais firmes em direcção à mobilidade do acesso aos jogos. A empresa só ainda não decidiu se vai apostar no mercado dos videojogos móveis construindo o seu próprio hardware, ou tentando integrar tecnologia noutras plataformas.

A questão será "como é que vamos entrar no mercado". "Devemos optar por fazer o nosso próprio dispositivo?", "vamos criar o nosso próprio telefone?", são perguntas para as quais a própria companhia ainda não tem resposta, disse Shane Kim. "Continuamos com a linha até agora seguida pelo Windows Mobile?", acrescentou.

Com o crescimento do iPhone e do iPod Touch enquanto plataformas móveis com suporte para jogos, o enorme sucesso da Nintendo DS e os rumores sobre as intenções da Sony lançar uma PlaySation phone, é natural que a Microsoft não descarte a hipótese de fabricar uma Xbox portátil.

Entretanto a empresa de Redmond anunciou já para o Outono o lançamento, nos Estados Unidos, do seu novo leitor, o Zune HD - que concorre com o iPod Touch da Apple - e irá incluir acesso à Internet, descodificador de rádio e reprodução de vídeo em HD. Alguns rumores defendem que o caminho para a mobilidade da Xbox pode também passar por aqui.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora