• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

xploit

jQuery e os beneficios

20 mensagens neste tópico

Boas, gostaria de saber a vossa opinião sobre esta framework, no sentido de a utilizar para praticamente tudo, sou um programador que actualmente programa "javascriquery" lol, isso é mau? é irrelevante? vou ser prejudicado em que aspectos na sua utilização 100%? compensa o carregamento das funções com o tempo de programacao? enfim opiniões em relação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação ao uso do Jquery só vejo vantagens. Isto devido à imensa quantidade de funções/librarias que o mesmo contem e que com apenas alguns comandos ou linhas consegues minimizar montes de código/funções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente sou contra JQuery.

No entanto, nunca poderei falar dessa framework que tão bem foi concebida.

Se fôr para APROVEITAR AO MÁXIMO  todas as funcionalidades, sim, usa JQuery, se fôr para fazer somente um httpRequest, esquece, usa um scriptzinho qualquer ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Jquery tem imensas capacidades, para um projecto q utilize mto javascript poupa-se bastante trabalho.

Claro q se o javascript no projecto for só uma função ou duas, n  vale a pena recorrer à jquery.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente sou contra JQuery.

No entanto, nunca poderei falar dessa framework que tão bem foi concebida.

Se fôr para APROVEITAR AO MÁXIMO  todas as funcionalidades, sim, usa JQuery, se fôr para fazer somente um httpRequest, esquece, usa um scriptzinho qualquer ;)

Nunca aproveitas ao máximo, na minha ideia :D , e se aproveitasses, era provável que o browser bloqueasse :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem dar uma vista de olhos em http://emprego.sapo.pt

O site foi reformulado á pouco tempo e o seu js é todo jQuery.

Sim eu sei bem ;) estiveram a avaliar o mootool e o extjs, mas como o Jquery destina-se mais a página web ganhou :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca aproveitas ao máximo, na minha ideia :P , e se aproveitasses, era provável que o browser bloqueasse ;)

Quando falo ao máximo é usar algo mais que um httpRequest (como vejo em muitos casos por essa web fora )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim eu sei bem ;) estiveram a avaliar o mootool e o extjs, mas como o Jquery destina-se mais a página web ganhou :P

A mootool não conheço, a extjs utiliza jQuery, mas considero q seja um conceito diferente, para o caso utilizar só jQuery era mais adequado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Biblioteca é a palavra certa, não é uma framework.

Precisamente o uso de uma bilbioteca de javascript para 'quase tudo' é que resulta em sites com 1001 glitches de browser para browser. Grande parte dos sites nem sequer precisam de javascript para o que quer que seja, quanto mais efeitinhos ara trás e para diante a cada moviemnto do rato.

Não usem JS porque só porque é cool. Já pararam para pensar que javascript é que é de facto necessário para os vossos sites?

Coisas como o jquery, têm a sua utilidade, não há dúvida, mas tambem têm o efeito de causar uma epidemia generalizada de sites com características irritantes. O  mesmo aconteceu a quando da introdução do javascript nos browsers principais. Era só páginas com letras ou com as corezinhas a mudar, ou a rolar estilo scroll e outras coisas deveras irritantes e negativas.

Só os meus dois centimos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Biblioteca é a palavra certa, não é uma framework.

Precisamente o uso de uma bilbioteca de javascript para 'quase tudo' é que resulta em sites com 1001 glitches de browser para browser. Grande parte dos sites nem sequer precisam de javascript para o que quer que seja, quanto mais efeitinhos ara trás e para diante a cada moviemnto do rato.

Não usem JS porque só porque é cool. Já pararam para pensar que javascript é que é de facto necessário para os vossos sites?

Coisas como o jquery, têm a sua utilidade, não há dúvida, mas tambem têm o efeito de causar uma epidemia generalizada de sites com características irritantes. O  mesmo aconteceu a quando da introdução do javascript nos browsers principais. Era só páginas com letras ou com as corezinhas a mudar, ou a rolar estilo scroll e outras coisas deveras irritantes e negativas.

Só os meus dois centimos.

Tens 100% de razão mas a meu ver, só enche o site com "efeitozinhos" quem não sabe fazer mais nada...

E fica sempre bem um fadezinho, ou um postBack a mostrar uma mensagem de erro toda catita ( minha opinião. )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Javascript n é só efeitozinhos inuteis.

A capacidade em fazer updates parciais da página, como é feito com ajax, e de implementação mto facilitada com a jquery é uma vantagem útil.

Uma pré validação de campos de input, evitando um viagem ao servidor, tb é útil, e mais uma vez jQuery facilita bastante.

Esconder e mostrar campos, tabelas, etc... de acordo com valores em drop downs ou checkboxs tb pode ser util e tornar uma utilização mais agradavel do site.

O javascript tb tem mtas vantagens, é preciso é saber quais as q queremos usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Javascript n é só efeitozinhos inuteis.

A capacidade em fazer updates parciais da página, como é feito com ajax, e de implementação mto facilitada com a jquery é uma vantagem útil.

Uma pré validação de campos de input, evitando um viagem ao servidor, tb é útil, e mais uma vez jQuery facilita bastante.

Esconder e mostrar campos, tabelas, etc... de acordo com valores em drop downs ou checkboxs tb pode ser util e tornar uma utilização mais agradavel do site.

O javascript tb tem mtas vantagens, é preciso é saber quais as q queremos usar.

===

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu utilizo o jQuery maioritariamente para validação de campos,ajax muito mais simplificado e agora estou a implementar bastante no visual porque querendo ou não estamos numa nova Era WEB 2.0, é preciso fazer efeitos criativos que na minha opinião com esta framework facilita muitiissimo, e já para não falar dos inúmeros plugins existentes e da excelente documentação sempre actualizada que ela nos disponibiliza..na minha húmilde opinião acho indispensável para sites web 2.0, substitui em muita coisa o flash que como sabemos é bom de evitar para sites SEO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
e agora estou a implementar bastante no visual porque querendo ou não estamos numa nova Era WEB 2.0, é preciso fazer efeitos criativos

Não é não!

O javascript deve ser utilizado para criar funcionalidade, acessibilidade e usabilidade. Claro que se fizer isso e for visualmente agradável é melhor. Mas não são os bonecos que são o objectivo são as 3 coisas de que falei antes.

E web 2.0 não é fazer bonecos! Se achas que é, então é porque não sabes o que é web 2.0.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existe web 2.0.

O jquery apenas facilita uma parte de práticas denominadas por ajax.

Em termos de validação só dá mais trabalho, nunca poua, nem de uma unica linha da tradicional validação no servidor podes abdicar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando falamos de validação em javascript, é pré-validação, coisas básicas do tipo:

ver se o campo está vazio, ver q a data está bem formatada, data fim > data inicio, etc...

Coisas q evitam uma viagem inútil ao servidor, e isto deve ser feito logo no cliente.

Claro q do lado do servidor devem ser feitas as validações mais sérias e indispensaveis, e a camada de negócio tem q validar as regras de negócio, etc... mas n é disto q estamos a falar na parte do js.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ver se o campo está vazio, ver q a data está bem formatada, data fim > data inicio, etc...

Coisas q evitam uma viagem inútil ao servidor, e isto deve ser feito logo no cliente.

Mas devemos sempre fazer as mesmas verificações do lado do servidor. Eu, com o firebug, consigo editar o JS de uma página, manipulando assim a sua verificação, e introduzir na mesma um e-mail falso, por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas devemos sempre fazer as mesmas verificações do lado do servidor. Eu, com o firebug, consigo editar o JS de uma página, manipulando assim a sua verificação, e introduzir na mesma um e-mail falso, por exemplo.

Sim, tens toda a razão, a validação do lado do servidor é indispensável.

A validação do lado do cliente é apenas para limitar trafego gerado por quem se enganou a preencher os campos. Claro q se manipulares os dados através do firebug invalidas o q o js fez, mas aí ok, n passa no servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Em termos de validação só dá mais trabalho, nunca poua, nem de uma unica linha da tradicional validação no servidor podes abdicar.

Quem abdicar de validação do lado do servidor é idiota.

Mas também convém re-lembrar que validação do lado do cliente também tem benefícios, como por exemplo:

* poupa tráfego;

* poupa processamento do lado do servidor;

* pode aumentar usabilidade (dependendo de como for feita);

Claro q do lado do servidor devem ser feitas as validações mais sérias e indispensaveis, e a camada de negócio tem q validar as regras de negócio, etc... mas n é disto q estamos a falar na parte do js.

Todas as validações que faço do lado do cliente faço também do lado do servidor. É perigoso não o fazer!

Imaginem os estragos que farias com algo tão simples como desactivar js do lado do cliente... Já para não falar do que o bruno1234 disse...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora