• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joao.palma

[ALTERADO] Controlar lamapada apartir do PC

43 mensagens neste tópico

Boas...

Já a algum tempo que queria saber como controlar a abertura e fecho do portão através do PC!

Bem o meu problema é que não percebo nada de electrónica mas tenho alguns conhecimentos de programação para Windows... Costumo utilizar o VB.NET mas também sei c++...

Bem o que queria era uma aplicação com dois botões um abre e outro fecha....

Alguém me pode ajudar???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por norma para controlar os portões, só é necessário fechar (e abrir) um contacto, basicamente é isso que os comandos por rádio fazem. Dão um impulso -> fecha, dão outro impulso -> para, dão outro impulso -> abre, são outro impulso -> para, ciclicamente (até atingir os fins de curso), pelo que 2 botões não me parece possível, mas é uma questão de confirmar no portão.

Relativamente à electrónica, como sempre, há várias maneiras de fazer seja o que for.

Uma hipótese seria por o VB.NET a comunicar com a porta paralela do computador e usar um dos bits para actuar um relé que por sua vez dava a ordem ao portão.

Outra hipótese (mais poderosa) seria usar um Arduino, há neste forum vários tópicos relativos a este tipo de equipamentos.

Claro, há outras hipóteses...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Brigado...

podias me só dizer mais umas coisinhas?? :confused:

Para ti qual era a melhor forma de fazer?? usar bits ou Arduino?

E depois podes me dizer onde posso encontrar tutoriais???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que pela porta é mais fácil, mas mais limitativo.

O arduino é um microprocessador (ou seja uma micro computador) com 14 pontos (entradas ou saídas digitais) configuráveis, tem que ser programado, mas nada de muito complicado, é como C. Nas saídas também tens que montar relés de interface.

A vantagem do arduino é que é facilmente expandível (claro que tudo tem um custo) podes acrescentar módulos bluetooth, ethernet, GSM, GPS, Temperatura, Humidade, Bussula, Displays, Teclados, etc...

Tutoriais, podes começar por este tópico http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=29271, tel vários links para tutorias, páginas oficiais, um fórum que fala um bocado sobre estas coisas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que vou optar pelo arduino... Têm muita ajuda pela internet...

Agora só não sei duas coisas uma é onde comprar(sou de Viana do Castelo) e qual comprar....

Só mais uma coisa eu ainda não comprei o motor se alguém poder ajudar.... Agradeço...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há vários modelos de Arduino, o mais popular (e recomendável) é o Duemilanove (2009), alternativamente também há o Mega, tem 54 pontos de controlo, 4 portas de comunicação 128K de memória, mas é mais caro, o processador não está montado em socket pelo que se houver um azar e queimar (meter tensões erradas nas entradas, por exemplo) a substituição torna-se muito difici, outra "desvantagem" é o tamanho da placa.

Em Portugal pode comprar em http://www.inmotion.pt/store/index.php?cPath=10&&page=1 ou noutra casa de electrónica que conheça. Eles despacham pelo correio, ou assim...

Relativamente ao motor, talvez neste forum: http://www.electricidade.com.pt/forum/index.php, é uma questão de procurar ou perguntar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente, é esse.

A probabilidade de queimar o Arduino é maior que queimar o motor, o motor trabalha a 230V (se for monofásico) e deverá ter as protecções térmicas montadas algures na caixa de controlo, o Arduino trabalha a 5V e são necessárias montar as protecções e interfaces para as tensões superiores de comando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Compra o outro, tem porta USB, tem dimensões standard (de arduino), tem melhor aspecto, etc...

Tenho algumas dúvidas que consigas arranjar em Viana, eu não consegui arranjar no Porto, mandei vir de outro site, de um dia para o outro.

Para fazeres os leds piscar e outras coisas simples mas altamente motivadoras, vê este tutorial http://earthshinedesign.co.uk/ASKManual/ASKManual.pdf, está muito fixe, explica o que é o arduino 2009 (o da inmotion), o software de programação (um deles porque há vários), uma lista dos componentes para cada exemplo, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já vi o manual.... ta fixe....

olha já devo de estar a ser chato... mas se fosse possível em vez de um led posso experimentar com uma lâmpada??? (é que era mais útil...)

-----------------------------------

se souberes de algum tutorial podes me dizer??? se não deixa estar.... já foste um porreiro... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes testar com lâmpada, até podes testar com o LED e com a Lâmpada em paralelo (mais ou menos).

Só tens que ter em atenção ao seguinte:

* O Arduino funciona a 5Vdc

* A tensão máxima nos terminais do Led é 1,2V (depende de LED para LED, pelo tamanho e pela cor do LED)

* Entre o Arduino e o LED tens que meter uma resistência (por exemplo de 150ohm ou 220ohm, tal como está no manual que te mandei) para provocar uma queda de tensão para não queimar o LED.

* A lâmpada funciona a tensões diferentes e por norma superiores ao arduino, uma lâmpada de carro (ou de halogeno) funciona a 12V, uma lâmpada normal de casa funciona a 230V

* Tens que meter um interface entre o arduino e a lâmpada.

* Esse interface pode ser um relé se só vais ligar e desligar a lâmpada e/ou se a lâmpada funcionar em ac (corrente alterna) ou dc (corrente contínua) ou um TRIAC se a lâmpada funcionar em ac (Com o TRIAC também podes fazer regulação do fluxo luminoso)

Um exemplo usando relés, neste caso tens que ligar a lâmpada nos contactos do relé.

http://www.arduino.cc/playground/uploads/Learning/relays.pdf

Outro exemplo, neste caso mais completo, mas o esquema está manuscrito, é igual ao esquema de cima.

http://www.glacialwanderer.com/hobbyrobotics/?p=9

Também há exemplos com o TRIAC, mas são mais complicados e obrigam a mais componentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha eskece o motor...

Tive outras ideias e mais importantes....

Kero saber como apartir do pc(na linguagem vb.net) consigo controlar as lampadas...

continuo com o Arduino?? ou bits??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tanto num caso como no outro tens que ter interfaces para a potência.

Dependo do que queres fazer, só ligar e desligar lâmpadas? um sistema mais completo e autónomo sem a necessidade do computador? Possibilidade de expandir?

A porta paralela e respectivos bits, é mais básico, mais simples, mas mais limitado. MAS pode perfeitamente servir para o que pretendes, depende...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é o pc que controla tudo....

O pc da a instrução para ligar ou desligar....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para começares, podes usar perfeitamente a porta paralela, pegas num cabo paralelo, num multímetro (pode ser dos do chinês) no pinout da porta (ou do cabo), um pequeno programa a escrever na porta.

Creio que rapidamente consegues desenvolver e testar (com o multímetro) qualquer coisa.

Depois podes sempre evoluir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou a perceber.... o multímetro não serve para medir a corrente eléctrica???

Desculpa a ignorância mas não percebo muito de electrónica...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O multímetro, tal como o nome diz dá para medir multi ou várias grandezas. Uma dela é a corrente eléctrica, certo. Outras grandezas típicas é a tensão e a resistência. Além disso também permitem medir corrente alterna (ac) por norma representada no multímetro por: um símbolo equivalente a "~" e corrente continua (dc) por norma representada por um símbolo compostos por um traça maior "-" (em cima) e dois ou três menores em baixo.

No teu caso, deves meter a ponteira do multímetro preta no COM (comum) e a vermelha no V (Volt unidade de medida de tensão), deves regular o selector para por exemplo V-(dc)20 ou seja, medir tensão, contínua até 20V.

Depois, ligar a ponteira preta no 0Vdc (pinos 18 a 25) da porta paralela e a vermelha no bit correspondente (pino 2=bit0 .. pino 9=bit7) os pinos podem ser outros, convém confirmar. Quando mandares um sinal 1, deves medir 5V (mais ou menos) e com sinal 0 deves medir 0V (mais ou menos).

Resumidamente é isto, qualquer dúvida diz que cá estamos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas tipo eu keria por a funcionar como se fosse para instalar....

Eu queria que no dia-a-dia, quando carregar no botão "ligar luz" ele liga a lampada....

Eu tou a fazer experiências na minha casa... Mas queria que ficasse a funcionar tudo 5*...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consegues dividir esse projecto em 2 partes: dentro do computador e fora do computado.

Dentro do computador - tens que fazer 1 programa que envie dados para a porta paralela de acordo com a que especificas.

Depois de receberes os dados na porta paralela (confirmas por exemplo com o multímetro)

Podes passar para a parte fora do computador, montar relés, ligar à porta, etc...

Deixo-te aqui três links (não encontrei muitos úteis, mas podes procurar melhor):

Exemplo feito (em C# mas é fácil converter) muito bem explicadinho e documentado:

Resultado da procura num site dedicado a circuitos eléctricos: http://www.codeproject.com/KB/cs/csppleds.aspx?msg=2337797

Resultado da procura num site dedicado a circuitos eléctricos: http://www.allaboutcircuits.com/scripts/search.html?cx=006978388026519765659%3Ahg719j5vhl8&cof=FORID%3A9&q=vb.net+lpt1&sa=Find#853

Site que explica um bocado, o que está por trás das comunicações (interrupts) tem um bocadinho de C: http://logix4u.net/Legacy_Ports/Parallel_Port.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Serve perfeitamente, necessitas de legenda ou conheces os símbolos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tiveres um a mão para mim é melhor... mas eu tmb mais ao menos sei....

Agora um amigo meu disse-me que numa fabrica que ele trabalha é tudo por automatos.... eu ja tive a pesquisar... mas não cheguei a nenhuma conclusão.... :P

eu quero uma coisa facil e funcional acima de tudo...

é claro que se complicar mais um bocado mas tiver muitas mais vantagens.... é claro que perfiro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora