• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rjorge

Projecto Casa comandada por computador

26 mensagens neste tópico

Boas pessoal de electrónica, estou neste momento no 2º ano do Curso profissional de Informática de Gestão e na Universidade pretendo seguir electrónica e computadores.

No final do curso (3º ano) temos que apresentar a PAP (Prova de aptidão profissional). O que tinha em mente era nada mais nada menos que um programa ou em C++ ou em Visual Basic que fosse capaz de por exemplo (abrir a porta da garagem, ligar as luzes, fechar as janelas  etc ).

Gostava que me podessem ajudar, a dizer o que vou ter que necessitar para desenvolver este projecto(motores, esquemas, led, placas etc) ...conto com a vossa ajuda.

cumps

ps . se Estou a dizer algo de errado comentem

:D :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, se queres abrir portões, comutar iluminação, janelas... entre outros, vais precisar de alguma electrónica exterior.

Começando pelo mais pesado ::

# se tiveres o portão já automatizado, só tens que ligar dois fios ao controlador, para lhe dizer se é para baixar/subir

# se os estores forem eléctricos, igual

Para isto tudo, a forma mais simples, e para quem tem pouco ou nada conhecimentos de electrónica, é usar relés.

E como ligamos relés ao PC? simples ::

# conversor USB-paralelo de 8-bits. Este conversor é uma porta série virtual.

# a saída do conversor vai ligar a uma placa que faz a alimentação dos relés.

Básicamente é isto para as saídas.

Para entradas, há que usar electrónica exterior, e protegida opticamente. É o mais seguro.

Já te dá um empurrão?

Ao dispôr.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo, uma maquete de uma casa, em que consigo fazer isso tudo , uso o mesmo processo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consegues fazer isso, com a vantagem de não teres tensões muito elevadas que danifiquem o computador, em vez de accionares um motor (do portão ou estore) acendes um Led (ou dois) a dizer que estás a abrir (ou a fechar).

Claro que tens que ter alguns conhecimentos de electrónica, tens que fazer alguns cálculos básicos de resistências ou assim.

Outra opção, mais avançada, seria usares PIC (ou equivalente) são microprocessadores com entradas e saídas integradas. A PIC é programável, podias dizer quando carrego no botão X, liga a luz Y, (ou abre o portão ou ...) e depois fazias uma comunicação entre o computador e a PIC para visualizares no computador o estado da casa (luz ligadas, portas abertas, etc...). Mas necessitas de mais conhecimentos que se calhar não tens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar não tenho mas posso adquirir ... podes dizer o que tenho que saber para fazer uma coisinha dessas? era uma grande ajuda ! :D 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar não tenho mas posso adquirir ...

É mesmo esse o espírito. (mas vais ter que investir alguns cobres, ok?)

Se calhar recomendava-te o Arduino, podes procurar aqui no fórum, que há vários tópicos a falar nele, também podes ir a http://lusorobotica.com/index.php/topic,22.0.html para perceberes o que estou a falar, tem uma fotografia (para ver o que estamos a falar) e alguns tutoriais básicos.

Se calhar o *asena* terá outras ideias, uma vez que tem mais experiência que eu (e eu já estou afastado profissionalmente da electrónica há alguns anos)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo... se eu nao poder comprar o  Arduino... o que tambem poderei fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O arduino até não é caro, tendo em conta que já está tudo feito (placa com componentes soldados, testada, standard, etc...) é só plug&play, comunicas a partir da porta USB (alimentas a partir da porta USB), torna-se bastante simples.

Alternativamente, podes comprar uma bread-board, uma PIC, resistências, diodos, condensadores, opto-acopladores, etc... e depois montar os componentes na bread-board. Cada componente fica mais barato, no conjunto final não sei se compensa, e tens mais riscos para o PC, pelo que tens que ter mais cuidados.

Claro que quando se estuda o orçamento é muito limitado, um arduino custa cerca de 30€

(Nota importante: ainda não trabalhei com arduino, estou a pensar comprar 1 (com mais acessórios) para umas brincadeiras, Já trabalhei com os PIC, com o 8051, com o Z80, entre outro... Por isso acho importante quem tem mais experiência nesta área exprimir a sua opinião)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Onde posso comprar um ARDUINO?

"já trabalhei com os PIC, com o 8051, com o Z80"Quanto ao custo é muito elevado dos que ja trabalhas-te?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha, sempre devo comprar o arduino...vai ser uma excelente aquisição...agora para começar a programar o que tenho de saber e onde me posso apoiar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim...mas mesmo assim estou com algumas duvidas ... basicamente o que preciso de dominar bem (arrays, ficheiros)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bom mesmo , vou ter muito que me aplicar, isto é perceber um pequeno programa. É que programar computadores e diferente que microprocessadores

Já agora a linguagem é C, como é que eu crio uma interface grafica para interagir com o utilizador, do genero (carregar num botao -> chama a função para ligar as Luzes que neste caso é o led -> liga)??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás a misturar coisas. Tens que fazer 2 programas.

Um programa para o Arduino (em C) com o software deles, esse programa testa as entradas e actua as saídas, paralelamente, envia e recebe dados para a porta de comunicação.

Outro programa para o PC, que vai enviar e receber dados da porta de comunicação e representar ou actuar conforme.

Ou seja, tens 2 programas a comunicar entre eles, não tens o computador a ligar e desligar saída, tens o computador a enviar ordens para o arduino e este faz conforme está programado.

Por exemplo, periodicamente, o computador escreve na porta (PC2ARDUINO0-ESTADOS), o Arduino (endereço 0) recebe e responde (ARDUNIO02PC-xxxx), ou seja envias e recebes strings, depois é só trabalhar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E posso fazê-lo em Visual Basic?

E estou um pouco baralhado a cerca de como o programa do computador pode comunicar com o arduino  :D

(desculpe estar a fazer tantas perguntas mas já vi que percebe ! :D )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Do lado do PC podes fazer na linguagem que te dê jeito, é um programa que vai ler e escrever na porta de comunicação do PC. Podes usar perfeitamente VB.

Estás a estudar informática, como é que fazias a comunicação entre 2 computadores através da porta série (ou USB)? É equivalente, crias uma tabela com os comandos que podes enviar e receber, imagina que o computador quer saber o estado das entradas e saídas, envia para a porta ESTADOS, espera X tempo (se não receber resposta dá erro), recebe a resposta, analisa os dados (por exemplo bit0=entrada0, bit1=entrada1 activo ou inactivo, etc...), volta a repetir o ciclo. Do lado do Arduino, está sempre a ler a porta, quando recebe ESTADOS, envia os estados, quando recebe outra coisa que não estados se estiver na tabela que comandos, actua conforme, se não estiver, envia erro. É uma comunicação é o que estamos a fazer, tu pões um post, eu (nós) recebo, processo, respondo, fico há espera, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado, podias mandar-me uma mensagem com o teu mail para se me surgir algumas duvidas eu poder falar contigo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podia, mas o local certo para colocar as dúvidas é no Forum (neste ou noutro dedicado a electrónica) porque por um lado estamos a responder/tirar dúvidas a várias pessoas (pessoas que podem um dia andar há procura do mesmo que tu) por outro lado, vão (naturalmente) responder-te pessoas que percebem mais do que eu, o que por si só é uma grande vantagem (para ti).

Por isso, todas as dúvidas que tiveres, coloca publicamente no forum, terá melhores resultados...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu peço desculpa vir-me meter ao barulho. Eu de electrónica não percebo muito. Sou programador mas electrónica não é o meu forte. Mas este tipo de projecto interessa-me muito. Fala-se bastante sobre a casa inteligente, ter tudo automatizado... muita coisa. Queria apenas perguntar se estes processos que vocês disseram, dá para construir algo automatizado, por exemplo, acender/apagar luzes, abrir/fechar estores, entre outros.

Desde já obrigado.  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado nokPT! Realmente é um tópico excelente! Os links também estão bem esclarecedores. Gosto imenso deste tipo de coisas. De tornar a casa mais autónoma, compreender a complexidade que isso envolve, e até gostava de poder participar num projecto, mas sozinho e sem contactos, é quase impossível. :fartnew2: Mas é sempre bom conhecer como as coisas funcionam e aprender mais sobre o mundo das novas tecnologias.

Thanks a lot!

Cumps. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo para isso tens de programar o microprocessador para responder a determinados sinais enviados pelo computador

depois tens de programar um interface grafico para teres no pc que va enviar esses sinais ao microprocessador atraves do cabo usb

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora