• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fagon

Como aplicar um patch (.diff) sobre um driver (tar.bz2) ?

5 mensagens neste tópico

No meu antiqui...qui...íssimo computador tenho uma placa de vídeo Matrox Millennium II que está a precisar de uma actualização do respectivo driver.

Em http://www.penguintown.net/~gorlik/millennium.html existe uma solução. Baixei o driver e o patch mas agora não sei o que fazer:

1. - Para que local devo descompactar o driver?

2. - Como aplicar o patch sobre ele?

3. - O inglês não é o meu forte mas parece-me que para compilar devo fazer na consola './configure' e depois 'make'

4. - Onde encontrar depois o actual 'mga_drv.so' para o substituir pelo novo que, penso, deverá ter sido obtido na pasta de descompactação (src/.lib/mga_drv.so)

5. - Informações adicionais se houverem pois sou analfabeto em Gnu-Linux.

Grato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No ficheiro .tar.bz deve tar la dentro um outro file a dizer README. Geralmente esses ficheiros têm um passo-a-passo para se compilar e instalar o driver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

Quanto à questão 2, encontrei na net o comando sudo apt-get install patch e desatou a instalá-lo!... Não sei se devia ter começado por aqui pois o comando patch parece que não estava instalado... mas quem nada sabe...

Vou continuar a "investigar" para saber como devo dar os comandos na consola e a pôr aqui para ajudar algum "newbee" como eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aproveita para fazer umas leituras.Na consola insere

man diff

e lê a manpage

depois

man patch

idem

Aproveita tambem para aclarar as ideias Àcerca do sudo e do aptitude

man apt

man sudo

Está lá tudo escrito de forma muito mais clara e inteligível do que pensas.[/code]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

Bem,foi tudo isso que também andei a fazer. Só que para um autodidata e com inglês insuficiente, às vezes 'não se lê' ou 'interpreta-se mal' os textos, necessáriamente sintéticos.

Depois de tanta "trabalheira" e como não encontrei explicado em lado algum, resolvi escrever aqui o fiz (pode ajudar outrém)

Então:

1. - Na consola, executar o comando Patch para ver se o tem instalado. Caso não o tenha, execute:

sudo apt-get install patch

e aceite a instalação

2. - Escolher/criar e colocar ficheiros numa pastadetrabalho

Com o "Nevegador de Ficheiros" ou pela consola, crie ou escolha uma pasta (downloads, temp, pastadetrabalho ou outra) e coloca lá o ficheiro e respectivo paech (exemplo:"ficheiroatratar.tar.bz2" e o "ficheirodepatch.rc2.diff").

3. - Descompactar ficheiro

Na consola, mude para a pasta onde colocou os ficheiros e vamos descompactar o "ficheiroatratar.tar.bz2" executando o comando:

tar xf ficheiroatratar.tar.bz2

(Ver "tar --help ---> xf = extrai todos os ficheiros do tar)

Este comando cria a pastadoficheirodescompactado e extrai para ela os ficheiros que descompacta.

5. - Aplicar o patch com o comando

patch < ficheirodepatch.rc2.diff pastadoficheirodescompactado/src/ficheiroareceberopatch

Não sei se o caracter "<" é correcto mas foi o que encontrei (no meu caso "ficheiroareceberopatch"era o "mga_video.c")

6. - Executar configuração com o ficheiro configure que está na "pastadoficheirodescompactado"

pastadoficheirodescompactado/configure

Então, executou e no fim deu um erro relacionado com o comando make e criou na “pastadetrabalho” o ficheiro "config.log"

7. - Usar "make" para criar o ficheiro executável

Aqui não consegui sucesso pois não acertei com a sintaxe do comando a executar talvez por causa do erro resultado em 6.

No meu caso deveria obter um novo ficheiro "mga_drv.so" para substituir o que, com o mesmo nome, está actualmente a ser utilizado.

Também procurei este mas não o encontrei. Onde estará?

Sei que alguma coisa ainda está mal. Aceito correcções. Caso nada haja em contrário, penso ir corrigindo este post à medida que aumentar os meus conhecimentos. Talvez até possa modestamente contribuir para um HOWTO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora