• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rafinha69

Python ou C para começar

17 mensagens neste tópico

Boas, algumas pessoas me dizem que e bom começar com POO com Python mas outros me indicam o C para aprender uma linguagem mais Pura sem POO para ter uma base melhor.Qual e que voces me recomendam entre C,Python?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embora C não tenha POO, podes simular. No entanto, para quem começa, acho que é melhor aprenderes por uma linguagem que o suporte, por exemplo, C++ ou Python. :)

E eu quoto o Triton.

Aprende a que te apetecer. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e se eu aprender C eu  tenho aqui um livro so que inves de ter int main() tem void main(void) nao tem problema aprender assim ou tem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e se eu aprender C eu  tenho aqui um livro so que inves de ter int main() tem void main(void) nao tem problema aprender assim ou tem?

Não é o mais correcto. :)

Aconselho-te o livro C Primer Plus.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

neste momento nao tenho muito dinheiro para dispensarno livro triton se tiveres um .pdf agradecia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

neste momento nao tenho muito dinheiro para dispensarno livro triton se tiveres um .pdf agradecia

Deves arranjar isso pelas internets. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu para começar, talvez fosse por Python. É sabido que tem muitas estruturas de dados que talvez facilitem muito, mas pelo menos não tens algumas dores de cabeça com seg faults, e erros do género. No C tens muito controlo, por exemplo, a nível de memória... Mas será que precisas realmente disso para já? (faço a pergunta, pois suponho que estejas a começar a programar agora).

Com Python podes ganhar na mesma a lógica da programação, e resolver bastantes problemas (porque programar é também resolver problemas da vida real). Se um dia mais tarde quiseres passar para C, podes fazê-lo, bastando entender os conceitos base, como qualquer outra linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aprende a que te apetecer. :)

LOL.

rafinha, o triton deu uma resposta seca, mas não é desprezo. O melhor é mesmo aquilo que te apetecer, tens essa liberdade, não te esqueças.

C é uma linguagem de mais baixo nível do que python. Uma anda mais pelos bits, pela gestão de memória etc, o python é mais lá em cima abstraindo-te mais do que se passa lá em baixo para que te preocupes mais com o teu programa e ponto final.

Posto isto, é mesmo uma questão do que te apetece aprender, se uma coisa se outra. Mas se tiveres dúvidas existenciais sobre o que cada linguagem é e para que serve pergunta aí.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ambas as linguagens são boas.

C é uma linguagem obrigatória na minha opinião, Python nem por isso, mas o mais provável é também a aprenderes.

Portanto a questão é qual a primeira.

Na minha opinião devias de aprender Python, mas não por causa de permitir OO. Se fores começar a aprender ignora OO, isso é algo que deves te preocupar no futuro. Começa com conceitos simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esquece isso da OOP. Isso é apenas um paradigma, apesar de ser simples não é o básico dos básicos.

Percebe bem os tipos de dados, como se comportam, as construções lógicas, os operadores, as funções, a sintaxe em geral. Depois de te sentires confortável isso da OOP é uma questão de saberes simpelsmente o que é. Não é preciso ler nenhum livro sobre isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok, entao quais destes livros de python me recomendariam?

Programming Python

Learning Python

Python CookBook

sao todos da o'realy

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok, entao quais destes livros de python me recomendariam?

Programming Python

Learning Python

Python CookBook

sao todos da o'realy

Learning Python.

Também tens bons livros de borla, o que não falta é boa documentação para Python. :)

Eu usei este: Beginning Python: From Novice to Professional

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora