• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fagon

[RESOLVIDO ]Como apagar pastas e documentos "sem dono" no Gnu-Linux (Ubuntu)?

11 mensagens neste tópico

Criei uma  subpasta "xpto" em "/home/partilha" para partilhar (rede wireless doméstica) algumas notas  entre o Gnu-Linux e o Windows (nomeadamente ficheiros *.txt com instruções para o Gnu-Linux bem como alguns links de internet).

Agora que os tratei no Linux, queria apagar essa pasta temporária bem como outros documentos que lá coloquei só que não posso porque nas propriedades estão sem dono.

E agora?

:wallbash: Como é que eu me atribuo como dono dessas pastas e ficheiros para que os possa apagar?

Grato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Abri a consola e fiz cd /home/partilha.

Aí fiz dir -l e mostra-me tudo o que está nessa directoria: a pasta “xpto” e ficheiros sem dono.

Faço chown fagon 'xpto ou ficheiro' e obtenho que Não existe tal directoria ou ficheiro

Mas, abrindo o “Navegador de Ficheiros” estão lá tanto a directoria como os ficheiros...

Não tenho prática de Gnu-Linux e por isso “ando a patinar”

Que me falta fazer ou estou a fazer mal?

Grato

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No windows existe a opção de tomar o controlo total sobre todas as pastas incluindo a "System Volume Information" a qual é bastante reservada pois aí estão muitas informações onde, sabendo o que se está a fazer, podemos entrar e modificar.

No Ubuntu, existe alguma opção para "tomar de assalto" o controlo do sistema e assim forçar a apagar?...

Grato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No windows existe a opção de tomar o controlo total sobre todas as pastas incluindo a "System Volume Information" a qual é bastante reservada pois aí estão muitas informações onde, sabendo o que se está a fazer, podemos entrar e modificar.

No Ubuntu, existe alguma opção para "tomar de assalto" o controlo do sistema e assim forçar a apagar?...

Grato.

Com o utilizador root, tens acesso a tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o utilizador root, tens acesso a tudo.

E como ganho essa posição? Quais os comandos?

Com su fagon + password, passo a super utilizador mas, se tento atribuir-me como dono dá-me Operação não permitida...

e com su root + password, dá Falha de autenticação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se escreveres su fagon, não passas a super utilizador. O que esse comando faz é mudar de utilizador. Nesse caso estás a mudar para o utilizador 'fagon', o qual provavelmente és tu, pelo que estás a mudar para o mesmo utilizador que já és.

Se estiveres numa distribuição baseada em debian, podes fazer executar um comando com permissões de root usando o prefio 'sudo', desde que o teu utilizador esteja no grupo de utilizadores com permissões de administração. Por defeito, o utilizador inserido aquando da instalação do sistema está nesse grupo. Pelo que tudo o que tens que fazer é:

sudo rm -R nomedapasta

depois há-de te pedir a TUA password e proceder com o apagamento.

su root, dá-te falaha de autenticação, porque estás a tentar mudar para o utilizador root, mas estás a inserir a tua password. Terias que inserir a password do root.

Que distribuição estás a usar?

Quando for assim dá SEMPRE uma olhadela nas manpages.

man su

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acompanho o windows desde a sua versão 1.1 já estou muito habituado a "dar-lhe a volta" quando ele não quer fazer o que eu quero...

Há cerca de 1 ano instalei o Ubuntu 8.10 (Desktop-I386) e tenho feito regularmente as actualizações.

O computador é muito antigo e escolhi-o para, sem risco, ir aprendendo a usar alguma coisa do Gnu-Linux com as ajudas neste fórum. No computador não guardo nada de importante pelo que, enquanto não estiver minimamente seguro do que estou a fazer, não terei problemas em formatar e instalar novamente.

Mas ando à volta deste problema e, antes de o fazer, queria perceber porque aconteceu e tentar tudo para, se possível, aprender a reverter a situação. Usei o comando "sudo rm -R nomedapasta" e finalmente já não vejo a tal pasta! :) Tenho uma cábula com os pricipais comandos e, sem êxito, também já tinha usado este para 'inexoravelmente' eliminar a pasta mas devo de digitado mal porque então não resultou.

Agora tenho outra dor de cabeça para resolver. Pretendo instalar um driver e um patch que retirei de http://www.penguintown.net/~gorlik/millennium.html para a placa de vídeo (matrox antiga) e não sei como fazer.

:hmm: Vou procurar por aqui algo sobre como instalar ambos. Enfim: é preciso "partir pedra" e, finalmente, pedir ajuda para aprender com quem sabe...

Grato

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu perguntei a distribuição por causa do root.

No ubuntu o root não vem activo por defeito, em vez disso é aconselhado usar o comando sudo.

Para a activar o root, tudo o que tens que fazer é defenir uma password para este.

sudo passwd root

depois inseres a password que queres para o root.

A partir daí já podes entrar numa sessão com privilégios administrativos sem teres que andar sermpe a escrever sudo em frente a cada comando. Bastando para isso escreveres

su root

ou, como por defeito o comando 'su' assume o root como o utilizador para o qual queres mudar, basta-te escrever

su

para entrar numa sessão de root. Claro que te é pedida a password.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora