• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Utilizadores de telemóveis ultrapassam os 11,56 milhões

12 mensagens neste tópico

No final do primeiro trimestre deste ano existiam 11,56 milhões de utilizadores de telefones móveis, em Portugal, mais 1% do número existente no trimestre anterior.

Face ao ano anterior, o número aumentou 8,6%, segundo os dados revelados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

A taxa de penetração do serviço estava nos 109,8%, no final do terceiro mês do ano, acima da média da União Europeia que atingiu os 101,9%.

Cartões pré-pagos principais responsáveis pelo crescimento

Os detentores de cartões pré-pagos, que totalizavam 9,319 milhões no final de Março, representam 80,6% do total de utilizadores. «Estes utilizadores foram os que mais contribuíram para o crescimento do serviço móvel terrestre no primeiro trimestre deste ano, ao registar um crescimento de quase 4%», explica a autoridade.

No mesmo período existiam 2,239 milhões de clientes detentores de planos de assinatura, que representam 19,4% dos assinantes totais.

Portugueses estão a fazer menos chamadas

Durante os primeiros três meses deste ano, os utilizadores de telefones móveis realizaram 1,59 mil milhões de chamadas, menos 2,5% que no trimestre anterior e mais 5% que no período homólogo.

No mesmo período, os clientes do serviço móvel receberam mais de 1,6 mil milhões de chamadas, uma quebra de 2,4% no trimestre e de 4,4% em termos homólogos.

Chamadas fixo-móvel registam maior descida trimestral

As chamadas dentro da própria rede representam 67,3% do total de chamadas realizadas. As chamadas móvel-fixo representam 8% do total de chamadas originadas nas redes móveis. Já as chamadas fixo-móvel, que representam 9% das chamadas terminadas nas redes móveis, continuam a apresentar das maiores descidas trimestrais, 4,1%, e das maiores descidas em termos homólogos, 5,5%.

O número de minutos de conversação nas redes móveis caiu 1,9% no trimestre, para três mil milhões de minutos. Face ao período homólogo registou-se um acréscimo de 8,1%.

Média das chamadas ronda 112 segundos

A duração média das chamadas continua a rondar os 112 segundos, com os assinantes a realizarem em média cerca de 46 chamadas por mês, das quais 31 para a mesma rede.

Nos primeiros três meses de 2006 voltou a registar-se um aumento significativo do número de mensagens escritas enviadas, que totalizou 2,61 mil milhões de SMS.

Um número que traduz um crescimento de 54,2% face ao trimestre anterior, e que poderá resultar da adesão dos clientes do serviço às campanhas promocionais dos operadores móveis. No período em análise cada cliente enviou em média 75 SMS, contra 49 no trimestre anterior

Mais de um milhão de portugueses já tem telemóvel de terceira geração, revelam dados do Barómetro de Telecomunicações da «Marktest».

Os resultados do trimestre móvel de Março de 2006 do Barómetro de Telecomunicações indicam que concretamente já utilizam estes telemóveis 1,177 milhõoes de portugueses. Os equipamentos 3G permitem, entre outros, realizar video-chamadas.

Este número representa 16,1% do total de residentes em Portugal, com 10 e mais anos, que possuem telemóvel.

Por outro lado, mais de 2 milhões (2.338 mil indivíduos) , utiliza um aparelho que, não sendo de 3G, permite aceder ao Portal do seu operador (31,9%) e 43,3% outros tipos de telemóvel.

A penetração de telemóvel 3G é maior junto dos jovens entre os 15 e 24 anos, 25,2% dos que possuem telemóvel nesta faixa etária utilizam mais o 3G e que os jovens dos 25 aos 34 anos, que representam 21,4%.

No Litoral Centro e nas Regiões Autónomas também se regista penetração do produto acima da média, respectivamente com 20,3% e 20,5%.

Refira-se ainda que é a classe média a que que mais utiliza o 3G.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho telemóvel. :D

Realmente tem-se assistido a um crescimento bruto na compra de telemóveis... cada vez com mais funções desde jogos, músicas, e muitas mais cenas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho telemóvel. :D

Realmente tem-se assistido a um crescimento bruto na compra de telemóveis... cada vez com mais funções desde jogos, músicas, e muitas mais cenas.

e mais umas quantas funções que ninguém utiliza!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho telemóvel. :P

e mais umas quantas funções que ninguém utiliza!

Só compro um telemovel quando servirem para telefonar.  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bah, isso das funções está na moda dizer que ninguém usa... Eu por exemplo compro o meu telemovel por aquilo que ele tem ou seja, uso tudo o que ele me dá... Bluetooth, jogos, mp3 player, mensagens, chamadas (sim... também chama) e uma câmara fotográfica que está no top 3 das melhores câmaras em telemoveis :)

Triton, se queres um telemovel para telefonar tens bom remédio compra um nokia 3310 ou algo do género e vem com o extra do jogo da cobra :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também já gostei mais de Telemóveis ...

Agr nao ligo muito, o meu tem ecran a cores mas nao tem BlueTooth, Infra's, Câmara ou algo do género, gostava que tivesse BlueTooth e Infra's mas Câmara é uma coisa que sinceramente dispenso ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os telemóveis dão jeitinho para mandar umas sms pas amigas, amigos e namoradas, para telefonarmos á mãe a dizer que afinal em vez de chegarmos ás 23 a casa vamos chegar ás 6h00, para marcarmos com os amigos a hora a que vamos para a praia (oh....mas para que existe o msn então), para tirarmos umas boas fotos naqueles lugares e momentos onde supostamente não havia câmaras e para fazer uns bons vídeos para recordar mais tarde. Depois disso temos o bluetooth que é algo muito bom para partilhar ficheiros com amigos, temos a internet no telemóvel que sinceramente não uso e temos um mercado de uma tecnologia recente em grande disputa a nível nacional, o que beneficia a nossa economia (poderia beneficiar mais se o Estado pretendesse, no entanto quero discutir esse assunto por agora...).

т г ι т о п, compra um telemóvel.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É bem verdade, como já referiram aqui ainda se vendem telemoveis daqueles que dão para fazer chamadas!!! (por enquanto) Eu sou um Anti-Télemovel, até me mete asco esse vicio! Só comprei agora á um ano um pq tinha mesmo de ter para estar contactavel, mas mesmo assim pensam que o ando a carregar? lol ,...nem pensar! anda sempre sem saldo, não ligo a ninguem e quando tou de férias então,... ui ui ,.. até em casa  muitas vezes o costumo de deixar, ou então só o ligo á noite para ver se houve alguma coisa importante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
т г ι т о п, compra um telemóvel. :P

Deram-me um Qtek S100, daqueles mesmo com tudo, que correm Windows e tudo, ainda está guardado para um dia servir de controlo remoto para o robo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deram-me um Qtek S100, daqueles mesmo com tudo, que correm Windows e tudo, ainda está guardado para um dia servir de controlo remoto para o robo :)

É pá! se for um desses teleles que até dá pra codar isso já é de valor! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fogo dão te 1 pda....e  nao usas...  :wallbash: :eek: estas a espera que apodressa??? e tenho tlm mas andar c ele ou nao...so serve para se tiver algum problema...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora