• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

3uphoria

Sugestão de Framework AJAX

23 mensagens neste tópico

Boa noite,

Agora gostava de questiona-los sobre um assunto de ajax. Estou à procura de uma framework de ajax, o mais completa e rentável possível.

Das pesquisas que efectuei notei alguns tópicos que falam muito bem do GWT (google) em Java. Mas gostava que me dessem ideias de outras frameworks, para que possa desenvolver uma aplicação web com utilização do ajax.

obrigado a todos    :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há várias frameworks javascript q tem capacidades como as q queres.

Eu gosto bastante da ext js, é uma framework desenvolvida sobre jQuery na qual podes comunicar com o servidor através de xml ou json.

No entanto há mais do tipo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

muito obrigado pela tua dica

Para quem quiser ver o ext js:

http://extjs.com/deploy/dev/examples/samples.html

sinceramente gostei muito do que vi, acho que é bastante acessível e completo.  :)

Na mesma se alguém tiver outra ideia, gostava muito de pondera-la também, pois estou a sondar este assunto visto tenho de fazer uma boa escolha.    :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pessoal,

Eu pessoalmente não uso nenhuma framework, da experiência que tenho, sei que facilitam o trabalho (programar) mas sempre pecam em algum ponto, ou código a mais, ou falta de alguma funcionalidade, ou mesmo algum tipo de incompatibilidade.

Pessoalmente, e se é o caso do 3uphoria, o meu conselho seria, usa até entenderes ou saberes como programar por ti próprio as funções que pretendes fazer, para tirares ideias de como funciona e como se faz, depois, e atenção isto é opinião pessoal de quem gosta de fazer por si, tenta fazer as coisas sem framework :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pessoal,

Eu pessoalmente não uso nenhuma framework, da experiência que tenho, sei que facilitam o trabalho (programar) mas sempre pecam em algum ponto, ou código a mais, ou falta de alguma funcionalidade, ou mesmo algum tipo de incompatibilidade.

Pessoalmente, e se é o caso do 3uphoria, o meu conselho seria, usa até entenderes ou saberes como programar por ti próprio as funções que pretendes fazer, para tirares ideias de como funciona e como se faz, depois, e atenção isto é opinião pessoal de quem gosta de fazer por si, tenta fazer as coisas sem framework :)

Concordo, mas contráriamente, se o objectivo é facilitar a programação, perder menos tempo e menos dores de cabeça, uma framework é o ideal.

Uso jquery para tudo praticamente, sendo Backend e Frontend UI developer / coder, e funciona na perfeição :(

Para ajax, no entanto, há frameworks mais específicas (menos "tralha", logo mais leves), mas se pretenderes fazer mais do que requests ajax num site / sistema, não convém colocar mais que uma framework para não ficar demasiado pesado ou bloquear o browser :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso jquery para tudo praticamente, sendo Backend e Frontend UI developer / coder, e funciona na perfeição :(

So de referenciar que quando me referia a framework, me referia a ferramentas que geram o código por nós automaticamente.

Eu tambem uso muito Jquery, sendo que este não é um framework mas sim uma bilbioteca ou conjunto de funções pré-feitas que sim, facilitam muito o trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

So de referenciar que quando me referia a framework, me referia a ferramentas que geram o código por nós automaticamente.

Eu tambem uso muito Jquery, sendo que este não é um framework mas sim uma bilbioteca ou conjunto de funções pré-feitas que sim, facilitam muito o trabalho.

Gerando ou não o código por nós, temos sempre que dar parâmetros, mas sim, há frameworks que fazem mais trabalho que outras, como as que o pedrotuga referiu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não confundir framework com ferramentas de geração de código automático.

Uma framework é:

"Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação."

Como podem ver em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Framework

E a jQuery é uma framework.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sendo que isto é um forum de discusão, aqui vamos nos :(

O conceito FrameWork pode ser entendido de muitas formas, no meu entender em programação quando me perguntam que framework usar eu entendo que querem algo que ajude a criar o código, como por exemplo a gama de produtos da hkvstore.com (phpmaker, aspmaker, etc..) e essas ferramentas geram código automaticamente, podem não gerar todo o código, mas geram partes de determinadas tarefas, como formularios, ligações a BD's, etc...

Código este que fica no trabalho que estas a criar, já por exemplo o Jquery não cria nada sozinho, são conjuntos de funções que ao serem chamadas executam determinada tarefa, não acrescenta nem diminui nada ao código que estas a implementar, apenas chamas determinada função.

Mais uma vez, refiro que o conceito FrameWork pode ser entendido de maneiras diferentes, esta é a minha maneira de o entender :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Framework é um termo abrangente e subjectivo.

Essa definição não é de todo a definição de framework. É quando muito uma definição. Framework é um termo até utilizado em mutias coisas que não têm nada a ver com programação.

Podem estar a falar de coisas estilo jquery, prototype, scriptaculus, etc. Podem chamar-lhe frameworks, mas "frameworks de ajax" não são. Tratam apenas do javscript. Quando muito "frameworks de javascript", Isso é só uma parte do ajax. Os links que eu mandei são ferramentas que implementam tecnicas vulgarmente denominadas por AJAX na sua integra. Daí a minha resposta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas noites, antes de mais muito obrigado pelas dicas.  :cheesygrin:

O meu objectivo não era mesmo a de aprender ajax, mas sim a de procurar uma framework, não de forma a simplificar o meu trabalho (sem noção do código), mas sim primeiro pelo tempo que tenho para tal implementação web, e depois porque gostaria de aprender a utilizar uma framework direccionada para ajax, coisa que até hoje ainda não utilizei.

em termos de framework no geral, penso que são muito uteis, mas também é verdade que sou da opinião de alguns de vocês de que para aprender, primeiro é melhor abdicar de uma framework, porque é muito importante para quem programa saber o que realmente está a executar.

Vou experimentar todas as framework que me aconselharam, só assim saberei a que melhor se aplica às minhas necessidades. Se alguem tiver mais alguma dicas, força  :biggrin:

Encontrei uma análise sobre frameworks ajax, se for do vosso interesse:

http://www.jroller.com/sjivan/entry/my_ajax_experience

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algum de vocês utiliza o JQuery no eclipse?  porque estou com alguma dificuldade em coloca-lo a funcionar.  :shocking:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sendo que isto é um forum de discusão, aqui vamos nos :(

O conceito FrameWork pode ser entendido de muitas formas, no meu entender em programação quando me perguntam que framework usar eu entendo que querem algo que ajude a criar o código, como por exemplo a gama de produtos da hkvstore.com (phpmaker, aspmaker, etc..) e essas ferramentas geram código automaticamente, podem não gerar todo o código, mas geram partes de determinadas tarefas, como formularios, ligações a BD's, etc...

Código este que fica no trabalho que estas a criar, já por exemplo o Jquery não cria nada sozinho, são conjuntos de funções que ao serem chamadas executam determinada tarefa, não acrescenta nem diminui nada ao código que estas a implementar, apenas chamas determinada função.

Mais uma vez, refiro que o conceito FrameWork pode ser entendido de maneiras diferentes, esta é a minha maneira de o entender :)

Tens toda a legitimidade para o fazer mas eu discordo, na minha opinião, isso não é uma framework. Basta ver um caso prático, a .NET framework que até tem "framework" no nome e não é a toa ou só porque sim.

O que é a .NET framework?

The Microsoft .NET Framework is a software framework that can be installed on computers running Microsoft Windows operating systems. It includes a large library of coded solutions to common programming problems and a virtual machine that manages the execution of programs written specifically for the framework.

Para mim, esta é a definição mais correcta de framework. A .NET framework poderia não existir mas nós continuariamos a programar na mesma, mas com ela, muita coisa é facilitada, assim como jQuery, não é nada mais que uma biblioteca com bastantes facilidades a nível de JavaScript. Framework é simplesmente uma biblioteca, um conjunto de métodos simplificados, por outras palavras, abstrai tudo que existe de complexo em determinada linguagem de programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já li tópicos em outros fóruns acerca deste assunto, não existe definição clara sobre o que é ou não uma framework.

Na minha opinião, uma framework não é a mesma coisa que uma biblioteca. Uma framework para mim é algo mais que uma biblioteca. É como uma biblioteca mas que te obriga a seguir certos padrões, ou convenções, ou formas de estruturar o código, que normalmente uma biblioteca não necessita. Vejamos por exemplo o Code Igniter, ou outras frameworks do género. Seguem um padrão MVC, que te obrigam a estruturar o código de uma certa forma.

Mas como disse antes, framework é um termo muito abrangente. :(

Anyway, não vamos continuar com esta discussão neste tópico, pois estamos a entrar em off-topic.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim framework é um conjunto de ferramentas que nos ajudam no nosso trabalho. Pegando no exemplo do php, se não quisermos perder tempo a aprender a usar as funções que o mesmo traz por defeito, podemos usar uma framework php que por linhas simples nos exemplifica e permite chegar ao objectivo que temos. Deste modo, jquery, prototype, etc, são frameworks que simplificam o uso do javascript e ajax.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu entendo framework um pouco como o contrário de 'conjunto de ferramentas' :)

Quero dizer... conjunto de ferramentas associo a umas quntas bibliotecas todos ao molho mas sem qualquer ligação entre si.

'Framework' associo mais a uma coisa tipo um chassis de um carro sobre o qual se pode montar o resto do carro. O esqueleto base talvez. No caso das framworks ajax é um pouco isso. Está lá o grosso da funcionalidade feito, as partes que são sempre iguais, depois há que implementar os detalhes que conferem unicidade ao produto final.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu entendo framework um pouco como o contrário de 'conjunto de ferramentas' :D

Quero dizer... conjunto de ferramentas associo a umas quntas bibliotecas todos ao molho mas sem qualquer ligação entre si.

'Framework' associo mais a uma coisa tipo um chassis de um carro sobre o qual se pode montar o resto do carro. O esqueleto base talvez. No caso das framworks ajax é um pouco isso. Está lá o grosso da funcionalidade feito, as partes que são sempre iguais, depois há que implementar os detalhes que conferem unicidade ao produto final.

Então Jquery por exemplo, seria o quê?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então Jquery por exemplo, seria o quê?

Uma biblioteca de javascript?

EDIT:

Bastava ir ao site do jquery a ler a primeira linha, não era preciso mais:

jQuery is a fast and concise JavaScript Library that simplifies HTML document traversing, event handling, animating, and Ajax interactions for rapid web development. jQuery is designed to change the way that you write JavaScript.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ZK não é propriamente uma framework Ajax mas simplifica o desenvolvimento desse genero de aplicações sem ser necessário escrever javascript, faz tudo em Java. Tenho efectuado algum trabalho com esta framework e fiquei bastante satifeito com os resultados.

A arquitectura é server-centric ao contrario do GWT, o que contem outras vantagens bastante interesantes.

1. A aplicação corre toda na mesma JVM o que torna desnecessário a existência de DTO's ou outros objectos de transferência entre domínios diferentes.

2. Integra bem com outras tecnologias como Spring, Hibernate...

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=26632

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma biblioteca de javascript?

EDIT:

Bastava ir ao site do jquery a ler a primeira linha, não era preciso mais:

Convincente :P

Percebi o conceito :confused: ty!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ZK não é propriamente uma framework Ajax mas simplifica o desenvolvimento desse genero de aplicações sem ser necessário escrever javascript, faz tudo em Java. Tenho efectuado algum trabalho com esta framework e fiquei bastante satifeito com os resultados.

A arquitectura é server-centric ao contrario do GWT, o que contem outras vantagens bastante interesantes.

1. A aplicação corre toda na mesma JVM o que torna desnecessário a existência de DTO's ou outros objectos de transferência entre domínios diferentes.

2. Integra bem com outras tecnologias como Spring, Hibernate...

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=26632

Wow! Isso é artilharia de alto calibre. Brutal mesmo. No entanto uma coisa estilo xajax ou livePHP penso serem mais assecíveis e práticas na medida em que se acede à sua funcionalidade com apenas 3 linhas de código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Agora gostava de questiona-los sobre um assunto de ajax. Estou à procura de uma framework de ajax, o mais completa e rentável possível.

Das pesquisas que efectuei notei alguns tópicos que falam muito bem do GWT (google) em Java. Mas gostava que me dessem ideias de outras frameworks, para que possa desenvolver uma aplicação web com utilização do ajax.

obrigado a todos    ;)

Recomendo completamente e 100% JQuery! Não é simplesmente uma framework de AJAX, é uma framework que contém funcionalidades para fazer pedidos AJAX e muito mais, é extensível a todos os níveis, extremamente versátil para interagir via AJAX com o servidor, consegues parametrizar tudo a muito baixo nível, ou manter simples se quiseres, aconselho vivamente! Dá uma olhada: http://docs.jquery.com/Ajax/jQuery.ajax#examples

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora