• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Anaragao

Python vs Matlab em processamento de imagem

10 mensagens neste tópico

Olá a todos,

Sou novata quer em Python quer em programação, no entanto vi-me obrigada a "desenrascar" a propósito da tese de mestrado. O meu problema prende-se com processamento de imagem. A partir de uma fotografia digital tirada num ponto elevado (ex: topo de prédio) traçar uma separação entre o céu e o perfil do ambiente construído (edificios, arvores). O objectivo final é obter no final apenas duas cores, branco e preto, o céu com pixels a branco e o ambiente construído em pixels pretos. Tenho um código em Matlab semelhante ao que pretendo no entanto não sei se é possivel adaptar para Python.

ima = imread('uma.jpg');
bw  = rgb2gray(ima);
aa  = bw >(.8*mean2(bw(1:100, ));
%
% Céu versus Terra:
bwlaa = bwlabel(aa);
ceu   = getOnlyObject(bwlaa, 1, size(aa));
%
% Redução de pormenores nos contornos:
ceu   = imdilate(ceu, strel('disk', 2));
ceu   = imfill(ceu, 'holes');

Dava-me muito jeito poder adaptar a Python para poder depois seguir para o ArcGIS, já que o mm suporta scripts de Python. Será que alguem me pode ajudar?

Mto obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Possível de fazer isso em python é, com toda a certeza.

Uma adaptação desse código pra python é que é capaz de ser uma forma demasiado eufemística de encarar o desafio, talvez 'reescrita' ou 'port' sejam termos mais apropriados.

Esse código usa funções específicas do matlab que por sua vez usam características bastante específicas do matlab. Na verdade, esse código é um óptimo exemplo em como matlab é uma ferramenta que torna pequenas tarefas mais ou menos complexas em problemas incrivelmente simples.