• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tharis

Arduino

24 mensagens neste tópico

Tou a pensar em comprar um Arduino para brincar e para um projecto.

As minhas dúvidas são:

- Gtronica ou InMotion? (Vou mandar vir hoje para amanhã meterem no correio, por isso, convinha ser rápido a decisão. O preço é igual)

- Que devo comprar que seja provável que vá necessitar? Resistências, Condensadores, ... ?

- Onde arranjo uma breadboard cá em Portugal?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Onde arranjo uma breadboard cá em Portugal?

eu comprei a minha numa loja de electronica no Entroncamento, mas podes mandar vir da Leiritronica. Não sai muito caro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eles só têm tamanhos pequenos, mas fica-te a menos de 6€ (sem portes).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lojas estrangeiras sao um obstaculo? Se nao aconselhava-te a CoolComponents, foi de la que mandei vir o meu Arduino. Ca em Portugal aconselho a InMotion, dizem que a Gtronica esta com um mau serviço de entregas e isso :/

Para resistencias e isso nada melhor que electrodomesticos/aparelhos velhos ou uma loja mesmo de electronica (nao conheço muitas por isso aconselho-te a Leiritronica).

Breadboard mandei vir hoje uma de 400 pontos da pololu em conjunto com o resto de peças para acabar o meu robot, mas tambem deves encontrar nas lojas de electronica.

Cumps e queremos fotos do projecto :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu comprei a minha numa loja de electronica no Entroncamento, mas podes mandar vir da Leiritronica. Não sai muito caro.

Como se chama a loja no Entroncamento?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entronica, salvo erro. Mas por acaso a minha comprei-a numa outra loja que fica lá ao pé tb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Recordas-te do nome dela?

Não...:S Mas é uma loja já muito antiga no edifício do mercado, no topo virado para o lado da estação.

Precisavas de alguma coisa de lá, era? há lá duas mesmo ao pé uamda outra (uma delas salvo erro tb tem cenas de informatica) ficam ai a uns 100 metros uma da outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era para saber onde ficava para ir dar uma vista de olhos......

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa-me adivinhar, o 1o projecto vai ser criar um cronómetro para o rubik's? :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa-me adivinhar, o 1o projecto vai ser criar um cronómetro para o rubik's? :)

Hmm... Não tava a pensar nisso, mas se calhar... :)

Mas deixo já a minha desilusão. Não, não é com o Arduino. É com o estado do arduino que me mandaram. Umas das peças de plástico dos Pins Digitais está lascada/amassada/cortada uma cena assim, e o buraquito fica reduzido a um cabelo ou o caraças... Já mandei um mail à Gtronica e a ver como é que eles querem resolver isto. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eheh, eu já estou a formatar o pc velho para ir brincar com a porta paralela :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hehehe,.. fine :) . Vais programar com python+linux ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a usar um dll (windows) para ter acesso directo à porta paralela. Neste momento estou a usar Python (CTypes), mas vou experimentar o meu C++ (tenho de começar a usar isto) porque o Python tem uns "lags" (penso que seja do Python) que não estão a ajudar muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ando com bastante curiosidade acerca deste assunto, mas para mim electronica é -99, não sei absolutamente nada. Por exemplo, que poderei fazer com o arduino assim sem grandes complexidades? Isto é, o que posso fazer com o arduino? É um micro-computador, isso traduz-se em quê? Visto estarmos num forum de programação e do que eu vi até agora noutros foruns, fala-se sempre para robots, para coisas não tao viradas para a informatica. Que projectos directamente da área da informatica se poderiam fazer com um arduino (novamente, tendo em consideração que é direccionado para alguem da area da informatica)?

Pessoal que nao tinha experiencia nenhuma com electronica, foi mt complicado a evolucao ate fazerem algo interessante? Curva de aprendizagem? Investimento em mateiral?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que pretendes com directamente ligado á informática? :S

Pessoal que nao tinha experiencia nenhuma com electronica, foi mt complicado a evolucao ate fazerem algo interessante? Curva de aprendizagem? Investimento em mateiral?

Eu com arduino nunca mexi, mas aqui á tempos dediquei algum tempo (1 horita por dia em media, talvez...) e ao fim de 1 mesito já comecei a perceber o básico. O que eu estive a 'estudar' foi um PIC (16F84) construi um gravador simples, e um circuito simples com 1 botão e 2 led's e escrevi um programa para o microcontrolador. Ao fim ao cabo vai dar mais ou menos ao mesmo do arduino, mas com um pouco mais de trabalho, penso eu.

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=19610

Ou seja,.. não, não foi muiiito complicado. :P para quem é curioso de uma forma geral é algo bastante porreiro para se mexer :D deu-me bastante prazer ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O arduino tem que estar sempre ligado ao PC? Ou tem outra fonte de energia? E é possivel meter para lá o nosso software ou para o software funcionar tem que estar ligado ao PC?

Por exemplo, posso ter a placa num sitio qualquer com alimentacao propria e tem algo que smp que detecta uma pessoa a passar faz a especie de um counter (que depois seria mostrado num LCD)?

Relativamente a coisas de domotica, como funciona isso? Por exemplo de acender e apagar as luzes, onde teria que ser "instalado" o arduino?

Desculpem estas duvidas básicas.

Pintassilgo podes indicar o teu "Plano de estudo" (isto é, o que seguiste na tua aprendizagem desde o 0)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O arduino tem que estar sempre ligado ao PC?

Não, só o ligas ao pc para lhe gravar o programa.

Por exemplo, posso ter a placa num sitio qualquer com alimentacao propria e tem algo que smp que detecta uma pessoa a passar faz a especie de um counter (que depois seria mostrado num LCD)?

yá, Até podes ter 'a coisa' a jeito para quando quizeres te connectares pelo pc (com um outro software a escrever) para lá ir buscar dados. Até podes sei lá,... fazer um cena com controlo de acessos com codigo ou cartão etc...

Relativamente a coisas de domotica, como funciona isso? Por exemplo de acender e apagar as luzes, onde teria que ser "instalado" o arduino?

Ai podias meter ao pé do interruptor, mas é capaz de haver formas melhores de fazer isso, espera por outro comentário melhor ;)

Desculpem estas duvidas básicas.

Pintassilgo podes indicar o teu "Plano de estudo" (isto é, o que seguiste na tua aprendizagem desde o 0)?

é pá,... fui fazendo tal e qual como estás a fazer,.. ir perguntando tudinho (mas foi noutro forum) :P Só tive foi em atenção em tentar ao maximo orientar-me sozinho para aprender melhor, e para o resto do pessoal não se fartar de ajudar... :D

Mas eu tb não sou grande entendido, só tenho umas luzes minimas. ás tantas ainda te posso dizer alguma coisa mal sem querer  :-[ :confused:..... mas acho que não! :P:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou a colocar todas estas dúvidas porque estou a pensar comprar um arduino, mas não sei até que ponto é panca do momento e daqui a 1 tempo vejo que sou um desastre a nivel electronico e simplesmente isto não é para mim.

Mais uma questão lol. Supondo que quero controlar a luz do meu quarto, onde tenho que instalar (isto é, onde tenho que meter o arduino/a que tenho que o ligar)? É algo muito muito complexo isso?

E no caso de consumos energeticos, onde o ligo?

Estas ligações são simples e seguras mesmo feitas por alguem como eu?

Obrigado e desculpem tanta questão e tanta coisa. Apenas quero ter a certeza do investimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não te quero desmotivar nem nada do género, mas não sei que conhecimentos tens, pretendo apenas alertar-te para algumas coisas.

Seu sempre gostei de electrónica, sempre estive ligado à electrónica, técnico de electrónica, curso superior de electrónica industrial, mas a vida nem sempre corre como quer e temos que aproveitar as oportunidades quando elas aparecem, e foi-me afastando um bocadinho da electrónica (o tempo não dá para tudo), estou a tentar relembrar o que aprendi e fazer umas brincadeiras, tenho algumas PICs (são um concorrente do CPU ATMega do Arduino) e comprei recentemente um arduino.

O que pretendo alertar, é o seguinte: Electrónica não é como informática, na informática, se souberes programar uma linguagem, facilmente passas para outra, o importante é dominar o raciocínio. Na electrónica não é assim, são necessários muitos conhecimentos e muita matemática, conhecimentos dos componente e do seu funcionamento interno e externo (química e física simples) e matemática para fazer uma série da cálculos, por exemplo, do arduino saem 5Vdc, vais alimentar um LED, por norma a o LED funciona a 1,2V, tens que meter uma resistência para provocar uma queda de tensão de 5V para 1,2V, o valor da resistência tem que ser calculado, isto é um exemplo simples. Há naturalmente exemplo mais complexo e outro muito mais complexos dignos de teses de mestrado e assim. Outra grande diferença entre a electrónica e a  informática, é que num computador, programas e testas o funcionamento dos programas em modo virtual, na electrónica, podes fazer os esquemas e testar o funcionamento virtualmente, mas no fim tens que passar para o lado físico das coisas, tens que montar os equipamentos e aqui se não tiveres os devidos cuidados podes queimar os componentes. É diferente, mas muito giro.

Não invalida claro, ter conhecimentos (nem que sejam superficiais) de electrónica.

Para poderes brincar com o arduino um bocadinho, sem grandes conhecimentos (ou com grandes conhecimentos) recomendo a leitura deste tutorial: http://earthshinedesign.co.uk/ASKManual/ASKManual.pdf, está muito fixe, explica o que é o arduino 2009, o software de programação (um deles porque há vários), uma lista dos componentes para cada exemplo (é só montar, os calculos já estão feitos), etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora