• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

legd1991

software escolar

35 mensagens neste tópico

boas pessoal!!

eu estou a pensar em fazer um software do tipo:

tenhu uma aplicaçao que é o server, nesta registam-se os alunos profs tudo que se trata na secretaria de uma escola, e outra é o cliente, onde este esta instalada em cada pc em cada sala e la regista-se tudo que se regista nos livros de ponto... so que estou com alguns problema como elaborar isto, por isso é que pedia a vossa ajuda..

desde ja obrigado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque 2 aplicações, podes tem um SQL Server, e todas as aplicações acederem a ele.

Depois podes criar níveis de acesso para cada utilizador.

Mas honestamente, eu não fazia em VB, fazia algo que se pode-se consultar e alterar a partir de um browser, acho que faz mais sentido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A menos que isso seja monoposto ou existam requisitos que assim o exijam, opta por uma arquitectura thin-client web, ou seja, opta por desenvolver uma web application para correr no browser.

As actualizações são bastante mais simples de fazer e permite o acesso de qualquer computador na rede.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tava a pensar fazer em vb porque de linguagens web percebo pouco, mas talvez fassa como diz o M6...

so que perciso de ajuda a configurar isso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se é para treinar a sua programação em VB.NET porquê recomendar fazer em outras linguagens? É como ir à secção php pedir uma opinião de como fazer XPTO e recomendarem fazer antes em ASP ou outra coisa...

my 2 cents

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois eu quero fazer em vb.net... pois é para a pap

e isto é so uma ideia, por isso é que pedia a vossa ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

alguem sabe como fazer a ligaçao de uma aplicaçao(cliente) a outra aplicaçao(Server) em vb 2008 .NET?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja expliquei em cima a ideia é ter duas aplicaçoes uma cleinte outra servidor, existe um cliente em cada sala e é do tipo livro de ponto virtual.. as informaçoes do cliente sao armazenadas no srvidor incluindo mais algumas informçoes

Ando a tentar perceber como fazer esta ligaçao cliente-servidor É MUITO IMPORTANTE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o tipo de software que pretendes, penso que deves usar um servidor de base de dados por exemplo MS SQL ou PostgreSQL e fazer todas as aplicações a ligar a essa base de dados.

Não tem muita lógica estares a fazer uma aplicação servidor e depois ligações a ela quando o que queres é armazenar e consultar dados.

Seria algo dentro disto:

livrodepontodigital.png

Penso que podes usar a ligação "cliente"-"servidor" para troca de mensagens instantâneas por exemplo.

Por exemplo a Directoria que enviar uma mensagem à Sala 2 para o Aluno XPTO ir à secretaria levantar o prémio de mérito.

Ou o professor da Sala 5 quer saber se o Professor da Sala 1 está a precisar do retro-projector, envia uma mensagem através do Livro de Ponto digital.

Na base de dados terás que ter tudo que aches necessário desde:

Hora, Turma, Ano, Professor, Disciplina, Sumário da Aula, Faltas, etc etc.

Gostei da ideia, é um projecto interessante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado Weasel pela dica...

entao  a ver se eu percebi... tenho uma base de dados que tambem é o servidor e faço ligaçao a base de dados atravez da rede..

é isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, num Computador "Servidor" irás ter a tua base de dados, onde todos os computadores acedem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim mas eu estou a pensar em fazer duas aplicaçoes porque o servidor vai guardar la todas as informaçoes e vai ter varias opçoes como imprimir faltas, as notas dos alunos, e mais algumas coisas que tambem sao necessarias para a parte finaceira da escola

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que quando falo em servidor estou a falar num MS SQL Server ou PostgreSQL server, não é o programa que tu fazes.

Depois no programa que fazes é que acede à base de dados e aí é que fazes isso tudo que pretendes, desde imprimir faltas, notas etc etc...

Podes criar vários tipos de Acesso, e o programa mostra os conteúdos conforme o login, se for um professor mostra as ferramentas de professor se for um membro da secretaria mostra as ferramentas deles, se for da directoria as ferramentas dele etc...

Também podes fazer uma aplicação para cada, mas penso ser uma má escolha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

so que para fazer uma ligçao assim em rede posso utilizar datasets?? ou tenho de utilizar comandos SQL?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom ao contrário de muitos que te responderam (Vou levar porrada mas ok), poderás usar Protocolo TCP/IP para fazeres isso. Porque? porque assim podes bloquear o acesso ao SQL Server. Isto faz com que fiques menos vulnerável a tentativas frustradas de entrar na bd...  E poderas criar um MSN Interno :P

Agora como fazeres isso, vou-te dar umas dicas:

-aconselho-te a usar Sockets.TcpClient juntamente com Threads.

-Define bem os comandos TCP/IP que vão ser usados pelo cliente e servidor, antes de começares a programar, senão dá Bosta.

Se precisares de ajuda não hesites em perguntar aqui :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom ao contrário de muitos que te responderam (Vou levar porrada mas ok), poderás usar Protocolo TCP/IP para fazeres isso. Porque? porque assim podes bloquear o acesso ao SQL Server. Isto faz com que fiques menos vulnerável a tentativas frustradas de entrar na bd...  E poderas criar um MSN Interno :P

Agora como fazeres isso, vou-te dar umas dicas:

-aconselho-te a usar Sockets.TcpClient juntamente com Threads.

-Define bem os comandos TCP/IP que vão ser usados pelo cliente e servidor, antes de começares a programar, senão dá Bosta.

Se precisares de ajuda não hesites em perguntar aqui :thumbsup:

eu nunca configurei nada assim.. por isso nao sei como configurar, podes dar-me alguma ajuda??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou levar porrada mas ok

Não vais não, mas discordo, pois estar a enviar por sockets coisas que poderia gravar directo numa base de dados, acho desnecessário.

Uma base de dados é segura.

Concordo que use as sockets para outras coisas, tais como mensagens e coisas assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu preciso mesmo de fazer duas aplicaçoes e sei que assim é mais complicado, mas preciso de ter as duas aplicaçoes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Explica-me porque é que precisas de ter as duas aplicações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porque uma é o cliente e outra é o servidor, o servidor serve para configurar tudo.. nele pode-se ver quem esta com sessao iniciada, logo vao saber as turmas que estao em aula, pode-se fazer estatiscas das notas, faltas de uma turma, etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Diz a verdade, estás a fazer isso para a escola e queres fazer uma coisa complicada para teres boa nota.

Faz algum sentido o que queres fazer? Deves fazer uma aplicação única em que mediante o login tem acesso a mais ou menos coisas.

Faz algum sentido um professor estar em frente ao computador a lançar notas ou a escrever o sumário e ter que ir ao servidor para ver a estatística histórico (ou outra) do aluno, da turma (ou outra)?  Uma escola que tenha 50 ou 80 professores, tem que ter uma quantidade enorme de "servidores" e de "computadores limitados" ou depois vais desenvolver um programa de gestão de senhas e de tempo de utilização do computador do servidor?

Está a tentar fazer muito, complicando o que é simples, ao fazer isso, estás a castrar o programa e a sua potencialidade.

Se fosses meu aluno, garanto-te que não tinhas boa nota.

Faz algum sentido, em vez de fazeres um único programa, fazeres dois porque castraste o outro?

Faz algum sentido, teres que manter dois programas?

Já viste o trabalho que dá em questões de ampliação do projecto?

O projecto é belíssimo, podes expandir ilimitadamente, incluir postos na biblioteca, na cantina, etc.. para carregar o cartão da escolha (dinheiro virtual, muito útil em muitas escolas), reservar refeições, etc... mas ao desenvolveres assim, estás a mata-lo.

E o problema de cliente-servidor é extremamente simples de resolver, tens os computadores todos na mesma rede, basta escrever e ler ficheiros de texto, entre os computadores para estabelecer a comunicação entre os programas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora