• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

bioshock

Quanto tempo até compreender/manipular uma Linguagem?

19 mensagens neste tópico

Gostaria de saber o tempo que vocês demoraram a compreender verdadeiramente uma linguagem e a manipular a mesma.

Pois por vezes, talvez já tenham passado por isto, parece que nunca sabemos nada e que os outros é que são altos experts.

É uma simples curiosidade que tenho, visto que estou num Curso de Informática de Gestão à 2 Anos, até agora a Linguagem com que mais lidei foi VBNet.

O quão avançado eu já deveria de estar? Alguém tem uma ideia?

Obrigado.

PS: Este tópico designa-se a todo o tipo de linguagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa, mas que respostas esperas, é que não percebi bem...

Gostavas que alguém dissesse por exemplo um tipo de aplicação que já devias conseguir desenvolver?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do tempo que dispuser para a aprender, mas normalmente uma semana é suficiente, depende do quão à vontade estou com o paradigma.

O essencial está em compreender que as linguagens são todas iguais (salvo as suas diferenças) e como tal nunca recomeças do zero ao aprender uma nova linguagem. As maiores diferenças são entre paradigmas, e mesmo assim conhecimentos anteriores tornam tudo muito mais fácil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber o tempo que vocês demoraram a compreender verdadeiramente uma linguagem e a manipular a mesma.

Depende de 2 pontos a meu ver.

1) Da linguagem que estás a aprender. Diferentes linguagens tem diferentes curvas de aprendizagem.

2) Depende das linguagens que já sabes. As linguagens estão agrupadas por "famílias" e partilham conceitos entre si. Quantos mais desses conceitos já tens assimilado mais fácil será a aprender a nova linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é tão vago ...

Eu programo à mais de 6 anos (à 3/4 mais a sério), sou MVP em Visual Basic e existe tanta coisa que não sei. É o que o Betovsky já referio no ponto 2) ... existem diversas áreas que nem todos exploram e nunca vão explorar. Por isso existe sempre um zona cinzenta que se pode explorar. É isto que eu adoro na programação.

Depois, como também já foi referido, depende obviamente da dedicação, vontade de aprender e capacidade de aprendizagem. Existem pessoas que simplemente não nasceram para isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa, mas que respostas esperas, é que não percebi bem...

Cumps

Não necessariamente, podia ser algo do género: Já devias manipular arrays na perfeição. (É um exemplo).

Depende do tempo que dispuser para a aprender, mas normalmente uma semana é suficiente, depende do quão à vontade estou com o paradigma.

O essencial está em compreender que as linguagens são todas iguais (salvo as suas diferenças) e como tal nunca recomeças do zero ao aprender uma nova linguagem. As maiores diferenças são entre paradigmas, e mesmo assim conhecimentos anteriores tornam tudo muito mais fácil.

Uma semana? Para isso creio que: Ou já estás familiarizado com algum tipo de Linguagem e podes aplicar os teus conceitos na nova Linguagem ou então ficas agarrado a essa Linguagem durante uma semana, sem parar..e mesmo assim dúvido que aprendas, mas secalhar estou enganado.

Depende de 2 pontos a meu ver.

1) Da linguagem que estás a aprender. Diferentes linguagens tem diferentes curvas de aprendizagem.

2) Depende das linguagens que já sabes. As linguagens estão agrupadas por "famílias" e partilham conceitos entre si. Quantos mais desses conceitos já tens assimilado mais fácil será a aprender a nova linguagem.

Foi o que eu disse na resposta anterior. Concordo com o que dizes, principalmente no 2º Ponto.

Isso é tão vago ...

Eu programo à mais de 6 anos (à 3/4 mais a sério), sou MVP em Visual Basic e existe tanta coisa que não sei. É o que o Betovsky já referio no ponto 2) ... existem diversas áreas que nem todos exploram e nunca vão explorar. Por isso existe sempre um zona cinzenta que se pode explorar. É isto que eu adoro na programação.

Depois, como também já foi referido, depende obviamente da dedicação, vontade de aprender e capacidade de aprendizagem. Existem pessoas que simplemente não nasceram para isto.

Eu gosto da programação pela maneira como ela me faz "puchar" pela cabeça :)

Depois de 1 dia ou mais com um problema, quando finalmente o resolvo, para mim, é uma conquista na Programação e penso que já avançei mais um pedaço na "minha Linguagem".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Perguntaste quanto tempo é que demoro a aprender e a usar normalmente e isso depende de cada um.

É óbvio que já programei em dezenas de linguagens, e é óbvio que à medida que vais programando, vais aprendendo mais depressa as novas que tentas aprender. A linguagem é completamente irrelevante em programação, por vezes pode dar jeito por ter uma biblioteca ou outra para um serviço específico, mas não é um entrava no desenvolvimento dos projectos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Perguntaste quanto tempo é que demoro a aprender e a usar normalmente e isso depende de cada um.

É óbvio que já programei em dezenas de linguagens, e é óbvio que à medida que vais programando, vais aprendendo mais depressa as novas que tentas aprender. A linguagem é completamente irrelevante em programação, por vezes pode dar jeito por ter uma biblioteca ou outra para um serviço específico, mas não é um entrava no desenvolvimento dos projectos.

Sim, tens razão, depende de cada um, mas relativamente à tua 1ª Linguagem, vou por os termos assim, quanto tempo demoraste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sei lá.. uns meses largos, talvez mesmo um ano ou dois.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazer muita coisa só com metade das funcionalidades de uma linguagem.

Isto para dizer, deixa de fazer este tipo de perguntas, que não têm resposta.

Começa a aprender e logo vês. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas relativamente à tua 1ª Linguagem, vou por os termos assim, quanto tempo demoraste?

Sozinho, levei 1 ano ou 2 até começar a fazer umas coisas jeitosas, sempre sem nunca ter tido qualquer tipo de aulas ou instrução. Depois na faculdade, um semestre chegou para ficar bem "encaminhado". Claro que já tinha os conhecimentos básicos que tinha aprendido sozinho.

Agora, levo uma ou duas semanas a habituar-me a uma nova linguagem.

Ainda assim sinto sempre que sei tão pouco...ou mesmo nada. Principalmente quando ando pelos forums da MSDN.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazer muita coisa só com metade das funcionalidades de uma linguagem.

Isto para dizer, deixa de fazer este tipo de perguntas, que não têm resposta.

Começa a aprender e logo vês. :thumbsup:

Já houve pessoas que conseguiram responder, se tu não consegues é lá contigo. :)

Ainda assim sinto sempre que sei tão pouco...ou mesmo nada. Principalmente quando ando pelos forums da MSDN.

Exactamente, somos uns noobs à beira deles. Por isso é que por vezes me questiono se algum dia terei o conhecimento que eles teem.

Será a programação o futuro? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente, somos uns noobs à beira deles. Por isso é que por vezes me questiono se algum dia terei o conhecimento que eles teem.

Será a programação o futuro? :)

Não te esqueças que muitos deles programam há anos e anos, trabalham na Microsoft e não sei que.

Tu aos 18 anos (é o que tens na info) não podes esperar estar ao mesmo nível que eles.

A experiência e a prática é o que nos leva ao conhecimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não te esqueças que muitos deles programam há anos e anos, trabalham na Microsoft e não sei que.

Tu aos 18 anos (é o que tens na info) não podes esperar estar ao mesmo nível que eles.

A experiência e a prática é o que nos leva ao conhecimento.

Sim, eu sei.

Porque isto é mesmo assim, depois dos estudos se eu for trabalhar na área em que estudei, posso vir aperfeiçoar ainda mais os meus conhecimentos de Programação, caso eu escolha outra área, mais tarde ou mais cedo, vai tudo por água abaixo e de nada me serviu todos os anos de estudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já houve pessoas que conseguiram responder, se tu não consegues é lá contigo. :)

Eu respondi-te mas concordo plenamente com o triton..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, não percebo qual é o problema em ter criado o tópico, em que o único objectivo é partilhar as experiências da aprendizagem das Linguagens, mas ok.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ninguém está a dizer que há problema em teres criado o tópico, muito pelo contrário. Simplesmente não há nenhuma fórmula que te diga que demoras X tempo a aprender uma linguagem, é algo que vai acontecendo e só lá vai com a prática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E "aprender uma linguagem" também é um conceito pouco definido. O que é aprender Java, por exemplo? É saber os fundamentos da linguagem, compreender OOP e pouco mais, ou é conhecer bem as bibliotecas?

Mas se for aquela altura em que a pessoa sente que já domina os fundamentos e está pronto a fazer um programa porque mesmo que tenha que aprender a mexer com uma biblioteca já conhece a linguagem o suficiente para isso ser fácil, acho que é bastante rápido se aprenderes linguagens do mesmo género: eu comecei com Javascript, depois PHP, C, Lua, Java, é razoavelmente fácil de passar de umas para as outras.

Já este semestre dei OCaml (linguagem funcional) e ainda não consigo fazer um programa de jeito. Passar de uma linguagem imperativa para uma funcional parece-me mais difícil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ninguém está a dizer que há problema em teres criado o tópico, muito pelo contrário. Simplesmente não há nenhuma fórmula que te diga que demoras X tempo a aprender uma linguagem, é algo que vai acontecendo e só lá vai com a prática.

Sim, e vai de pessoa para pessoa, mas não é nada de mais, eu sei até que ponto vão os meus conhecimentos e o tempo que demorei adquiri-los.

E "aprender uma linguagem" também é um conceito pouco definido. O que é aprender Java, por exemplo? É saber os fundamentos da linguagem, compreender OOP e pouco mais, ou é conhecer bem as bibliotecas?

Mas se for aquela altura em que a pessoa sente que já domina os fundamentos e está pronto a fazer um programa porque mesmo que tenha que aprender a mexer com uma biblioteca já conhece a linguagem o suficiente para isso ser fácil, acho que é bastante rápido se aprenderes linguagens do mesmo género: eu comecei com Javascript, depois PHP, C, Lua, Java, é razoavelmente fácil de passar de umas para as outras.

Já este semestre dei OCaml (linguagem funcional) e ainda não consigo fazer um programa de jeito. Passar de uma linguagem imperativa para uma funcional parece-me mais difícil.

Pois, concordo. Acho que, a nossa aprendizagem quanto às outras linguagens, depende do que já aprendemos e qual a linguagem que já aprendemos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora