• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Programa ReverseEngeneear

14 mensagens neste tópico

Penso que seja assim que se escreve, queria dar os meus primeiros passos com um programa desses, queria descompilar dlls que tenho no pc...

Dão me algumas sugestões dos que já tenham usados?

eu eprimentei o Boomerang decompiler, mas é em c++, será que nao há em vb?

abraço, bom fds

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres um programa q mostre o código fonte de uma dll feita em vb .net, é isso?

Se for esse o caso existe um programa q é o .net Reflector q faz isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya, é isso mesmo, já testei e nao da, ele da erro... apenas descompila projectos feitos em .net, e nao outros..

por exemplo, programas que ei fiz, ou que estão em .net, fnciona bem, outro tipo, ja da erro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, o .net reflector é só para .net.

Pensava q era isso q querias, para vb antigo n conheço nd do género.

Nem é tão fácil de arranjar tendo em conta q é compilado directamente para código máquina e não tem metadata (corrijam-me se tiver errado).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, eu queria para o geral..s dlls que vem no portatil, alguns da microsoft, outros de drivers relacinados com hardware..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não percebi o que querias...  :)

quero abrir uma serie de dlls que tenho no computador, para ver o que la esta escrito, mas o que encontro apenas respondem em c++, então queria pedir que me sugerissem um para vb..

o bruno1234 sugeriu o .net reflector, funciona bem, mas so em dll a aplicações feitas sobre a framwork da microsoft..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para o alterar.. por exemplo, o meu compuator deixou de ler correctamente a percentagem da bateria, então fiz um programa que me le a voltagem, e por ai faço umas contas e a percentagem trabalha bem, queria implementar que o windows fizesse isso, em vez de anhar..

e outras coisas que gostava de fazer no portatil...pequenas configurações.. e a nivel de hardware, é facil localizar os dll, acho que não se perde nada a abri-los..temos é que ter cuido com o que fazemos, antes que tudo crash..

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres mudar as DLLs do próprio Windows? Eu não te aconselho a fazeres isso, o que eu faria seriam os "hooks", ou seja, procuravas na net a função da API do Windows que faz a leitura da percentagem da bateria e num programa teu criavas uma função que recebesse os mesmo parâmetros e devolvesse o mesmo tipo de dados, mas com o valor certo. Depois com um "hook" podes "substituir" em memória a função da API pela tua.

http://www.codeproject.com/KB/system/hooksys.aspx

EDIT: Se a DLL não fôr de sistema, podes fazer um "proxy dll". Ou seja, uma DLL que tem todos os cabeçalhos das funções da DLL original, e o único que cada função faz é chamar a função correspondente na DLL original, excepto as funções que queiras substituir.

Este programa permite gerar "proxy DLLs" de forma automática, e depois é só substituir o código da funções específicas, mas gera código em C, não em VB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma vez compilado o codigo não à forma de o recuperar (logico, uma vez que o compilador transforma automaticamente as linhas de codigos em opcodes, que são numeros inteiros intrepretados pelo cpu, cada um desse codigo representa uma operação binaria). Não faço a minima ideia do que queres mas se nesse dll... se quiseres perceber o que faz ler as suas routines, só à uma opção possivel - tens de associar a cada opcode um comando de assembly, e ler portanto o programa em assembly. Calma já existem debuggers prontos para esse efeito. Gosto do IDA e do odbgr ja indicado pelo triton. Eu gosto de engenharia reversa para qualquer duvida ou ajuda consulta o meu blog :) (publicidades gratuitas à parte, serials2007.do.sapo.pt)

PS: nao precisas de um debugger para analisares vb net, devido à estrutura das aplicações NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma vez compilado o codigo não à forma de o recuperar (logico, uma vez que o compilador transforma automaticamente as linhas de codigos em opcodes, que são numeros inteiros intrepretados pelo cpu, cada um desse codigo representa uma operação binaria). Não faço a minima ideia do que queres mas se nesse dll... se quiseres perceber o que faz ler as suas routines, só à uma opção possivel - tens de associar a cada opcode um comando de assembly, e ler portanto o programa em assembly. Calma já existem debuggers prontos para esse efeito. Gosto do IDA e do odbgr ja indicado pelo triton. Eu gosto de engenharia reversa para qualquer duvida ou ajuda consulta o meu blog ;) (publicidades gratuitas à parte, serials2007.do.sapo.pt)

PS: nao precisas de um debugger para analisares vb net, devido à estrutura das aplicações NET.

Eu conheço o Assembly, mas só dos uP e dos 8085 e 8086 e alguns na MicroShip, por acaso já fiz uns downloads de datasheets de processadores, e as funções sao muito maiores..

Se calhar vou optar pelo proxy dll..

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora