• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

bioshock

Beginner (Muito Simples)

9 mensagens neste tópico

Boas, saquei o C++ para fazer uns testes e coisas do género.

Mas deparei-me com um problema que não sei de onde provém (Estou habituado a VBNet)

Quando tento correr o meu programa, recebo o seguinte erro:

"Unable to start program "C:\....\Testing.Exe\".

O sistema não conseguiu localizar o ficheiro especificado.

O que fiz:

Construí a Solução (Build Solution)

E coloquei o Programa para arrancar (Set as StartUp Project)

Mas não deu em nada..

Eu fiz o seguinte: Criei um novo projecto, Win32 Console Application » Console Application & Empty Project.

Adicionei um Form no Source Files e acrescentei-lhe um butão com o seguinte código:

#include <iostream>
using namespace std;
void main()
{
  cout << "Hello World!" << endl;   cout << "Welcome to C++ Programming" << endl; }

Alguém me podia dar uma ajuda?  :biggrin:

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi a parte do "acrescentei um Form no Source Files".

A programação em C++ é bastante diferente do VB.

Em vez de acrescentares um form, botão direito no projecto, Add New Item, Visual C++, Code, C++ File (.cpp) e chama-lhe main.cpp:

newitem.png

Dentro desse ficheiro coloca o código que puseste aí.

Deves ficar com um projecto com este aspecto:

win32project.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sabes o que é um Form? (secalhar percebi mal)

Add » New Item » Visual C++ » Windows Form

E apartir daqui é nos criado um Form em que podemos, apartir da ToolBox, adicionar butões, etc etc.

Obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei o que é um Form. Mas também sei que isso é a metodologia de programação VB e que não funciona bem assim em C++.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então como é que vocês, programadores C++, estruturam um programa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O mais básico é aquilo que te mostrei.

Coisas como janelas complicam bastante mais, conforme as bibliotecas que queiras utilizar.

win32 é complicado de aprender, tens que fazer tudo à mão, desde criar as janelas a criar os controlos.

MFC ainda é complicado, mas já simplifica bastante a tarefa. O IDE cria grande parte do código por ti, depois tens que o modificar para fazer o que queres. Mesmo assim, até conseguires resultados dignos desse nome, tens que ler umas coisinhas.

WTL vai na linha do MFC, mas supostamente é mais leve. Não conheço a biblioteca, tentei aventurar-me a fazer umas coisinhas, mas neste momento já estou demasiado viciado em MFC para conseguir aprender WTL rapidamente :confused:

Depois tens mais bibliotecas, como WxWidgets (e bastantes outros), as quais não conheço de todo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bioshock, desculpa lá a invasão ao tópico e o offtopic mas já que o TheDark indicou aí as bibliotecas de criação de GUIs, alguém sabe indicar quais são as que favorecem mais o programador (por outras palavras, qual é a melhor)? Eu estaria mais inclinado para wxWidgets por ser cross-plataform, mas vale mesmo a pena.

bioshock:

Também já programei durante algum tempo em VB.net e já tentei fazer o mesmo que estas a fazer agora. É preciso perceber, tal como o TheDark disse, que criar um programa C++ requer um filosofia completamente diferente de criar um programa em VB.

Enquanto em vb, uma pessoa mesmo sem estudar a linguagem, chaga ao visual studio e cria um programa, em C++ as coisas são feitas muito à mão, ou seja: com código, pelo que sem perceber a linguagem, não se chega lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou a usar wxWidgets para um projecto e recomendo. É facil de usar, tem boa documentação (a nova documentação da 2.9 está muito melhor que das versões anteriores), e estou a gostar do aspecto. Para um toolkit cross-platform, pelo menos as aplicações compiladas com a versão de Windows, são indistinguiveis de aplicações que usem directamente a Win32 API.

As aplicações também são bastante leves e começam quase instântaneamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, foi o que pensei.

Obrigado pelo esclarecimento pessoal!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora